quinta-feira, 15 de setembro de 2016

“A Palavra de Deus se Renova a Cada Dia”

A falta de atenção aos textos
bíblicos gera contradições e,
consequentemente, muita
confusão provocando até
mesmo falta de credibilidade
em relação àqueles que
pregam sem examinar
devidamente o Livro Sagrado.
Lm 3:22,23 - “As misericórdias do Senhor são a causa de não sermos consumidos; porque as suas misericórdias não têm fim. 23Novas são cada manhã; grande é a tua fidelidade.”
    Qual crente que quando “novo convertido” nunca revirou a Bíblia em busca desse “versículo” ou até mesmo o citou após ter ouvido várias vezes que a Palavra de Deus se renova a cada dia? Na verdade, essa é uma confusão bastante comum, mas de onde surgiu isso? Não sei. Na verdade, ninguém sabe. Pois é muito difícil imaginar como alguém, lendo o texto, pode confundir misericórdia com Palavra ou vice-versa. Aqui já nem é somente uma questão de análise de contexto, e sim um problema de falta de atenção mesmo.
    A Bíblia nos ensina que o Senhor é imutável (Tg 1:17; Hb 13:8) e que a sua Palavra permanece para sempre (1ª Pe 1:23-25; 1ª Jo 2:17). Ele não muda porque não pode negar a si mesmo (Nm 23:19; Tt 1:2,3; Hb 6:17,18; 2ª Tm 2:13). Então não há como ela mudar, principalmente chegando ao ponto de se renovar a cada dia. No que se refere à sua Palavra, seria o renovo do seu pacto promessas para conosco, o qual pode acontecer mediante ao arrependimento, reconciliação e transformação de nossa parte (Rm 12:1). Nós necessitamos de um renovo a cada dia (Rm 12:2) porque somos sujeitos a falhas e expostos à nossa natureza pecaminosa (Tg 5:15-18). E essa necessidade diária de mudança e aperfeiçoamento inclui a misericórdia divina, que é exatamente do que trata esse texto em que o profeta Jeremias lamentava o sofrimento de Jerusalém ao mesmo tempo em que agradecia ao Senhor, mostrando que mantinha firme sua esperança de restauração por acreditar firmemente em sua misericórdia, a qual se reflete em sua bondade (Lm 3:24-26). Por isso, quando ouvir alguém falar que a Palavra de Deus se renova a cada dia, apenas imagine duas coisas: ele é mais uma “vítima” da falta de atenção em torno desse versículo, ou nem leu a Bíblia por esses dias e está dando uma desculpa para pregar de novo algo que já pregou recentemente.

20 comentários:

  1. Muito bom,pois a promeira vez que ouvi uma pessoa fala que a palavra de Deus se renova,acreditei.Mas certo di lendo a bíblia descobri que quem precisa ser renovados somos nos e ñ a palavra muito bom.

    ResponderExcluir
  2. Amemmm somos nós o nosso entendimento que se renova porque a palavra do Senhor é uma só

    ResponderExcluir
  3. Muito bom,esclarecedor.
    Deus o abençoe.
    Gostei Muito, tava aqui tentando lembra esse versículo daí pensei não o que se renova são as misericórdias deixa eu ver aqui, bom que foi além disso, Glória a Deus.
    Muito bom mesmo, eu diri profundo.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  4. A paz do Senhor Jesus esteja com todos, sou professor da EBD, na última aula falamos sobre esse assunto, muitos acreditam que existe este versiculo, então passei um " dever para casa " procurar na bíblia, disseram: se não tiver o culpado de acreditar que tem, são os pregadores que dizem que a palavra se renova a cada dia. Obrigado pela contribuição.

    ResponderExcluir
  5. Glória a Deus. Meditem em: 1pedro 4:17 pois sonhei com esse versículo, estou compartilhando com vocês. Amém. Paz

    ResponderExcluir
  6. O QUE SE RENOVA NA VERDADE É O NOSSO ENTENDIMENTO A CERCA DA PALAVRA. A BÍBLIA DIZ: TRANSFORMAI-VOS PELA RENOVAÇÃO DO VOSSO ENTENDIMENTO.ROMANOS 12.2, LOGO, PORTANTO, A PALAVRA É A MESMA!
    EXEMPLO: O SALMO 23.1 "O SENHOR É O MEU PASTOR, NADA ME FALTARÁ. A 100 ANOS ATRÁS FOI ESCRITO ASSIM E HOJE CONTINUA SENDO ESCRITO DA MESMA FORMA E A INTERPRETAÇÃO É A MESMA, O QUE MUDA É O USO DESSE VERSÍCULO NAS MAIS VARIADAS SITUAÇÕES QUE VIVEMOS EM NOSSOS DIAS. O FATO DE CADA PESSOA RECEBER UMA REVELAÇÃO PARTICULAR SOBRE O TEXTO NÃO QUER DIZER QUE A PALAVRA SE RENOVOU, MAS O ENTENDIMENTO DELA PARA CADA SITUAÇÃO. A PAZ DE CRISTO PARA TODOS. SHALOM

    ResponderExcluir
  7. Eu entendi o q vc quis dizer,a palavra não renova e sim as pessoas porém João fala de um mandamento antigo e um mandamento novo e aí q alguém diz q a palavra se renova dependendo da interpelação ela é antiga mas tbm é nova no coração dos q a recebe 1 j 2:7 8

    ResponderExcluir
  8. Parabéns a todos passei aqui para me renovar. É isso que interessa sermos renovados no entendimento.

    ResponderExcluir
  9. Realmente um madamento antigo e o novo.só sei gue a BÍBLIA e mas atual gue um livro gue será lançado dagui 500 anos

    ResponderExcluir
  10. Olá, Bom dia!!!
    Obrigado, abriu meus olhos.

    ResponderExcluir
  11. DEUS É ETERNO E SUA PALAVRA É ETERNA. É SO É ETERNO SE TIVER A CAPACIDADE DE SE RENOVAR A CADA DIA MESMO SENDO A MESMO SEM A MESMA PALAVRA

    ResponderExcluir
  12. Estarei levando a palavra nessa noite e em meio a uma colocação minha prega do para mim mesmo em casa fiz essa colocação de tanto escutar vira um anti e não tinha em mente o versículo obvio kkkkk então estava eu pesquisando quando me deparei com vcs por aqui graças a DEUS. Gente orem por mim kkkk minha terceira oportunidade de levar a palavra

    ResponderExcluir
  13. Renovar: significa ficar novo outra vez. A palavra de Deus (Bíblia) foi escrita a muito tempo atrás, porém todos os dias elas são novas para aquele que ouve a primeira vez .Deus dê discernimento da sua palavra para todos que tiverem interesse de Servir a ele com toda sinceridade

    ResponderExcluir
  14. A palavra não muda nos temos q ter nosso entendimento renovado

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.