sábado, 27 de abril de 2013

A Família Sob Ataque

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - Lição 4  |  Jonas M. Olímpio

Apesar do aumento da perseguição
contra os princípios morais, a
verdadeira família cristã prevalece
firme na luta contra as influências
malignas, estruturando-se na
Palavra de Deus
TEXTO ÁUREO
    Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo (Ef 6:11).

VERDADE PRÁTICA
    Nestes últimos dias, somente a família que obedece a Palavra de Deus conseguirá triunfar sobre as investidas de Satanás.

PALAVRA-CHAVE
    Ataque: Nesta lição significa as muitas estratégias e investidas do Diabo contra as famílias.

OBJETIVOS
Após esta aula, o teu aluno deverá ser capaz de:
Analisar a posição do Estado na educação dos filhos.
Acautelar-se das propostas sociais para destruir a família.
Saber  como podemos vencer a filosofia mundana que é imposta sobre a família.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Efésios 5:1-6
1 - Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;
2 - E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave.
3 - Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;
4 - Nem torpezas, nem parvoíces[1], nem chocarrices[2], que não convêm; mas antes, ações de graças.
5 - Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso[3], ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus.
6 - Ninguém vos engane com palavras vãs; porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.
   
INTRODUÇÃO
·         Até que ponto você acha que o Estado deve ou pode interferir nas questões familiares, e qual deve ser a posição dos cristãos diante de leis que vão contra os princípios bíblicos?
·         Em sua missão de matar, roubar e destruir, Satanás tem feito uso de poderosos instrumentos, entre eles a TV, a internet, a música e as autoridades políticas.
·         Diante desse covarde bombardeio, a Igreja tem como obrigação se defender usando suas mais poderosas armas: a Palavra de Deus, a oração, a vigilância e o seu poder de influência política.
·         Mesmo que não pareça, essa é uma batalha espiritual e devemos ter cuidado para não levá-la pelo lado pessoal, pois as pessoas que se movem contra nós, embora tenham sim culpa dos seus atos, são apenas instrumentos de Satanás.
·         Os ataques contra todos os princípios divinos já eram previstos já eram previstos pelos homens de Deus dos tempos antigos, pois eles já vem acontecendo desde o princípio:
Sabendo primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, 4E dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? porque desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.”
(2ª Pe 3:3,4)

I - OS ATAQUES DO INIMIGO
1. Ataques às crianças
·         As escolas que temos à disposição para matricularmos nossos filhos seguem padrões de ensino totalmente contrários aos princípios bíblicos, pois sua grade curricular visa fortalecer teorias ateístas, imorais, materialistas e liberais.
·         Como pais, nossa obrigação é vigiar constantemente o desenvolvimento de nossas crianças e adolescentes, controlando cuidadosamente o que eles aprendem diariamente para que más influências não os tornem servos do Diabo.
·         Você tem feito um cuidadoso acompanhamento sobre o nível e o tipo de ensinamento que o teu filho está recebendo na escola?
·         Levar as crianças à presença de Jesus e proporcionar meios para que elas sejam criadas de acordo com a sua Palavra é uma obrigação nossa; enquanto estão sob nossa responsabilidade, não temos nenhum direito de impedi-las de conhecer o caminho da verdade, Porque embora tenham direito à salvação por serem inocentes, a sua permanência futura no Evangelho depende daquilo que lhes ensinamos hoje:
E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. 14Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus."
(Mc 10:13,14)

2. Ataque à disciplina no lar
·         Conforme vemos em Provérbios 23:13,14, a disciplina[4], mesmo que com vara, não é para matar, mas para livrar a criança do inferno. Isso significa que os pais que aplicam rígidas disciplinas não estão castigando, e sim preparando cidadãos de bem que certamente terão um melhor e mais longo futuro.
·         Porém, esse conceito bíblico de educação tem sofrido duras críticas de adeptos de uma “psicologia” demoníaca que tira totalmente a autoridade dos pais sobre os filhos; o triste resultado disso tem sido penitenciárias e casas de recuperação cada vez mais cheias e escolas e igrejas cada vez mais vazias.
·         Como servos de Deus, temos um grande compromisso para com aqueles que Ele colocou sob nossa responsabilidade para cuidarmos e educarmos; por isso, jamais devemos abrir mão de lhes aplicarmos a verdadeira disciplina.
·         A prática da disciplina por parte dos pais em relação aos filhos é tão importante, que ela é mencionada na Bíblia como padrão da correção de Deus para com o homem:
Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho. 7Se suportais a correção, Deus vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? 8Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.
(Hb 12:6-8)

