terça-feira, 23 de outubro de 2018

Parábola do Grão de Mostarda

A mostarda, cujo nome científico
é sinapis nigra, sendo originada
da menor de todas as sementes
existentes, sua colheita pode ser
feita por volta de quatro meses
após a plantação e, quando
adulta, dependendo da espécie,
pode atingir três metros de altura.
Ela possui propriedades
medicinais.
Mateus 13:31,32

Mateus 13:31 -  "Outra parábola lhes propôs, dizendo: O Reino dos céus é semelhante a um grão de mostarda que um homem, pegando dele, semeou no seu campo;"
    Logo após contar a parábola do joio e do trigo, a qual se refere à falsos crentes no meio da Igreja, Jesus se pôs a ensinar sobre o crescimento do Reino de Deus, usando como exemplo o grão de mostarda (não confundir com a parábola em que Ele usou o grão de mostarda para falar sobre fé, citada em Mateus 17:20 e Lucas 17:6). Para falar sobre a impressionante expansão que a Igreja alcançaria após sua crucificação, Ele o assemelhou à menor das sementes que sendo lançada no campo - ou na horta, o que representa o mundo onde devemos pregar - produz abundantemente. É interessante que, tanto em Mateus 13:31 como em Lucas 13:19, Ele, ao se referir a esse homem, usa o pronome possessivo "seu"; o que nos leva a entender duas coisas: primeiramente, a expressão "homem" se refere à Ele próprio que é o edificador da Igreja e responsável por seu crescimento; e depois, figuradamente, o homem é cada discípulo (nós) a quem foi transferida essa missão, tornando-se, como administrador, também responsável pelo crescimento da Igreja, ainda que sendo dependente de seu Edificador. A expressão "semeou no seu campo" leva-nos também a entender o sentido organizacional da Obra, a qual nos ensina a não semearmos em campos alheios, ou seja, cada um deve respeitar o chamado, os dons, a forma de trabalhar e o espaço dos demais.

Mateus 13:32 -  "o qual é realmente a menor de todas as sementes; mas, crescendo, é a maior das plantas e faz-se uma árvore, de sorte que vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos."
    O uso da menor de todas as sementes como exemplo não foi por acaso; pois os seguidores de Cristo eram minoria em seu início. Tendo eles sido dispersos por vários lugares após sua crucificação, começaram assim a pregar a mensagem do Reino por onde passavam. Dessa maneira, aquele pequeno grupo, ligado à sua Raiz, foi se solidificando e o que era apenas um minúsculo broto, passou a crescer e a produzir saborosos e nutritivos frutos. Em Atos 2:41 vemos um relato que retrata bem esse crescimento com a agregação de quase três mil almas por meio de uma pregação de Pedro e pelo trabalho dos demais apóstolos. O termo "vêm as aves do céu e se aninham nos seus ramos", representa o acolhimento às almas; essa afirmação de Jesus é uma das confirmações da promessa relatada em Ezequiel 17:23 ("No monte alto de Israel, o plantarei, e produzirá ramos, e dará fruto, e se fará um cedro excelente; e habitarão debaixo dele todas as aves de toda sorte de asas e à sombra dos seus ramos habitarão"). A pregação do Evangelho deu à todos os povos o alcance à Palavra de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.