Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 3 | Jonas M. Olímpio
TEXTO ÁUREO
Ef 6:11 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."
VERDADE PRÁTICA
Como salvos por Criso, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra vós.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 3:19,20; 7:4,5; 8:8,25; 10:8,11,24
Êxodo 3:19,20
19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 - Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
Êxodo 7:4,5
4 - Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 - Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
Êxodo 8:8,25
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor.
25 - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Êxodo 10:8,11,24
8 - Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
11 - Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
24 - Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
COMENTÁRIO RESUMIDO
DICIONÁRIO
Abominação: Impuro, nojento, repulsivo, reprovável, maldito.
Ardiloso: Que emprega ardis; astucioso, destro, enganador, sagaz, velhaco.
Astuto: Sagaz, engenhoso, esperto.
Avidez: Desejo intenso.
Baal: Significa "Dono, Senhor, Marido. O principal "deus" da fertilidade em Canaã. O culto a Baal foi uma das piores tentações dos israelitas, desde os tempos antigos (Jz 2:13; 1º Rs 16:31-32). Havia várias formas de Baal, que eram encontradas em diversas cidades, como se pode ver nos três verbetes seguintes. "Baalins" é o plural de "Baal" (Jz 2:11). Sua companheira era Aserá.
Caótico: Em estado de caos; confuso, desordenado.
Coeso: Firmemente unido ou ligado. Associado. Harmônico.
Coxear: Andar manquejando; claudicar. Vacilar. Estar incompleto, ser imperfeito.
Discernimento: Discernir significa saber a diferença, perceber o verdadeiro significado de algo ou a intenção de alguém com clareza.
Dissolução: Ato ou efeito de dissolver. Desfazer um acordo ou um relacionamento. Lascívia (sensualidade, imoralidade sexual).
Ecumenismo: União ou reunião de religiões diferentes.
Flagelo: Azorrague para açoitar. Tortura. Castigo. Calamidade.
Imperativo: Que ordena, que governa, que manda com autoridade. Que tem caráter de ordem. Modo dos verbos que exprime ordem, exortação ou súplica. Ordem, ditame, dever.
Iniquidade: Falta de eqüidade (retidão). Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso.
Jezabel: Filha do rei dos Sidónios Etbaal; seu casamento com Acabe foi o resultado de uma aliança que tinha como objectivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. Continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade). Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá.Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha. Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado como exemplo ou figura de prostituição e idolatria, assim como é citada em Apocalipse 2:20.
Ló: Significa "Coberta". Filho de Harã e sobrinho de Abraão (Gn 11:31). Ló foi morar perto de Sodoma (Gn 13:5-13), cidade que ele abandonou antes de ser destruída (Gn 19:1-29). De Ló descendem os moabitas e os amonitas (Gn 19:30-38).
Mamom: É um termo derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro". Mamon não era o nome de uma divindade, como muitos pensam, e sim um termo de origem hebraica que significa dinheiro, riqueza, ou bens materiais. Jesus, no Evangelho, utiliza a palavra quando afirma que não é possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon (Lucas 16:13).
Miscigenação: Reprodução por conjugação de indivíduos de raças ou, mesmo, espécies diferentes. Mistura de raças.
Nefasto: Nocivo, danoso, prejudicial.
Persuasivo: Que tem o poder, o dom de persuadir; aquele que tem grande capacidade para convencer.
Reiterar: Fazer de novo; renovar, repetir.
Requerer: Pedir; solicitar. Exigir.
Revestir: Tornar a vestir; vestir por cima.
AUXÍLIO COMPLEMENTAR
TEXTO ÁUREO
Ef 6:11 - "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo."
VERDADE PRÁTICA
Como salvos por Criso, podemos pela fé vencer o Diabo em suas investidas contra vós.
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 3:19,20; 7:4,5; 8:8,25; 10:8,11,24
Êxodo 3:19,20
19 - Eu sei, porém, que o rei do Egito não vos deixará ir, nem ainda por uma mão forte.
20 - Porque eu estenderei a minha mão, e ferirei ao Egito com todas as minhas maravilhas que farei no meio dele; depois vos deixará ir.
Êxodo 7:4,5
4 - Faraó, pois, não vos ouvirá; e eu porei minha mão sobre o Egito, e tirarei meus exércitos, meu povo, os filhos de Israel, da terra do Egito, com grandes juízos.
5 - Então os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando estender a minha mão sobre o Egito, e tirar os filhos de Israel do meio deles.
