É fácil condenar os outros por suas
falhas, o difícil é reconhecer os
nossos próprios erros.
|
Ser perdoado e não saber perdoar é hipocrisia, e o castigo é inevitável |
A falta de capacidade para perdoar é uma doença que endurece o coração e o destrói |
Pedir perdão é fácil, o difícil é conseguir perdoar |
[1]Parábola: Originária do grego parabole, significa narrativa curta ou apólogo, muitas vezes erroneamente definida também como fábula. Sua característica é ser protagonizada por seres humanos e possuir sempre uma razão moral que pode ser tanto implícita como explícita. Ao longo dos tempos vem sendo utilizada para ilustrar lições de ética por vias simbólicas ou indiretas. Narração figurativa na qual, por meio de comparação, o conjunto dos elementos evoca outras realidades, tanto fantásticas, quando reais. Eram as histórias geralmente extraídas da vida cotidiana utilizadas por Jesus Cristo para ensinar aos seus discípulos. Segundo Marcos 4:11-12, eram utilizadas por Jesus para que somente seus discípulos as entendessem plenamente. Este gênero já era utilizado por muitos dos antigos profetas.
[2]Credor: Pessoa a quem se deve dinheiro (Mt 18:23-34).
[3]Incompassivo: Quem não tem compaixão.
[4]Denário: (denarius, em latim, plural denarii). Uma pequena moeda de prata que era a de maior circulação no Império Romano. Correspondia ao salário diário de um trabalhador. Mesmo após a sua extinção, o denário continuou a servir de unidade de conta no Império Romano. Posteriormente, diversos países adotaram o termo "denário" (ou uma variação) para designar as suas moedas nacionais, como o denier francês e o dinar, usado em países árabes. A própria palavra dinheiro, em português (e dinero, em espanhol), vem do latim denarius.
[5]Verdugo: Carrasco, algoz ou verdugo são nomes dados ao funcionário encarregado do castigo ou da execução de uma sentença de pena de morte. No caso do enforcamento, por exemplo, é o carrasco quem empurra o condenado para que ele morra pendurado. A figura do carrasco encapuzado tomou ares míticos e assustadores durante a Idade Média, onde as execuções aconteciam com frequência.
[6]Devasso: Depravado, indecente, pervertido, imoral, degenerado, corrompido, corrupto. Aquele que abusa da liberdade.
[7]Efeminado: Caracterizado por qualidades mais próprias a mulheres do que a homens. Que tem modos de mulher. Excessivamente delicado; mole. Homossexual.
[8]Avarento: Que tem avareza. Que não dá; parco. Que guarda ciosamente; ciumento, zeloso. Mesquinho, miserável. Estéril, sáfaro. Indivíduo sordidamente apegado ao dinheiro; sovina, harpagão.
[9]Encolerizar: Enfurecer, zangar, irritar.
[10]Raca: Palavra aramaica que quer dizer: "Você não presta!"
[11]Sinédrio: O mais alto tribunal religioso dos judeus, do qual faziam parte os sumos sacerdotes (o atual e os anteriores), chefes religiosos (anciãos) e professores da Lei. Tinha 71 membros, incluindo o presidente (Jo 11:47).
Jonas M. Olímpio
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!
Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.