quarta-feira, 21 de setembro de 2016

“A Baleia Vomitou Jonas na Praia de Nínive”

Equívocos como esses são bastante
comuns e totalmente compreensíveis.
Porém, devem ser evitados, porque,
apesar de não determinarem
nenhuma doutrina, são erros de
interpretação que geram pregações
de mensagens cheias de "revelações"
questionáveis do tipo: "a baleia
pesava tantas toneladas
"; "os
ninivitas se curvaram quando o
viram sair do peixe
". Todo o cuidado
é pouco quando estamos expondo a
Palavra de Deus.
Jonas 2:10 - "Falou, pois, o Senhor ao peixe, e ele vomitou a Jonas na terra."
    Você consegue identificar dois erros no título desse texto? Se não consegue, precisa exercitar mais sua atenção ao conteúdo do que lê, ou simplesmente ler mais a Bíblia e confiar menos em tudo o que ouve. Baleia e praia de Nínive, essas são duas expressões não encontradas no livro do profeta Jonas. Então você pode questionar: “Mas Jesus não falou que ele foi engolido por uma baleia? E, sendo um animal marinho, como ela pode ter deixado ele em outro lugar que não fosse uma praia?”. Respondamos então a essas duas questões.
    Na primeira questão é necessário observar que por três vezes é mencionada a palavra peixe, sendo uma delas grande peixe, mas não deixa claro a espécie de peixe. Deve-se observar também que baleias não são peixes, mas sim animais marinhos pertencentes à classe dos mamíferos, classificados como cetáceos. Quanto ao fato de Jesus ter usado a palavra baleia (Mt 12:40), em primeiro lugar, algumas versões bíblicas usam também o termo grande peixe e, em segundo lugar, antigamente não se dava muita importância em classificar as espécies de animais. Concluindo, ele pode ter sido sim engolido por uma baleia ou por qualquer tipo de peixe; o importante não é saber isso, mas apenas não afirmar aquilo que a Bíblia não diz claramente. Na segunda questão, não há o que discutir: Nínive simplesmente não tem praia! E o pior: a praia mais próxima fica há aproximadamente 600 quilômetros de lá. O livro do profeta não relata como e nem quanto tempo ele levou viajando tão longe para então iniciar sua caminhada - caminho de um dia (Jn 3:4) - de cerca de 19 quilômetros por Nínive até chegar à sua área central. O fato de Nínive ser uma cidade de três dias de caminhada (Jn 3:3b) não significa que ele tenha percorrido toda ela a pé. Há muitas coisas que a Bíblia não revela em seus mínimos detalhes e, por isso, quaisquer conclusões a que cheguemos, mesmo baseados em dados históricos, são hipóteses sujeitas a erro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.