3. Falsos ensinos
·         Falsos ensinos que  colaboram com a destruição da família, muitas vezes, têm partido até mesmo de dentro de algumas igrejas, as quais pregam falsas doutrinas que não priorizam os valores contidos nas Escrituras Sagradas como base de conduta e regra de fé.
·         Por meio de inúmeros novos adeptos ao cristianismo, o modismo e o pecado estão cada vez mais banalizados e o verdadeiro Evangelho está sendo ridicularizado pelas comunidades inclusivas que apenas veem em seus fiéis uma grande fonte de lucro para sustentar suas empresas com fachada de igreja.
·         Além dos escândalos perante a sociedade, esses “pastores” dão aos seus seguidores uma falsa visão de liberdade ignorando a necessidade do pecador ter sua vida transformada para alcançar a salvação da sua alma.
·         A pregação de um Evangelho falso em que não é ensinada a necessidade de uma renúncia a si mesmo para seguir a Cristo está cada vez mais popular e tem causado um grande “crescimento” no cristianismo; porém, a verdadeira Igreja está atenta e não se rende às ilusórias promessas de “prosperidade financeira”, a qual tem afastado a muitos do verdadeiro caminho:
E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2E muitos seguirão as suas dissoluções[5], pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. 3E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
(2ª Pe 2:1-3)
1) Cite alguns ataques enfrentados pelas famílias na atualidade.
R.) Ataque às crianças, ataque à disciplina no lar e falsos ensinos.

2) O que é disciplina?
R.) É toda ação instrutiva e disciplinadora.

II - ATITUDES MUNDANAS PARA DESTRUIR A FAMÍLIA
1. O abandono aos filhos
·         Em nossa sociedade atual está cada vez mais comum o abandono de bebês recém nascidos, dos quais muitos acabam morrendo e o aumento de menores abandonados, ou mal cuidados, que vivem perambulando pelas ruas usando drogas e praticando furtos;
·         A irresponsabilidade desses “pais” tem despertado na sociedade protestos pela redução da maioridade penal e por uma abominável prática anticristã que é a legalização do aborto.
·         Muitos filhos estão abandonados dentro dos próprios lares por pais que relaxaram em seus cuidados para com eles em nome de outras prioridades, entregando-os para serem educados pela televisão, pelo vídeo game, pela internet e pelas más influências das ruas, estando longe da escola e sem nenhum contato com as coisas de Deus.
·         O abandono é algo tão cruel que até Jesus se preocupou em não desamparar os seus filhos espirituais; sigamos o seu exemplo:
Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós."
 (Jo 14:18)

2. Desrespeito aos pais
·         Desde o princípio, “honrar pai e mãe” foi uma ordem dada por Deus como mandamento e não como opção;
·         Jesus Cristo reforçou essa obrigação, a qual foi mencionada pelo apóstolo Paulo que lembrou que esse foi o primeiro mandamento com promessa para que sejamos bem sucedidos e tenhamos longa vida sobre a terra.
·         Porém, nos últimos dias, muitos filhos - inclusive muitos que se dizem cristãos - desonram seus pais desobedecendo ou maltratando-os de várias formas ou os abandonam à própria sorte esquecendo-os em asilos ou desamparando-os por completo numa vida de pobreza e solidão.
·         Além de serem abençoados, os filhos que obedecem aos pais estão agradando a Deus; então, façamos o melhor por aqueles que sempre fizeram até o impossível para que tivéssemos acesso a uma vida digna:
Vós, filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porque isto é agradável ao Senhor.
(Cl 3:20)

