sexta-feira, 30 de setembro de 2011

"Crente não passeia"

Não saber o sentido do
significado das palavras é
uma triste prova do
descaso com as
recomendações bíblicas
de se buscar o
conhecimento
    Essa é tão inocente que chega a ser até engraçada. Muitos fazem essa afirmação considerando o fato de que Satanás passeava[1] pela terra antes de observar e tocar na vida de Jó (Jó 1:7; 2:2). Esse é o grande mal de se analisar apenas parcialmente a Bíblia: a pessoa acaba não entendendo o que está lendo. E para esses que leram e não entenderam, eu tenho uma surpreendente notícia: Deus também passeia (Gn 3:8; Jó 22:14), assim como as criadas da filha de faraó[2] estavam passeando quando encontraram um cesto nas águas do rio Nilo com o pequeno Moisés e salvaram a sua vida (Êx 2:5), e é ainda possível encontrar a expressão passeio de forma direta e indireta em outras versões bíblicas. Outras pessoas também censuram essa palavra porque ela lembra a ociosidade[3], e dizem que crente não deve perder tempo com passeio; e a sua principal base bíblica para esse argumento está em Miquéias 3:10 aonde está escrito: “Levantai e andai porque aqui não é o vosso descanso...”. Esse erro de interpretação se deve à falta de analisar cuidadosamente o contexto[4]: nessa passagem, Deus, através do profeta, estava falando ao seu povo que o tiraria daquele lugar por causa da imunda corrupção dos idólatras que ali estavam, e não queria que os seus escolhidos continuassem se contaminando com eles. Tá vendo como não tem nada a ver com o descanso físico? Pois todos nós, servos do Senhor, temos total direito à momentos de descanso e também de lazer, e por que não aliviar um pouco o stress da vida cotidiana fazendo uma viagem: passeando um pouco? Férias físicas não significam férias espirituais, porque se estivermos firmes na Rocha, não importa aonde estejamos ou o que estejamos fazendo, nada nos impedirá de fazer a vontade de Jeová (Jó 14:14)!



[1]Passear: Ir de um lugar para o outro.
[2]Faraó: [significa A Grande Casa] Título que no Egito queria dizer "rei". Oito faraós são mencionados na Bíblia.
[3]Ocioso: Quem ou o que  está na ociosidade; que não tem que fazer; que não trabalha. Desempregado, vadio. Mandrião, preguiçoso. Em que há ócio; próprio do ócio. Improdutivo.
[4]Contexto: Conteúdo do texto. Relação entre o texto e a situação em que ele ocorre dentro do texto. É o conjunto de circunstâncias em que se produz a mensagem que se deseja emitir- lugar e tempo, cultura do emissor e do receptor, etc. - e que permitem sua correta compreensão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.