sábado, 19 de maio de 2012

Quando o pastor pensa que o cajado é chicote...

Arrogância não é autoridade, é
falta de respeito e de capacidade
para liderar
    É muito comum, em alguns lugares, ouvir um Pastor dizer: "Deus me deu o cajado! Ele me colocou aqui para exortar os rebeldes e disciplinar os pecadores!"; e falam isso açoitando a igreja se dizendo estarem cheios de autoridade espiritual. Tais revelações, que quase sempre o colocam em posição de juíz e carrasco, são de origens bastante questionáveis, pois parece que ele nunca está errado; porém, a questão aqui não é a autenticidade de seu direito de liderar - até mesmo porque, biblicamente, o pastor é um homem de Deus e foi chamado para apascentar o rebanho -, mas sim a sua capacidade de entender o que significa ter o cajado em suas mãos.
Ovelhas conduzidas na base
da violência acabam se
dispersando e, como
conseqüencia, o rebanho é
desfeito
    Observe bem um detalhe muito interessante: se o cajado fosse para bater, o salmista Davi, no Salmo 23:4, não teria falado: "... a tua vara e o teu cajado me consolam.". Ele era um pastor de ovelhas e sabia muito bem para que servem esses dois instrumentos. O cajado tem uma extremidade arqueada, a qual serve para puxar a ovelha de volta, caso ela se afaste do rebanho; e a vara, por sua vez, é usada para orientá-las durante a caminhada e também, caso seja necessário, para o próprio pastor se defender de ataques de animais selvagens. Esses dois materiais de trabalho jamais podem ser usados com o objetivo de agredir o rebanho, muito pelo contrário: eles servem para orientá-lo e protegê-lo. Resumindo, são apenas ferramentas que ele tem que usar para apascentá-lo.

O verdadeiro pastor não mede
esforços para cumprir sua
missão; não importa quanto
trabalho suas ovelhas estejam
lhe dando, ele nunca desiste
delas!
    Apascentar significa cuidar; e esse cuidado consiste em alimentar, guiar, proteger, curar feridas, matar a sede e, até mesmo, amar; pois quem não ama o que faz, acaba fazendo o seu trabalho relaxadamente (Jr 48:10). Analisando mais detalhadamente a situação, percebemos que é o pastor que serve a ovelha e, além do mais, ele está a serviço de seu dono, o qual vai requerer de suas mãos cada uma das que colocou sob sua responsabilidade, e vai querê-las intactas, gordas, peludas e saudáveis. O pastor não podia apascentar-se a si mesmo; ele apenas se alimentava da porção permitida pelo seu senhor, mas, de maneira alguma, poderia matar algumas ovelhas para comer de sua carne ou, pelo menos, tosquiá-las para se aquecer com sua lã.
Muitos falsos pastores têm se
introduzido no meio do rebanho
de Deus; por isso, as ovelhas
precisam estar alertas para não
caírem em suas armadilhas
    Hoje, em muitas igrejas, a expressão "o Senhor é o meu pastor." pode ser entendida, de uma forma praticamente literal, como "o pastor é o meu senhor". Obviamente, o pastor é sim uma autoridade e os membros devem obedecê-lo (Hb 13:17), mas, o que muitos deles não sabem -  ou fingem não saber -, é que a Igreja pertence ao Senhor e que ninguém tem o direito de agir como se tivesse domínio sobre ela (Cl 2:18). Desde o Antigo Testamento, Jeová vem alertando contra aqueles que exploram o seu povo em seu próprio benefício (Ez 34:1-31) e, no Novo Testamento, continuou alertando contra o perigo que representavam os falsos mestres (2ª Co 11:13-15; Fp 3:2); será que no presente século a situação está diferente (Mt 24:11,12)?
    É claro que muitos
A ignorância de alguns
líderes têm tirado de
muitas pessoas a
oportunidade de se
firmarem no caminho
da salvação; um
verdadeiro "massacre
espiritual" têm
assassinado muitas
almas.
dos pastores que agem com autoritarismo excessivo são sinceros e acreditam estar fazendo a vontade de Deus; porém o seu erro está em se posicionarem contra a busca do conhecimento (
Jo 5:39; Mt 22:29), não estudando e desincentivando aqueles que querem estudar a Palavra de Deus. Se estes respeitáveis senhores, - os quais se vangloriam de suas grandiosas experiências espirituais -, tivessem mais humildade do que aparência de simplicidade, e se pusessem a buscar o conhecimento, saberiam que exortar significa aconselhar, animar e encorajar, e não reprovar, humilhar e rebaixar, como eles pensam; e saberiam também que disciplinar não significa simplesmente castigar, mas sim ensinar; e, para completar, saberiam ainda que autoridade não é sinônimo de braveza, cara feia, voz alta e dedo na cara - pois quem pratica isso é arrogante -; ter autoridade de verdade - principalmente espiritual - é, acima de tudo, ter respeito; e respeito não se impõe, se conquista.
Ovelha bem cuidada cresce forte,
saudável e reproduz contribuindo
para o crescimento do rebanho
    Usar o cajado exige habilidade e sabedoria, porque um erro do pastor pode machucar seriamente uma ovelha e até levá-la à morte, pois ela é sensível e precisa de cuidados especiais (Rm 15:1; 1ª Co 3:1,2). É bom também lembrar que pastor não é apenas aquele que dirige uma igreja, mas sim todo aquele que tem alguma responsabilidade em suas mãos: você é um pastor no cargo que exerce e também dentro de sua casa. Agora reflita: em que situação estão as ovelhas que você cuida? Uma ovelha conhece a voz do seu pastor, sente o seu cheiro, espera que ele lhe dê água e comida, se sente protegida com a sua presença e o segue porque acredita que ele a está levando para um lugar seguro, ou seja: ela confia nele. Deixa eu repetir a pergunta: em que situação estão as ovelhas que você cuida (2ª Co 12:15)? Confundir cajado com chicote é um verdadeiro crime espiritual!

Jonas M. Olímpio

6 comentários:

  1. Sábias palavras!Como tem ovelhas feridas,aquele que era pra cuidar,está maltratando,jogando para os lobos devorarem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De uma coisa podemos ter certeza, irmãs. Aqueles que estão negligenciando sua responsabilidade vão prestar contas com o Senhor por isso. A justiça divina é infalível e é isso que nos consola. Graças a Deus, ainda existem pastores verdadeiros que amam e sabem demonstrar esse amor.
      Fica na paz! Que Deus te abençoe cada vez mais!

      Excluir

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.