3. O secularismo
·         O secularismo[6] tem dominado muitas famílias, fazendo-as priorizar a vida terrena supervalorizando os bens materiais afastando-se de Deus, lembrando-se dEle apenas em momentos de extrema necessidade.
·         Em vez de influenciar, muitos cristãos estão sendo influenciados e se conformando com os padrões de vida mundanos, se deixando dominar pelas regras malignas impostas através dos modismos inseridos pela mídia.
·         O hedonismo[7] tem cegado a visão de muitos que acreditam estar trilhando o caminho certo, mas que estão caminhando rumo ao abismo.
·         O que tem te levado a crer ou servir a Deus? Segui-lo é muito mais do que ter uma religião, é priorizar a sua vontade diante de qualquer atrativo ou necessidade dessa vida:
Vede, irmãos, que nunca haja em qualquer de vós um coração mau e infiel, para se apartar do Deus vivo. 13Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; 14Porque nos tornamos participantes de Cristo, se retivermos firmemente o princípio da nossa confiança até ao fim.
(Hb 3:12-14)
3) Cite algumas atitudes mundanas para destruir a família.
R.) O abandono aos filhos, o desrespeito aos pais e o secularismo.

4) O que é secularismo?
R.) Doutrina que ignora os princípios espirituais na condução dos negócios humanos.

III - O CUIDADO CONTRA A FILOSOFIA MUNDANA E A PORNOGRAFIA
·         Há pouco tempo atrás, tanto a pornografia como a violência excessiva eram divulgadas de forma limitada, pois a censura controlava - e ainda tenta controlar - a venda de revistas desse tipo à menores de idade e restringe o horário de exibição de programas sobre esse assunto na televisão;
·         Mas hoje, com a invasão da internet, não existe censura, e o mais podre conteúdo da depravação e da perversidade humana estão totalmente liberados sem restrição alguma diante de nós e de nossas crianças.
·         Mas isso não é razão para demonizarmos a rede mundial, mas sim para nos aproximarmos mais de nosso Salvador santificando nossa vida, sabendo que quando resistimos a essas tentações e da mesma forma ensinamos isso aos nossos filhos, somos mais que vencedores, porque está cada vez mais difícil ser verdadeiramente crente.
·         O culpado do pecado é o próprio pecador por não resistir às tentações, as quais podem levá-lo à morte espiritual se não houver arrependimento e transformação:
Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado[8] pela sua própria concupiscência[9]. 15Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte."
 (Tg 1:14,15)

1. Observar a Palavra de Deus
·         Com o Salmo 119:9-11 aprendemos que a obediência à Palavra purifica o caminho; esse é o segredo para não pecarmos contra Deus.
·         Nos lares em que a Bíblia é substituída pelo conhecimento mundano impera a desarmonia e a falta de amor.
·         O conhecimento, seguido da prática, é o que nos mantém próximos a Deus e longe das armadilhas do pecado.
·         Embora seja poderosa, a Palavra de Deus não surte efeitos mágicos apenas pelo fato de sermos seus conhecedores e crermos nela; se não houver plena obediência em relação ao seu conteúdo, de nada adianta toda a nossa religiosidade:
Por isso, rejeitando toda a imundícia e superfluidade de malícia, recebei com mansidão a palavra em vós enxertada, a qual pode salvar as vossas almas. 22E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos."
 (Tg 1:21,22)

2. Templo do Espírito Santo
·         Podemos mesmo fazer o que quisermos com o nosso corpo priorizando o prazer pessoal? A resposta é muito simples: de acordo com o que aprendemos em 1ª Coríntios 6:18-20, em primeiro lugar, ele não nos pertence e, em segundo, ele é templo do Espírito Santo de Deus.
·         Templo é mais do que morada, porque ele é um lugar reservado às coisas e atos sagrados; portanto, se o nosso corpo é templo do Espírito Santo, devemos ter nossas atitudes e até nossa aparência consagradas a Ele.
·         O Espírito Santo é puro, o que significa que Ele é limpo, e quem é limpo não habita não habita na imundície. Você quer realmente que Ele preencha o seu interior? Então purifique-se de todas as sujeiras do pecado e entregue-se a Ele tanto espiritual quanto fisicamente.
E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
(1ª Ts 5:23)

