quarta-feira, 22 de maio de 2013

Educação Cristã, Responsabilidade dos Pais

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - A Família Cristão no Século XXI - Lição 8 |  Jonas M. Olímpio


Os pais têm total responsabilidade
na educação dos filhos, porque foi
a eles que Deus os deu para criar
TEXTO ÁUREO
    “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e, até quando envelhecer, não se desviará dele.”

VERDADE PRÁTICA
    A educação cristã de nossas crianças, adolescentes e jovens é uma responsabilidade intransferível e pessoal com o apoio e a assistência da igreja.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Dt 6:1-9


PONTOS PRINCIPAIS DA LIÇÃO
Intr. - O cristão que não tem interesse em cuidar da educação dos seus próprios filhos está negando a fé e sendo infiel (1ª Tm 5:8).
1.1 - Educar não é apenas ensinar, mas sim criar e cuidar; a Igreja também tem esse papel em sua missão de discipular seus filhos novos convertidos (Mt 28:19,20).
1.2 - Para que os pais estejam capacitados para criar seus filhos dentro da doutrina bíblica é necessário que a igreja tenha homens aptos para ensinar, os quais também são pais e conhecem o peso dessa responsabilidade (1ª Tm 3:2).
1.3 - É preciso ter cuidado com o que se aprende nas escolas, porque tanto as más amizades quanto o conhecimento secular podem prejudicar o ensinamento cristão (1ª Co 15:33,34).
2.1 - O ensinamento das Escrituras, desde o princípio, devia ser passado dos pais para os filhos; essa não era uma obrigação dos sacerdotes ou da sociedade (Sl 78:5).
2.2 - Se a Palavra de Deus manda que os filhos sejam obedientes para que vivam bem, é porque os pais realmente são responsáveis pela educação cristã (Ef 6:1-3).
2.3 - Há pais que confundem disciplina com violência,  mas disciplina é ensinamento, e deve ser pautado pela Bíblia (Ef 6:4).
3.1 – Apenas conhecimento não basta; para ensinar os filhos é necessário ter moral e sabedoria (1ª Tm 3:4).
3.2 – A Obra de Deus começa em casa; não adianta querer arrumar a casa do vizinho se a sua mesma estiver em desordem (1ª Tm 3:5).
3.3 – As crianças precisam ser levadas à igreja, tanto para serem abençoadas quanto para se habituarem a servir a Deus (Mc 10:13-16).
Concl. – Por mais que pareça difícil, a nossa fé e os nossos exemplos são sim capazes de fazer o grande milagre da salvação dentro do nosso lar (At 16:31).

COMENTÁRIO RESUMIDO
    A educação cristã é uma missão prioritária dos pais. Negando essa responsabilidade, muitos culpam a igreja pela má conduta de seus filhos; porém, eles se esquecem que a igreja apenas ensina os mandamentos, mas quem deve influenciá-los a colocar em prática o que aprendem são os pais, pois são eles que convivem diariamente com os filhos e têm - ou deveriam ter - autoridade para colocá-los no caminho certo, enquanto que o papel da igreja é apenas orientar.
    Tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, as Escrituras Sagradas são claras quanto à responsabilidade dos pais em relação à educação de seus filhos (Dt 6:1-9; Ef 6:4).  Quando atravessou com o povo pelo rio Jordão, Josué ergueu um memorial com doze pedras do rio para que futuramente servisse para lembrar seus descendentes da realização daquele grande milagre; o que nós temos feito para deixar aos nossos filhos como testemunho do poder de  Deus em nossa vida? Os pais de Jesus o levavam ao templo (Lc 2:40-47); e a mãe juntamente com a avó de Timóteo também influenciaram em sua fé (2ª Tm 1:5); o que temos feito pela formação espiritual da nossa família?
    A educação cristã é de vital importância para  o desenvolvimento e a manutenção da paz dentro da família. Os alarmantes números que vemos de crianças, adolescentes e jovens envolvidos na criminalidade e nos mais variados atos pecaminosos se devem, em sua maior parte, à negligência de seus responsáveis quanto à sua educação espiritual. Os filhos nos foram dados por Deus, devemos zelar com muito amor e carinho desse inestimável tesouro, ensinando-lhes a Palavra de Deus e incentivando-os a frequentar a igreja.

10 causas que mais afastam os jovens do caminho do Senhor
Ø Falta de ensinamento
Ø Desatenção dos pais
Ø Raiva dos pais
Ø Tentações sexuais
Ø Curiosidades pelo vício
Ø Decepção com a igreja
Ø Desejo de “liberdade”
Ø Influência de seitas
Ø Falta de experiências espirituais
Ø Cobranças ministeriais excessivas


      CONSEQUÊNCIAS DA FALTA DE RESPONSABILIDADE
DOS PAIS EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO CRISTÃ
      Elevado número de adolescentes grávidas e crianças abandonadas
      Alto índice de jovens com doenças sexualmente transmissíveis
      Alarmante número de menores mortos envolvidos com o crime
      Superlotação em presídios, unidades da Fundação Casa (antiga FEBEM) e casas de recuperação
      Alta taxa de semianalfabetismo causando desemprego
      Medo para a sociedade que pede a diminuição da maioridade

Para obter uma melhor visualização, salve a imagem acima em seu computador 
imprima em tamanho A4

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  2º Trimestre de 2013 - A Família Cristão no Século XXI - Lição 8 |  Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.