Êxodo 8:8,25
8 - E Faraó chamou a Moisés e a Arão, e disse: Rogai ao Senhor que tire as rãs de mim e do meu povo; depois deixarei ir o povo, para que sacrifiquem ao Senhor.
25 - Então chamou Faraó a Moisés e a Arão, e disse: Ide, e sacrificai ao vosso Deus nesta terra.
Êxodo 10:8,11,24
8 - Então Moisés e Arão foram levados outra vez a Faraó, e ele disse-lhes: Ide, servi ao Senhor vosso Deus. Quais são os que hão de ir?
11 - Não será assim; agora ide vós, homens, e servi ao Senhor; pois isso é o que pedistes. E os expulsaram da presença de Faraó.
24 - Então Faraó chamou a Moisés, e disse: Ide, servi ao Senhor; somente fiquem vossas ovelhas e vossas vacas; vão também convosco as vossas crianças.
COMENTÁRIO RESUMIDO
AS PRAGAS DIVINAS E AS
PROPOSTAS ARDILOSAS DE FARAÓ
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Introdução
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Faraó não ouviu a Moisés e
se recusou a deixar o povo hebreu sair do Egito. Em consequência disso, não
somente para livrar o povo, mas também para mostrar aos idólatras egípcios o
seu poder, Deus avisou a Moisés que estenderia suas mãos contra aquele lugar.
Após as quatro primeiras pragas (os
rios se tornaram em sangue e as pragas das rãs, dos piolhos e das moscas),
o faraó tentou “negociar” fazendo a primeira das quatro propostas tentando
amenizar a situação, mas não favorecendo totalmente o povo de Israel; porém,
Moisés, guiado por Deus, teve sabedoria para discernir as armadilhas não
cedendo às palavras do faraó.
O tempo todo, o inimigo, de
forma oculta, nos oferece propostas que parecem tão boas e inocentes que, se
não estivermos realmente sendo guiados pelo Espírito Santo, acabamos caindo
em suas armadilhas.
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Êx 3:19,20; 7:4,5; 8:8,25; 10:8,11,24
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I
- AS PRAGAS ENVIADAS E A PRIMEIRA PROPOSTA DE FARAÓ
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1. Pragas atingem o Egito
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A dureza do coração do
faraó teve um preço muito alto para todo o povo egípcio. Mas, em Êxodo 4:21 e
7:3 há uma afirmação que parece contraditória em relação ao caráter divino,
pois o próprio Deus disse que endureceria o coração do faraó, atitude essa
que parece ser um pouco injusta. Porém, o que se deve ser considerado aí é o
fato de que sendo esse um homem que certamente
por toda a sua vida cometeu grandes injustiças e por ter uma mentalidade
totalmente voltada para o mal, realmente nunca se arrependeria mesmo diante
das manifestações de milagres e Jeová bem sabia disso, pois Ele conhece
perfeitamente a cada um de nós; então, como sua condenação estava já
decretada, o Senhor o usou como um instrumento para mostrar a todos de que
nada adianta o homem lutar contra o seu infinito poder. Para entender a
intenção do faraó e não aceitar suas propostas, Moisés precisou realmente ter
a capacidade de discernir entre o certo e o errado, ou seja: saber que o
Senhor não aprovaria aquela atitude; pois ele, como homem, poderia achar mais
fácil aceitar suas determinações estabelecendo assim um bom relacionamento
político entre Israel e o Egito e, ao mesmo tempo, dizer que estava cumprindo
a vontade de Deus, a qual consistia somente em promover atos de adoração. Mas
ele, sendo um servo fiel e temente, sabia que o Senhor não aceitaria uma
adoração parcial, o que seria algo incompleto sendo feito apenas de
aparência.
Discernimento espiritual é
o que falta na vida de muitos crentes que são constantemente enganados por
não saberem a diferença entre o que é de Deus ou não. E o pior é que alguns,
quando conseguem discernir, preferem se calar por medo e, sob o pretexto de
não poderem julgar, deixam o pecado crescer até mesmo dentro da igreja. Para
evitar isso é necessário saber que a palavra “julgar” não significa
simplesmente condenar, mas também “avaliar” ou “entender” a origem de uma situação,
ação essa totalmente indispensável para se poder ajudar quem está vivendo no
erro sem ser tolerante e conivente com o seu pecado.