3. “Não porei coisa má diante dos meus olhos” (Sl 101:3)
·         “Coisa má” não é somente aquilo que é prejudicial ao corpo, mas sim a todo o nosso ser tanto físico quanto espiritual, ou seja: é tudo aquilo que possa impedir ou atrapalhar nossa comunhão com Deus.
·         Um dos instrumentos mais usados por Satanás através da mídia é a pornografia, e ele seduz não somente jovens, mas também adultos e destrói casamentos.
·         Resistir à concupiscência dos olhos não é uma tarefa tão simples, porém é perfeitamente possível quando pedimos a ajuda do Espírito Santo e nos propomos a ficar longe daquilo que nos tenta.
·         Não temos o direito de usar a Bíblia como desculpa para pecar, pois “examinar tudo” não significa poder visualizar aquilo que não convém, mas sim julgar com sabedoria entre o que é lícito ou ilícito espiritualmente; pois devemos ter cuidado não somente com o mal em si, mas também até mesmo com a sua aparência:
Examinai tudo. Retende o bem. 22Abstende-vos[10] de toda a aparência do mal.
(1ª Ts 5:21,22)
5) O que a sua família tem feito para vencer os ataques do maligno?
R.) Resposta pessoal.

CONCLUSÃO
·         Os ataques à família estão chegando num nível tão deplorável que até o poder público está querendo calar a voz dos cristãos dando, por exemplo, privilégios em forma de direitos a movimentos homossexuais, facilitando o divórcio e o aborto, e criando leis que dificultam a propagação da Palavra de Deus; e ainda têm a hipocrisia de dizer que o Estado é laico[11] e o seu regime democrático.
·         Ao passo que as coisas andam, em breve chegaremos a um ponto em que uma simples lição como essa de Escola Bíblica Dominical não mais poderá ser ensinada livremente em nenhuma igreja por ser considerada como uma afronta à liberdade das minorias “injustiçadas”.
·         No entanto, a verdadeira Igreja não se renderá às pressões dominantes e resistirá suportando até as últimas consequências, martirizando-se para honrar o nome daquEle que a comprou a preço de sangue salvando-a das garras do inimigo; mas quanto à falsa igreja, ela se assumirá como inclusiva.
·         A Bíblia nos ordena a “não extinguir o Espírito” - não impedir sua ação - e isso também inclui a não permitir que ele seja extinto. Isso significa que temos que lutar perante a sociedade em defesa da preservação e da criação de leis que respeitam os princípios divinos:
Não extingais o Espírito.
(1ª Ts 5:19)

Jonas M. Olímpio




[1]Parvoíce: Tolice, cretinice. Demência, loucura, doidice.
Pessoas mal intencionadas
estão distorcendo os fatos e
confundindo Estado Laico
com perseguição ao
cristianismo somente porque
nós cristãos não consentimos
com suas atitudes pecaminosas
[2]Chocarrice: Gracejo atrevido; gozação; caçoada.
[3]Devasso: Depravado, indecente, pervertido, imoral, degenerado, corrompido, corrupto. Aquele que abusa da liberdade.
[4]Disciplina: Conjunto dos regulamentos destinados a manter a boa ordem. Doutrina, educação, ensino, instrução, ordem e organização.
[5]Dissolução: Ato ou efeito de dissolver. Desfazer um acordo ou um relacionamento.
[6]Secularismo: Referente a secular (aquilo que não é espiritual).
[7]Hedonismo: Doutrina ética, ensinada por antigos epicureus e cirenaicos (Epícuro e Aristipo de Cirene são dois filósofos gregos) e por modernos utilitaristas, que afirma constituir o prazer, só ou principalmente, a felicidade da vida.
[8]Engodado: Seduzido, enganado.
[9]Concupiscência: Forte e continuado desejo de fazer ou de ter o que Deus não quer que façamos ou tenhamos (Rm 7:8).
[10]Abster: Privar, controlar. Não deixar exercer um direito; impedir de fazer algo.
[11]Laico: Secularidade; secular. Que não tem religião definida; sem religião. É um conceito que denota a ausência de envolvimento religioso em assuntos governamentais.

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - Lição 4  |  Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.