Texto
Bíblico
1ª Coríntios
11:1 - “Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.”
Um verdadeiro líder cristão sabe o peso de ser um imitador de Cristo e, mesmo assim, por sua digna conduta, conquista os demais a imitá-lo, fazendo-os entender que não outro meio de seguir o Mestre. |
História
Cidade de Corinto. Por volta do ano 55dC. Observando os
capítulos anteriores dessa epístola, podemos perceber que o apóstolo Paulo
tinha justas razões para se preocupar com a conduta dos crentes coríntios. Antes
de citar essa frase em que se colocava como um espelho para a Igreja, ele falava
sobre idolatria e culto aos demônios, práticas comuns na Grécia, inclusive na
cidade de Corinto aonde, além de outras coisas, existia um templo dedicado à
Afrodite[1], esse era um lugar em que ela era cultuada por cerca de mil prostitutas
e aconteciam as piores abominações sexuais que pudermos imaginar. Num lugar
desses, não seria de se estranhar que os crentes novos convertidos fossem
facilmente atraídos por más influências sendo tentados a tornarem às suas
antigas práticas. Isso explica essa ousada afirmação de Paulo que, apesar de
parecer arrogante e até falsa, ela apenas retrata sua coragem como líder ao
assumir diante de Deus e da Igreja a responsabilidade de se colocar como um
homem íntegro em todos os sentidos, transmitindo aos que o observavam, a imagem
do próprio Cristo. Mas, pra isso, não bastaria pregar o Evangelho? Um autêntico
obreiro demonstra a veracidade de suas pregações sendo ele próprio um exemplo
daquilo que ensina. Por mais que ouvisse falar, o povo não conhecia Jesus, pois
ninguém ali o tinha visto, e por isso precisavam ver em sua liderança atitudes
que expressassem o caráter e o sentimento do Mestre sobre quem haviam aprendido
que deveriam seguir. Ser exemplo aos demais, agindo como Jesus agiria, é uma obrigação
de todos os cristãos, sobretudo dos que exercem funções de liderança. Mas será
que todos - principalmente seus líderes
, estão em condições de dizer com sinceridade e tendo a consciência tranquila “podem me imitar porque eu estou imitando a
Cristo”?
Mensagem
O cristão que não reflete a imagem de Cristo nunca contemplou
verdadeiramente a face de Deus em sua vida espiritual.
“Sede meus imitadores...”
O
testemunho pessoal é composto não apenas por palavras, mas, principalmente, por
atitudes que identifiquem o crente com as mensagens bíblicas que ele diz terem
transformado a sua vida. Será que os meus atos não têm me tornado mentiroso
diante do mundo, da Igreja e do próprio Deus? Independentemente da posição ministerial que ocupamos,
somos observados por todos os lados e isso pode fazer a diferença entre ganhar
almas ou perde-las definitivamente. Essa regra de conduta consiste num imenso
cuidado em relação à harmonia com o nosso próximo, tendo um coração voltado a
amar verdadeiramente, causando nos demais o desejo de serem iguais a nós (Fp 3:16,17). Tal conduta inclui também a busca e a manifestação da autoridade
espiritual, por meio da qual muitos decidem seguir nossos exemplos, aprendendo
até mesmo a suportar as tribulações da vida cotidiana (1ª Ts 1:5-7[2] [3]). Outro fator importante a se considerar é
que o bom exemplo ajuda a aumentar a fé na certeza do cumprimento das promessas
do Senhor, pois através da observação de nossa perseverança, muitos ganham
forças para prosseguir mesmo em situações incertas, assim não sendo negligentes
em sua responsabilidade como discípulos (Hb 6:10-12).
“... como também eu de Cristo.”
As virtudes morais de um servo de Deus
precisam ser visíveis aos olhos humanos, pois se professamos a fé em Cristo,
devemos ter a consciência de que o que carregamos em nossa imagem é o próprio
nome dEle e não temos nenhum direito de sujá-lo. Mas de que maneira eu posso
sujar o nome de Cristo? Sendo desonesto, amargurado, vingativo, negligente,
omisso, descuidado, indecente, desrespeitador, egoísta, infiel, enfim,
praticante de tudo aquilo que desobedeça ao que todos sabem que as Escrituras
Sagradas ensinam. O imitador de Cristo tem condições de expressar com
autoridade seu direito de se colocar como exemplo aos demais (1ª Co 4:16[4]). Aquele que anda segundo a vontade de Deus
age verdadeiramente como seu filho tendo, assim como Ele, o amor como sua
principal marca registrada, não medindo esforços em sua dedicação no que seja
para beneficiar ao próximo entregando o melhor de si em nome daquEle que se
sacrificou por ele (Ef 5:1,2). Quem tem o Senhor como seu espelho, assim
como Ele, aprende a suportar seus próprios ofensores, desempenhando bem seu
papel como Igreja, a qual sendo o Corpo de Cristo, resiste aos açoites dando
perdão aos seus agressores tal como Ele fez na cruz (1ª Ts 2:14).