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1ª Jo 4:1; 1ª Co 12:10
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2. A primeira proposta
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Depois das quatro primeiras
pragas (águas se tornaram em sangue, as
rãs, os piolhos e as moscas), o faraó fez a primeira proposta a Moisés (Êx
8:25): que sacrificassem a Deus ali mesmo no Egito. Mas, Moisés recusou
porque tal atitude representaria falta de santidade, pois Deus é santo e não
receberia sacrifícios feitos numa terra idólatra.
A tolerância ao pecado através
da aceitação de práticas anti-bíblicas é um dos problemas que mais atingem a
igreja atual. Deus nos chamou para a separação, e isso inclui saber
diferenciar entre o que agrada e o que desagrada ao Senhor. Sacrificar no
Egito significa fazer uso de coisas mundanas e ainda dizer que elas são
sagradas. Boas obras, amor, esforço no ministério, fé, perseverança e
crescimento perdem o seu valor se o santuário espiritual estiver sendo
profanado por nossas atitudes. As consequências disso são drásticas tanto
para os maus líderes quanto para aqueles que seguem seus ensinamentos.
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Ap 2:19-23
|
II
- FARAÓ NÃO DESISTE
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||
1. A segunda proposta de Faraó
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Diante da recusa de Moisés
à primeira proposta devido ao fato de que os egípcios os apedrejariam pelo motivo
de que os animais que seriam sacrificados eram considerados sagrados por
eles, o faraó disse que poderiam ir ao deserto, desde que não fossem muito
longe (Êx 8:28). A princípio, Moisés teria aceitado, pois, certamente, quando
estivesse com o povo no deserto, não mais voltaria ao Egito, só que o faraó,
talvez já desconfiado disso, mais uma vez não cumpriu sua promessa de liberar
a saída dos hebreus.
Espiritualmente, a
expressão “não ir muito longe” significa “não se aprofundar”, ou seja: servir
a Deus parcialmente não deixando por completo os desejos e as práticas
malignas em seu modo de viver. A Palavra de Deus é bem clara em relação aos
que seguem a dois senhores, se dividem em dois pensamentos e vivem em mornidão
espiritual.
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1ª Rs 18:21; Mt 6:24; Ap 3:15,16
|
2. A terceira proposta de
Faraó
|
Depois de mais três pragas
(peste nos animais, úlceras e saraivas),
diante da ameaça divina de mandar uma praga de gafanhotos, o faraó fez uma
terceira proposta (Êx 10:7): que somente os homens fossem. Porém, Moisés mais
uma vez recusou, pois Isso significaria a desunião da família, uma estratégia
de Satanás que deixaria os filhos hebreus sem seus pais e as mulheres sem
seus maridos, as quais estariam sujeitas a casar-se com egípcios e também os
homens israelitas acabariam se envolvendo com mulheres de outros povos pelo
caminho. Isso representaria o fim do povo escolhido por Deus.
Hoje, o inimigo tenta de
várias maneiras destruir as famílias, pois sabe que em lares desestruturados ele
tem mais liberdade para agir implantando o ódio e os costumes malignos.
|
Mt 19:4-6
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III
- A PROPOSTA FINAL DE FARAÓ
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||
1. A situação caótica do Egito
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Após a praga dos gafanhotos,
o Egito havia se tornado um lugar quase inabitável devido a grande destruição que havia
assolado aquela nação. A rebeldia do faraó custou um preço muito alto para
todo o povo egípcio, enquanto que os israelitas, mesmo vivendo ali, no espaço
de terra em que ocupavam, nenhum mal aconteceu, pois o Senhor os protegeu. O orgulho
do arrogante faraó, mesmo diante tanta demonstração do poder divino, foi tão
forte que o cegou a ponte de ele não se importar com as consequências de suas
atitudes, e isso não lhe permitia enxergar que não há como lutar contra Deus.
O motivo de muitos não prosperarem
em sua vida espiritual e até material é a existência de um coração endurecido
que não aceita mudanças que contrariem sua costumeira rotina de pecado. Se dizer
cristão e agir em desacordo com a Bíblia nada mais é do que viver a fantasia
de um falso evangelho.
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Ef 4:17-20
|
2. A quarta e última proposta
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Em meio a praga das trevas,
o faraó autorizou a saída de todos os israelitas, menos o gado (Êx 10:24);
então, Moisés recusou mais uma vez e novamente o faraó mudou de ideia. Aceitar
aquela proposta significaria se apresentar de mãos vazias diante de Deus, já
que a adoração dependia do sacrifício de animais. O resultado dessa atitude
do rei foi a morte de todos os primogênitos do Egito, e apenas depois disso,
ele não só permitiu como também exigiu a saída do povo; mas o que pareceu ser
um arrependimento, foi apenas um sentimento momentâneo, pois ele os seguiu
pelo deserto e acabou morrendo no mar.
