sábado, 1 de junho de 2013

A Família e a Sexualidade

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - A Família Cristão no Século XXI - Lição 9 |  Jonas M. Olímpio
Essa é a família original
criada por Deus
TEXTO ÁUREO
    “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
(Gn 1:27)

VERDADE PRÁTICA
   Apesar da grotesca e abominável exploração sexual que vitima o mundo atual, não podemos esquecer-nos dos princípios bíblicos que regem o relacionamento entre os sexos.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1ª Ts 4:3-5; 5:23; 1ª Pe 1:14-16

PONTOS PRINCIPAIS DA LIÇÃO
Intr. - A decadência moral causada pela banalização do ato sexual tem trazido sérias consequências à família; mas ai daqueles que invertem os valores criados por Deus (Is 5:20).
1.1 – Vivemos cercados num mundo aonde predomina o erotismo com as mais diversas tentações sexuais; é preciso vigiar (Mt 26:41; 1ª Co 16:13; 1ª Pe 4:7; 5:8-10).
1.2 - A fornicação é um grave pecado, pois sexo só é lícito depois do casamento. Primeiro é necessário deixar a família: isso se refere a casamento, união conjugal (Gn 2:24).
1.3 – O sexo serve apenas para reprodução? É preciso haver prazer na relação para que o cônjuge não procure prazer no adultério (Ct 4:5; Pr 5:18-23).
2.1 – Desde o princípio, a virgindade era de tão grande importância que uma moça não virgem era apedrejada (Dt 22:20,21).
2.2 – No Novo Testamento, a virgindade é usada para simbolizar a pureza da Igreja a espera de Cristo representando uma noiva a espera do marido (2ª Co 11:2).
3.1 – Os princípios bíblicos são claros: Deus criou homem e mulher para contraírem matrimônio entre si e não dois homens e duas mulheres; pois, dessa forma, como haveria a procriação (Gn 1:27,28a)?
3.2 – Sexo para solteiros é abominável a Deus; o casamento serve para evitar o pecado, pois a abstinência sexual é para poucos. (1ª Co 7:8,9).
Concl. – Quanto à forma como o ato sexual deve ser praticado, a Bíblia não dá detalhes; porém, como servos de Deus, sabemos que nossa consciência não fica tranquila se da maneira como o fazemos não estamos honrando ao Senhor, pois a nossa vida e o nosso corpo pertencem a Ele, e teremos que prestar contas diante do seu Tribunal naquele Grande Dia (1ª Ts 4:3-5; 2ª Co 5:9)!

COMENTÁRIO RESUMIDO
    A sensualidade que nos tenta ao pecado está exposta diante de nós através de vários meios: na rua, na tv, na internet, nas revistas, nos outdoors e até dentro da igreja. Dessa forma, o sexo, que é algo que Deus criou para ser um fonte saudável de prazer, tem se tornado uma armadilha de Satanás para destruir famílias, propagar doenças e levar almas ao inferno, pois sendo praticado fora do casamento ele consiste em um pecado gravíssimo; a fornicação e o adultério são uma terrível abominação contra Deus. Outra coisa que muitos cristãos ignoram é que o sexo não existe só para procriação, pois ele também produz momentos de amor e carinho entre o casal; e o prazer também não é exclusivamente masculino, porque se à mulher Deus deu o clitóris - um órgão feminino que produz prazer - é porque ela também tem direito ao orgasmo. Mas para desfrutar dessa grande dádiva divina dignamente é preciso ser fiel ao matrimônio resistindo às tentações pecaminosas (Hb 13:4).
    Dentro dos padrões bíblicos, a pureza tem o seu início na fase da juventude, com a pessoa mantendo a sua virgindade. Quer ter um casamento abençoado? Seja fiel a Deus antes mesmo de ter um cônjuge (Mt 25:21,23). A virgindade é algo tão importante que na Bíblia aparecem 70 referências a essa palavra. Se Deus criou um homem para uma mulher e vice-versa, isso significa que assim como Ele é santo, também requer santidade por parte de seus filhos (Gn 2:18-24). O que Ele cobra de nós é fidelidade em todos os sentidos (Pr 18:22; 1ª Co 11:11;  Ef 5:33; 1ª Tm 3:2; 1ª Pe 3:7).
    Uma das práticas mais repudiadas por Deus é o homossexualismo: a relação sexual entre dois homens ou duas mulheres.  Só para se ter noção de como Ele odeia esse ato, a Bíblia nos leva a entender que essa foi uma das causas da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 13:13; 19:1-11). O homossexualismo vai contra os princípios divinos porque viola a criação original - macho e fêmea -, sendo que dois corpos iguais não se “encaixam”; e não possibilita a procriação. 

VERSÍCULOS PARA REBATER O HOMOSSEXUALISMO
- Gn 2:18-24
- Lv 18:22
- Lv 20:13
- Rm 1:26,27
- 1ª Co 6:9-11

Clique aqui para obter uma melhor visualização do esboço

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - A Família Cristão no Século XXI - Lição 9 |  Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.