segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Tema a Deus em Todo Tempo

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 4º Trimestre de 2013 - Provérbios e Eclesiastes - Lição 13 | Jonas M. Olímpio

A maior prova da sabedoria está
no temor a Deus; e a base desse
temor está numa vida de
comunhão, a qual consiste em
oração, busca do conhecimento,
adoração, obediência e
reverência a Ele
TEXTO ÁUREO
Ec 12:13 - "De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus, e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo o homem."

VERDADE PRÁTICA
    Obedecer aos mandamentos do Senhor é a prova de que vivemos uma vida justa diante dos homens e de Deus.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Eclesiastes 12:1-8
1 - Lembra-te também do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles contentamento;
2 - Antes que se escureçam o sol, e a luz, e a lua, e as estrelas, e tornem a vir as nuvens depois da chuva;
3 - No dia em que tremerem os guardas da casa, e se encurvarem os homens fortes, e cessarem os moedores, por já serem poucos, e se escurecerem os que olham pelas janelas;
4 - E as portas da rua se fecharem por causa do baixo ruído da moedura, e se levantar à voz das aves, e todas as filhas da música se abaterem.
5 - Como também quando temerem o que é alto, e houver espantos no caminho, e florescer a amendoeira, e o gafanhoto for um peso, e perecer o apetite; porque o homem se vai à sua casa eterna, e os pranteadores andarão rodeando pela praça;
6 - Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço,
7 - E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu.
8 - Vaidade de vaidades, diz o pregador, tudo é vaidade.

COMENTÁRIO RESUMIDO
TEMA A DEUS EM TODO TEMPO
Introdução
A vida é incerta e passageira; essa foi a conclusão de Salomão no livro de Eclesiastes. Essa é a razão pela qual, apesar de vivermos intensamente, devemos sempre agir de forma sábia e temente a Deus, preparando-nos para a vida futura que é eterna.
Ec 12:1-8

I - UMA VERDADE QUE NÃO PODE SER ESQUECIDA
1. Somos criatura
Fisicamente, não conhecemos o Criador e nem presenciamos a criação; mas, pela fé, entendemos que tudo o que existe na terra foi criado e que somos parte dessa criação. A grandiosidade de cada detalhe do universo, em um raciocínio lógico, nos permite compreender que alguém tem que ter criado tudo isso e que não faz sentido acreditar em nenhuma teoria evolutiva, pois tanta complexidade não pode ter se formado sozinha. O livro de Eclesiastes nos exorta a nunca nos esquecermos de honrar ao Autor da criação.
Hb 11:3
2. Há um Criador
Não somente somos criaturas, como também somos dependentes do Criador. A fragilidade da matéria a qual compõe nosso corpo serve como base para entendermos que não temos estrutura para cuidarmos de nós mesmos.
Gn 1:1,26-28; 2:7

II - OS DOIS GRANDES MOMENTOS DA VIDA
1. A juventude
Muitos jovens encaram a juventude como se ela fosse eterna, sendo que, em vez disso, deveriam aproveitar esse tempo de maior vigor para mais se dedicarem a agradar e servir o seu Criador. Muitos se exaltam olhando para essa fase passageiras da vida, esquecendo-se de olhar para Jesus, o qual deu a sua vida derramando o seu sangue por eles.
Hb 12:1,2
2. A velhice
Salomão mostra claramente o quanto a velhice, mesmo não impossibilitando, debilita o ser humano lhe dificultando de realizar diversas atividades. Essa é a razão pela qual devemos cumprir nossas missões e objetivos enquanto nosso tempo e nossas condições são viáveis para isso.
Jo 9:4

III - AS DIFERENTES DIMENSÕES DA EXISTÊNCIA HUMANA
1. Corporal
O que estamos fazendo com o nosso corpo e através dele? Para muitos, essa parece ser uma questão sem muita importância, mas o assunto é muito sério, porque o pecado é sutil e, se não tivermos temor e discernimento espiritual pecamos pensando que estamos agradando a Deus. Nosso corpo pertence ao Senhor que o criou e não apenas nosso coração; portanto, devemos zelar não somente por nossas intenções, mas também em nossas atitudes.
1ª Co 6:19,20
2. Espiritual
A santificação é essencial para a nossa aproximação e permanência com Deus. Ele nos deu não apenas corpo e alma , mas também um espírito do qual devemos cuidar sendo zelosos em cumprir a sua vontade.
1ª Ts 5:23

IV - PRESTANDO CONTA DE TUDO
1. Guardando o mandamento
O mundo em que vivemos é uma imensidão de trevas; por isso, para manter nossa comunhão com o Senhor, devemos caminhar iluminados pela luz da santa Palavra de Deus, estando dispostos não somente a conhece-la, mas também a guarda-la, ou seja: praticá-la.
Sl 119:105,106
2. Aguardando o julgamento
Quem teme a Deus o respeita porque o adora e também porque tem a consciência de que terá que prestar contas por todos os seus atos a Ele. Felizes são aqueles que “pagam o preço” por seus pecados ainda em vida, pois quando isso não ocorre, a cobrança vem na eternidade com a condenação ao inferno. Sejamos sensatos e não abusemos da misericórdia divina, pois a sua justiça é implacável para com aqueles que não se arrependem.
Rm 14:12
2ª Co 5:10

Conclusão
Temer a Deus é viver em santificação, tendo-o como prioridade seja qual for a circunstância de sua vida, não servindo-o de aparência, seja por interesse ou medo de castigo. O temor, assim como o amor, tem que ser voluntário e prazeroso; caso contrário, não é verdadeiro.
1ª Pe 1:15-17
Comentário e elaboração: Jonas M. Olímpio

DICIONÁRIO
Apologética: Parte da teologia que tem por objeto a defesa da religião cristã, contra o ataque e objeções de seus adversários.
Dualismo: Teoria de que tudo o que existe se baseia em dois princípios ou substâncias primordiais, opostos, não originados um do outro, como: unidade e multiplicidade, Deus e mundo, espírito e matéria, corpo e alma. Doutrina religiosa que concebe o mundo na coexistência de dois poderes ou princípios, como o bem e o mal.
Fugaz: Passageiro.
Metabolismo: Conjunto dos processos físicos e químicos pelos quais se mantém a vida no organismo.
Moedor: Dente (Ec 12:3).
Temer a Deus: Respeitar e reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade (Pr 14:2). "Temor a Deus" não é medo que faz fugir de Deus (1ª Jo 4:18); é, antes, respeito (Hb 12:28), amor (Mt 22:37), obediência (Ec 12:13; At 10:35; 2ª Co 7:1) e adoração a ele (Dt 6:13-15). 
Temor: Medo. Respeito. Reverência.

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 4º Trimestre de 2013 - Provérbios e Eclesiastes - Lição 13 | Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.