Em sentido espiritual, para
nós, isso significa querer viver um Evangelho sem cruz, ou seja: “adorar” sem
oferecer nada, como se fosse possível servir sem trabalhar; isso é seguir uma
religião por emocionalismo em nome de interesses pessoais. Essa é uma característica
típica de quem só se preocupa com a vida terrena não dando a devida importância
à salvação da própria alma. O fruto disso é a morte, e ela pode ocorrer em vários
sentidos.
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2ª Co 4:18
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Conclusão
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O faraó fez várias propostas,
as quais até poderiam ser interessantes, mas Moisés, guiado por Deus, teve
sabedoria e coragem para recusar a todas elas, pois mesmo sabendo que estava
lidando com um homem poderoso que tanto poderia ajuda-los quanto mata-los,
sabia também que aquEle que estava com ele é infinitamente maior do que
qualquer poder humano.
A maior falha de muitos
crentes é se deixarem enganar por pessoas que têm apenas aparência de cristãos,
mas que distorcem as Escrituras e nenhum compromisso têm com Deus. A melhor
defesa contra o engano espiritual é a Bíblia Sagrada; pessoas sábias não
aceitam tudo, mas antes, por meio da oração e da leitura da Palavra, procuram
discernir sua origem e autenticidade.
|
Cl 2:4
|
Edição e comentário: Jonas M. Olímpio
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DICIONÁRIO
Abominação: Impuro, nojento, repulsivo, reprovável, maldito.
Ardiloso: Que emprega ardis; astucioso, destro, enganador, sagaz, velhaco.
Astuto: Sagaz, engenhoso, esperto.
Avidez: Desejo intenso.
Baal: Significa "Dono, Senhor, Marido. O principal "deus" da fertilidade em Canaã. O culto a Baal foi uma das piores tentações dos israelitas, desde os tempos antigos (Jz 2:13; 1º Rs 16:31-32). Havia várias formas de Baal, que eram encontradas em diversas cidades, como se pode ver nos três verbetes seguintes. "Baalins" é o plural de "Baal" (Jz 2:11). Sua companheira era Aserá.
Caótico: Em estado de caos; confuso, desordenado.
Coeso: Firmemente unido ou ligado. Associado. Harmônico.
Coxear: Andar manquejando; claudicar. Vacilar. Estar incompleto, ser imperfeito.
Discernimento: Discernir significa saber a diferença, perceber o verdadeiro significado de algo ou a intenção de alguém com clareza.
Dissolução: Ato ou efeito de dissolver. Desfazer um acordo ou um relacionamento. Lascívia (sensualidade, imoralidade sexual).
Ecumenismo: União ou reunião de religiões diferentes.
Flagelo: Azorrague para açoitar. Tortura. Castigo. Calamidade.
Imperativo: Que ordena, que governa, que manda com autoridade. Que tem caráter de ordem. Modo dos verbos que exprime ordem, exortação ou súplica. Ordem, ditame, dever.
Iniquidade: Falta de eqüidade (retidão). Pecado que consiste em não reconhecer igualmente o direito de cada um, em não ser correto, em ser perverso.
Jezabel: Filha do rei dos Sidónios Etbaal; seu casamento com Acabe foi o resultado de uma aliança que tinha como objectivo fortalecer as relações entre Israel e a Fenícia. A sua história é conhecida através do Primeiro Livro de Reis do Antigo Testamento. Continuou a adorar os deuses fenícios, mas não se limitou a isso, pois combateu o Deus de Israel. Recorreu ao dinheiro do tesouro público para sustentar os 450 profetas (ou sacerdotes) do deus Baal e os 400 profetas da deusa Achera (deusa fenícia da fertilidade). Elias derrotou todos os profetas de Baal, que morreram. Quando Jezabel soube disto ficou furiosa, pretendendo mandar matar Elias, que teve fugir para Judá.Um comandante chamado Jeú liderou uma revolta contra a família real, na qual matou o filho de Jezabel, Jorão. Quando Jezabel soube da revolta pintou os olhos e adornou a cabeça, desafiando Jeú da janela do palácio. Este ordenou aos eunucos da rainha que a atirassem da janela (defenestração): Jezabel morreu, tendo o seu sangue atingido as paredes e os cavalos. Uns cães que por ali passavam devoraram o corpo da rainha. Por causa desta rainha o nome "Jezabel" encontra-se associado como exemplo ou figura de prostituição e idolatria, assim como é citada em Apocalipse 2:20.