Conclusão
Os exemplos dados pelo apóstolo Paulo mostram claramente o custo
e o benefício do amor e da fidelidade ao Senhor e à sua Igreja. Apesar das
aflições, o resultado que vemos disso é o crescimento que obtivera por meio do
seu trabalho, pelo qual trazia alegria aos irmãos (At 15:3,4[5] [6]). Mesmo perante todas as dificuldades, ele não assumia uma
postura de revolta e nem se sentia dono da Obra que executava. Sob o ponto de
vista humano, poderia ele próprio se dar o direito de falar “sejam meus patrocinadores, pois sou um
sofredor de Cristo”, mas, por priorizar o lado espiritual, optou por dizer
“sejam meu imitadores, como também eu de
Cristo”. Ele podia dizer isso com autoridade porque sua conduta era
inegavelmente digna de ser imitada, e isso deve nos levar a refletir: “Como está a minha fé?”; “Como está o meu crédito diante de Deus?”;
“Como está a minha confiança diante da
Igreja?”; e “Como está a minha imagem
diante do ímpio?”. Um espelho que não reflete boa imagem acaba sendo
quebrado porque não tem utilidade. Que nossa conduta seja sempre compatível com
a glória transmitida pelo Mestre, mostrando transformação, diferença, ou seja:
uma autêntica novidade de vida que revele a natureza de Deus causando em nossos
observadores o desejo de também serem portadores do seu Santo Espírito (2ª Co 3:18).
[1]Afrodite: Na mitologia grega é considerada a deusa do amor, da beleza e da
fertilidade. O significado do seu nome é incerto - talvez seja
"espuma" ou "erguida da espuma" -, é também chamada de
"deusa nascida do mar". Seu nome deu origem ao termo
"afrodisíaco" que se refere a qualquer substância que possa ser usada
como estimulante sexual.
[2]Macedônia: Região do sudeste da Europa, que
ocupa a parte central do que agora se conhece como a Península Balcânica. Foi,
em tempos, uma província romana que se estendia desde o Mar Adriático, no
Oeste, até o Mar Egeu, no Leste, e ficava ao Norte da Acaia. Foi a primeira
região da Europa a ser visitada pelo apóstolo Paulo na sua segunda viagem
missionária. Enquanto Paulo estava em Trôade, na Ásia Menor, teve uma visão que
o mandava à Macedônia (At 16:8, 9). Paulo com Lucas, Timóteo e Silas, partiu
para a Macedônia. Depois de chegar a Neápolis, o porto de Filipos, Paulo
dirigiu-se à cidade de Filipos (At 16:11-40). Lucas permaneceu em Filipos
quando Paulo, Silas e Timóteo percorreram as cidades macedônias de Anfípolis
(uns 50 km de Filipos) e Apolônia (uns 50 km de Anfípolis). A seguir, Paulo
visitou respectivamente as cidades macedônias de Tessalônica (uns 60 km de
Apolônia) e Beréia (uns 80 km de Tessalônica). O bom relatório que Timóteo
trouxe, ao retornar, induziu Paulo a escrever a sua primeira carta aos
tessalonicenses (1ª Ts 3:6; At 18:5). A sua segunda carta aos tessalonicenses
seguiu-se pouco depois.
[3]Acaia: Nos tempos do Novo Testamento, era uma província romana. No tempo de
Homero, a Acaia designava toda a Grécia, que era habitada pelos acaianos;
depois, durante algum tempo, passou a designar apenas a costa sul do Golfo de
Corinto. Quando a Grécia caiu sob domínio romano no século II AC, o território
foi adstrito (146 aC.) à província da Macedônia mas em 27 AC organizou-se como
província autônoma. No ano 15 DC, uniu-se novamente à vizinha Macedônia,
ficando sob a alçada de um administrador imperial, até que Cláudio, em 44 DC,
devolveu a província ao Senado. Foi, depois, administrada separadamente por um
procônsul, que tinha a sua sede em Corinto (cf. At 18:12). Os seus limites iam
até Tessalônica, no sul da Grécia. Paulo esteve em Acaia, pela primeira vez,
por volta de 51 dC., durante a sua 2ª viagem missionária e visitou as cidades
de Atenas, Corinto e Cencréia (At 17:16 a 18:18). Tornou a visitar a província
no inverno de 57/58 dC durante a sua 3ª viagem missionária (At 19:21). Apolo
também pregou o Evangelho nesta província (At 18:24, 27; 1ª Co 3:3-7; 16:12).
[4]Admoestar: Advertir amigável ou benevolamente; fazer ver. Censurar ou
repreender suavemente, aconselhando a não repetir a falta. Recomendar.
[5]Fenícia: País mediterrâneo, situado ao Norte de Israel (At 21:2). Suas cidades
principais eram os portos de Tiro e Sidom, de onde foi exportado o cedro usado
na construção do Templo (1º Rs 5:1-10).
[6]Samaria: Pessoa nascida em Samaria (situada na montanha do oriente Médio, no
antigo Reino de Israel, entre a Judéia e a Galiléia (atual território da
Cisjordânia e de Israel). Os samaritanos pertenciam ao Reino de Judá que era
rival das dez tribos do Reino do Norte. Atualmente existem cerca de 700
samaritanos, eles não se consideram judeus e sim descendentes do antigo Reino
de Israel. Israelitas e samaritanos não se davam por causa de diferenças de
raça, religião e costumes (2º Rs 17:29; Jo 4:9).
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