terça-feira, 23 de outubro de 2018

Parábola do Fermento

Mateus 13:33

Na Bíblia, o fermento quase
sempre representa o pecado
devido ao seu poder de mistura,
inclusive é proibido em
diversas ocasiões, no entanto,
devemos compreender que
cada caso é um caso e que aqui,
especificamente, ele representa
crescimento.
Mateus 13:33 - "Outra parábola lhes disse: O Reino dos céus é semelhante ao fermento que uma mulher toma e introduz em três medidas de farinha, até que tudo esteja levedado."
    Também narrada em Lucas 13:20,21, a parábola do fermento é a continuação do ensinamento do Mestre sobre o crescimento da Igreja, ocasião na qual Ele fez uso da parábola do grão da mostarda. Partindo desse contexto, podemos entender que a presente parábola também se refere ao crescimento da Igreja. Essa mulher representa a Igreja - especificamente cada crente -, a qual recebeu a missão de propagar o Evangelho; o fermento faz a massa crescer, o que representa a pregação ou a exposição da Palavra de várias formas; a introdução de três medidas de farinha pode apenas simbolizar o ser humano - corpo, alma e espírito - que ouve a pregação e tem dentro de si seu efeito resultando em crescimento espiritual. Logicamente, nos círculos teológicos, há grande polêmica em torno da interpretação desse texto, mas o mais aconselhável é seguir o contexto que, por sua vez, está falando do crescimento do Reino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.