sexta-feira, 16 de agosto de 2013

A Fidelidade dos Obreiros do Senhor

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 6 |  Jonas M. Olímpio

A fidelidade de um obreiro
não se inicia quando ele
começa a fazer a Obra, mas
sim a partir do momento em
que ele se entrega a Cristo e
começa a ser moldado por Ele
Leitura Bíblica em Classe - Fp 2:19-29

Texto Áureo - “E espero no Senhor Jesus que em breve vos mandarei Timóteo, para que também eu esteja de bom ânimo, sabendo dos vossos negócios (Fp 2:19).

Verdade Prática - Os obreiros do Senhor devem estar conscientes quanto à sua responsabilidade no santo ministério.

ESBOÇO DO COMENTÁRIO RESUMIDO

INTRODUÇÃO
- Paulo não podia estar junto com os irmãos de Filipos devido ao fato de ele estar preso em Roma, mas o seu coração estava com eles, pelos quais ele estava disposto a sacrificar-se.
- O verdadeiro obreiro deve estar disposto a sacrificar-se pela igreja deixando seus interesses pessoais em segundo plano (Fp 2:17).

I - A PREOCUPAÇÃO DE PAULO COM A IGREJA
1 - Paulo, um líder comprometido com o pastorado

- Uma das preocupações de Paulo era com o ataque dos falsos mestres que pregavam heresias visando explorar o povo de Deus.
- A preocupação de Paulo contra os hereges reflete o mesmo cuidado do próprio Jesus Cristo em relação à Igreja (At 20:29-31; Mt 10:16).

2 - Paulo, o mentor de novos obreiros
- Naquela igreja, Paulo destaca dois obreiros: Timóteo e Epafrodito, os quais muito se empenhavam em favor de seu pastor e de seus irmãos.
- Uma das funções de um obreiro é formar discípulos e não meros seguidores, como muitas “igrejas” fazem por ai (Fp 2:21; Mt 28:19,20).

3 - Paulo, um líder que amava a igreja
- Pelas atitudes de Paulo, vemos que ele não era movido por nenhum outro interesse a não ser pelo seu amor por suas ovelhas.
- O amor vai além das palavras, pois consiste de atitudes (2ª Tm 2:9-12).

II - O ENVIO DE TIMÓTEO A FILIPOS
1 - Paulo dá testemunho por Timóteo
- Timóteo era um obreiro de total confiança de Paulo: o objetivo de seu envio à Filipos era consolar aquela igreja e lhe pregar a Palavra conforme ele havia aprendido com o apóstolo.
- Um obreiro fiel não busca exaltação; Deus o exalta (Fp 2:19,20; 1ª Tm 1:2)!

2 - O modelo paulino de liderança
- Timóteo e Epafrodito, entre outros, aprenderam com Paulo que a verdadeira missão de um líder não é ser servido, mas sim servir à igreja.
- Muitos “obreiros” atuais estão precisando desse exemplo (Mt 20:26-28).

3 - As qualidades de Timóteo
- Duas qualidades de destaque em Timóteo eram a sua disposição para servir e o seu amor pelo próximo.
- Sua pouca experiência era compensada por sua dedicação, sua fé, seu conhecimento e sua obediência à Palavra e ao seu líder (1ª Tm 4:11-16).

III - EPAFRODITO, UM OBREIRO DEDICADO
1 - Epafrodito, um mensageiro de confiança
- A missão de Epafrodito era manter Paulo informado sobre a igreja em Filipos e também levar a ele ajuda financeira enviada por esses irmãos.
- O bom obreiro é identificado por seu esforço e companheirismo (Fp 2:25).

2 - Epafrodito, um verdadeiro missionário
- Além de sua missão de informar e ajudar o apóstolo, Epafrodito, em suas viagens, aproveitava-se das oportunidades para pregar o Evangelho.
- Para o cristão, pregar não é uma opção, e sim uma obrigação a qual deve ser cumprida de boa vontade (1ª Co 9:16,17).

3 - Paulo envia Epafrodito
- Mesmo sabendo que Epafrodito estava ali para servi-lo em suas necessidades, Paulo estava mais preocupado com a igreja, por isso o mandou de volta; e também compadeceu-se muito por sua enfermidade.
- O obreiro tanto deve amar quanto precisa se sentir amado (Hb 13:17,18).

CONCLUSÃO
- Uma das lições mais importantes que aprendemos nessa epístola é que a Igreja não pertence a nós, mas sim a Cristo, e que nós somos servos dela.
- Ser obreiro vai muito além de ter um título ministerial, pois requer moral, vida espiritual irrepreensível e conhecimento (1ª Pe 5:2-4; 2ª Tm 2:15).

Características de um obreiro aprovado
ü    Não é enganado; Deus lhe dá visão espiritual.
ü    Não é envergonhado; tem moral por onde anda.
ü    Não despreza o conhecimento; valoriza a Palavra.
ü    Não se exalta; é exaltado por Deus.
ü    Não descuida da família; a tem como prioridade.
ü    Não age em seu próprio favor; pratica o amor.
ü    Não se abate nas dificuldades; é fortalecido nelas.
ü    Não mata as ovelhas; as sustenta.

DICIONÁRIO
Epafrodito: Foi um companheiro de Paulo de Tarso durante suas viagens missionárias e é mencionado na Epístola aos Filipenses(Filipenses 2:25 e Filipenses 4:18). O nome é pagão e significa "amado por Afrodite". Esse nome corresponde ao latino Vetustus ("belo") e era muito comum durante o período romano. Epafrodito foi o delegado da comunidade cristã de Filipos enviado com um presente para Paulo durante o seu primeiro cativeiro em Roma ou em Éfeso. Se dedicou a "obra de Cristo", tanto como atendente de Paulo e como seu assistente na obra missionária. Ele o fez com tanto ardor que acabou por perder sua saúde e, nas palavras de Paulo, "esteve doente e quase à morte". Ele, porém, se recuperou e Paulo o enviou de volta a Filipos com a sua carta, que clamava para que ele fosse recebido de forma honrosa (Fp 2:29).
Empatia: Estado de espírito no qual uma pessoa se identifica com outra, presumindo sentir o que esta está sentindo.
Fidelidade: Qualidade de quem é fiel; lealdade.
Ilibado: Não tocado. Puro, sem mancha. Limpo.
Libação: Derramamento de um líquido (vinho, óleo, leite) como ato de culto a Deus (Êx 29:40-41) ou a outra divindade (Jr 44:17-25), juntamente com outros sacrifícios.

Timóteo: (Significa Honrado por Deus; Honra a Deus) Companheiro e ajudante de Paulo (At 16:1-5; 17:10-15; 18:5; 19:21-22; 20:3-5; 2ª Tm 1:6; 4:9,21). Recebeu instrução religiosa de sua mãe e de sua avó (2ª Tm 1:5; 3:15). Foi pastor da Igreja de Éfeso (1ª Tm 1:3).


Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 6 |  Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.