terça-feira, 20 de setembro de 2011

Deus conhece as nossas necessidades

O homem pode remediar as 
dores, mas só Deus pode 
curar definitivamente as
feridas.
    Mt 6:8 - Não vos assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes de vós lho pedirdes. Nosso Pai manda que não nos assemelhemos aos idólatras porque Ele é onisciente, ou seja: nos conhece profundamente e não precisa que o avisemos ou que o lembremos a todo momento repetidamente sobre aquilo que precisamos. Antes de abrirmos nossa boca, Ele já sabe o que vamos dizer (Mt 6:31-32). Mas se é assim, por que precisamos orar então? Observe bem: a oração não é um simples ato de pedir. Ela é muito mais do que isso e envolve uma série de coisas. Vejamos algumas delas: precisamos orar para termos comunhão com Deus (Jo 15:16), sentir a sua presença (Sl 51:10,11), edificar nossa vida espiritual (Lm 5:21), admitir que somos frágeis e dependentes dEle (Jó 40:3-5), ouvir a sua voz (Sl 86:6,7), expressar gratidão por tudo o que Ele nos faz (Cl 4:2) e nos achegar diante dEle de forma reverente[1] (Sl 89:15-17,26,27[2]).
A oração transporta nosso
espírito para perto de Deus
fazendo com que sintamos a
sua presença
    Mas a questão é: se Ele sabe que temos estes sentimentos, por que ainda precisamos orar? Então vamos analisar tudo isso mais detalhadamente: Em qualquer situação difícil, qual é a atitude mais provável de um crente? Orar, não é mesmo? Quando oramos é como se entrássemos em um lugar diferente: um lugar aonde nos sentimos bem. E, independente da situação e dos problemas que estejamos enfrentando, não há melhor lugar para nos sentirmos bem do que diante do trono de Deus, pois ali alcançamos paz, conforto, carinho, alívio, esperança, compreensão e estímulo para continuar a caminhada sem desfalecer. A oração não é um grito de socorro que serve para avisar a Deus que estamos com dificuldades, mas é um remédio que alivia a dor da alma quando com toda fé e confiança entregamos tudo nas mãos do Único que tudo pode resolver (Sl 55:22). Através da oração alcançamos não somente a solução daquele problema pelo qual estamos orando, mas alcançamos também bênçãos espirituais que nos elevam a um nível tão alto que não se compara a solução de qualquer problema terreno. Deus se agrada daqueles que se prostram[3] diante dEle, pois isso é prova de amor, e para esses Ele tem bênçãos muito além das que estão sendo pedidas (Ef 3:19-21; 1ª Co 2:9-12,16).
    Como bem sabemos, a Bíblia não cai em contradição, e se em
Quando oramos com uma alma
pura, como que tendo um coração
de criança, Deus nos vê como
filhos e sentimos suas mãos sobre
nós trazendo a proteção e o
carinho de um Pai.
Filipenses 4:6 está escrito que nossas petições devem ser conhecidas diante de Deus, não é que Ele não conheça nossas necessidades, mas sim que devemos orar por ser essa uma forma de nos mantermos ligados a Ele demonstrando nossa gratidão por tudo que Ele fez, faz e continuará fazendo em nossa vida Veja só como está escrito esse versículo na tradução NTLH
[4]: Não se preocupem com nada, mas em todas as orações peçam a Deus o que vocês precisam e orem sempre com o coração agradecido”. E diz ainda, conforme os versículos seguintes, que assim a paz excederá[5] no nosso coração por estarem os nossos sentimentos guardados em Cristo Jesus. E fala também para mantermos nosso pensamento ligado a tudo o que é verdadeiro, honesto, justo, puro, amável, de boa fama, que tenha virtude e louvor. Pois todas essas coisas, as quais aprendemos, recebemos, ouvimos e vemos nos verdadeiros cristãos devemos também colocar em prática, porque é assim que podemos dizer que realmente Deus está em nossa vida (Fp 4:7-9). E de que outra maneira vão predominar em nossa mente pensamentos virtuosos[6] como esses senão através da oração? Quando vivemos ocupados com as coisas espirituais, os nossos problemas, os quais Deus conhece muito bem, são resolvidos porque estamos confiando plenamente naquEle que fez a promessa e é fiel para cumpri-la (Fp 1:6). Você crê e confia no poder e na misericórdia[7] de Deus sobre a tua vida (Lc 13:3,4,16[8])? Então por que se deixar abater pelas preocupações? Humilhe-se perante o Senhor porque é Ele quem cuida de você (1ª Pe 5:6,7)!




[1]Reverência: Respeito com temor, veneração, consideração; honra.
[2]Primogênito: Primogenitura, segundo a Bíblia, é o fato de que  a primeira cria de um animal, como os primeiros frutos das árvores deviam ser oferecidos ao Senhor no santuário, em agradecimento pelo dom da vida. A mesma lei se aplicava ao primeiro filho do casal: ele era considerado propriedade do Senhor (Êx 13,2; 22,29). Mas como sacrifícios humanos eram proibidos, os pais, depois de oferecer o menino no templo, o resgatavam mediante uma oferta material. Esse costume devia lembrar aos israelitas a noite do êxodo, quando Deus fez morrer os primogênitos dos egípcios, ao passo que preservou os filhos dos israelitas (Êx 12,29). Ao filho primogênito cabiam os direitos de primogenitura, como dupla herança (Dt 21,17), supremacia entre os irmãos e chefia da família (Gn 27,29.40; 49,8). Jesus é o "primogênito de toda criatura" (Cl 1,15; Hb 1,6) em razão da supremacia que o Pai lhe concedeu entre os homens (Rm 8,29).
[3]Prostrar: Curvar, humilhar, abater.
[4]NTLH: Nova Tradução na Linguagem de Hoje.
[5]Exceder: Se destacar, predominar, prevalecer.
[6]Virtuoso: Aquele ou aquilo que tem virtude.
[7]Misericórdia: Bondade (Js 2:14). Bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas (Êx 20:6; Nm 14:19; Sl 4:1). Essa disposição de Deus se manifestou desde a criação e acompanhará o seu povo até o final dos tempos (Sl 136:1-23; Lc 1:50). Virtude pela qual o cristão é bondoso para com os necessitados (Mt 5:7; Tg 2:13).
[8]Alforge: (Árabe: al-Hurj) Bissaco (dois sacos) de couro, com abertura entre os dois compartimentos, pela qual se coloca no arreio, na sela ou nos ombros.

Jonas Martins Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.