Ló: Significa "Coberta". Filho de Harã e sobrinho de Abraão (Gn 11:31). Ló foi morar perto de Sodoma (Gn 13:5-13), cidade que ele abandonou antes de ser destruída (Gn 19:1-29). De Ló descendem os moabitas e os amonitas (Gn 19:30-38).
Mamom: É um termo derivado da Bíblia, usado para descrever riqueza material ou cobiça, na maioria das vezes. A própria palavra é uma transliteração da palavra hebraica "Mamom" (מָמוֹן), que significa literalmente "dinheiro". Mamon não era o nome de uma divindade, como muitos pensam, e sim um termo de origem hebraica que significa dinheiro, riqueza, ou bens materiais. Jesus, no Evangelho, utiliza a palavra quando afirma que não é possível servir simultaneamente a Deus e a Mamon (Lucas 16:13).
Miscigenação: Reprodução por conjugação de indivíduos de raças ou, mesmo, espécies diferentes. Mistura de raças.
Nefasto: Nocivo, danoso, prejudicial.
Persuasivo: Que tem o poder, o dom de persuadir; aquele que tem grande capacidade para convencer.
Reiterar: Fazer de novo; renovar, repetir.
Requerer: Pedir; solicitar. Exigir.
Revestir: Tornar a vestir; vestir por cima.
AUXÍLIO COMPLEMENTAR
SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS DURANTE AS PRAGAS DO
EGITO
|
|
Todas as referências
bíblicas se encontram no livro de Êxodo
|
|
Moisés e Arão foram falar com
Faraó pela primeira vez.
|
5:1-5
|
O faraó castiga os israelitas
aumentando o seu serviço.
|
5:6-14
|
Os israelitas foram se queixar
com o faraó, mas não foram atendidos.
|
5:15-19
|
Os israelitas murmuram contra Moisés
e Arão.
|
5:20-23
|
Deus encoraja Moisés a falar
novamente com o faraó.
|
6:28; 7:1-5
|
Moisés e Arão falaram com
faraó fazendo sua vara se tornar em serpente, mas seu coração estava
endurecido e ele novamente se recusou a deixar o povo sair.
|
7:6-13
|
1ª praga: as águas se tornaram
em sangue (os peixes morreram e as
águas ficaram contaminadas)
|
7:14-24
|
2ª praga: as rãs (inúmeras rãs saíram das águas e cobriram totalmente
a terra)
|
8:1-15
|
3ª praga: os piolhos (Todo o pó da terra do Egito foi
transformado em piolhos)
|
8:16-19
|
4ª praga: as moscas (a terra foi coberta por enxames de moscas)
|
8:20-32
|
A primeira proposta do faraó: que sacrificassem a Deus ali mesmo no
Egito
|
8:25
|
A segunda proposta do faraó: que sacrificassem no deserto, mas não
fossem muito longe
|
8:28
|
5ª praga: a peste nos animais
(todo o gado dos egípcios ficou
doente e morreu)
|
9:1-7
|
6ª praga: as úlceras (feridas surgem na pele dos egípcios)
|
9:8-12
|
7ª praga: a saraiva (chuva de pedra e fogo causou grande destruição
e morte)
|
9:13-35
|
8ª praga: os gafanhotos (gafanhotos cobriram o céu do Egito e
destruíram o restante da plantação que havia escapado da saraiva)
|
10:1-20
|
A terceira proposta do faraó: que somente os homens fossem sacrificar
|
10:7
|
9ª praga: as trevas (houve completa escuridão durante três dias;
só havia luz sobre as casas dos escravos hebreus)
|
10:21-29
|
A quarta proposta do faraó: que todos fossem, mas deixassem o gado
|
10:24
|
Instituição e celebração da
primeira páscoa
|
12:1-28
|
10ª praga: a morte dos
primogênitos (os filhos mais velhos
de cada família mais velha, inclusive o do faraó, foram mortos)
|
11:1-12:33
|
Faraó pede a Moisés e Arão que
tirem os israelitas do Egito
|
12:31-36
|
A saída dos israelitas do
Egito
|
12:37-50
|
Edição e comentário: Jonas M. Olímpio
|
Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 3 | Jonas M. Olímpio
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