Embora falem bastante sobre Jesus, a visão das Testemunhas de Jeová a respeito dEle não condiz com o que realmente diz a Bíblia; um de seus maiores erros é negar a sua divindade. |
Antes de
refutar essa heresia[1] defendida pelas Testemunhas de Jeová, como também por outras
seitas[2] (1ª Co 2:14), precisamos entender o que significa Trindade[3]. Resumidamente, ao contrário do que muitos pregam - alguns ofensivamente dizendo que cremos num
bicho de três cabeças -, não se trata de crer na existência de três deuses
(1ª Jo 5:7), mas saber que Deus se
manifesta em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. É óbvio que
explicar a Trindade, assim como entende-la, não é tão simples assim, pois se
trata de conhecer a personalidade de Deus, o que é um mistério que está muito
acima da capacidade da comum compreensão humana; no entanto, não é impossível perceber
que existem atributos[4] divinos tanto em Jesus (Jo 10:30) quanto no Espírito Santo (Jo 14:16,17). No que se refere ao nosso Salvador, negar sua deidade[5] é o mesmo que negar seu sacrifício, pois tal ato o reduz a um
mero ser celestial encarnado num corpo humano sem a devida pureza para tal
missão.
Segundo a doutrina
ensinada pelas Testemunhas de Jeová, Jesus é apenas divino, ou seja: Ele apenas provém - ou procede -, de Deus, assim
como qualquer coisa que deva ser respeitada por ser considerada sagrada. Com
esse argumento tentam nos confundir afirmando que não negam a divindade - ou
deidade - de Cristo. De acordo com sua interpretação, o fato de Jesus ser
tratado como filho e ter recebido poder sendo enviado por Jeová[6] à terra é uma prova de que Ele não é Deus. Como reforço à essa
linha de pensamento, o comparam ainda com Moisés que também foi enviado para
uma missão especial e, na Bíblia, é também chamado de Deus, mas nem por isso é
Deus. Afirmam eles ainda que Ele seja um
deus, ou simplesmente semelhante a
Deus; não seria isso contraditório? Para se defenderem, ao negar que não
creem na existência de mais de um Deus, simplesmente o comparam aos anjos e aos
juízes humanos, os quais a Bíblia também menciona como deuses.
Então vejamos aqui as
suas falhas na interpretação bíblica: Dizer que Jesus é apenas divino - que Ele apenas provém de Deus -, é uma
tentativa de diminui-lo ao mesmo nível de objetos que no Antigo Testamento
foram considerados sagrados como, por exemplo, a Arca da Aliança e os demais
objetos inseridos no tabernáculo e posteriormente no templo. As Escrituras
Sagradas nos ensinam que Ele não é uma mera criatura, Ele está acima de tudo o que
foi criado (Fp 2:9-11)
e, inclusive, já existia no princípio dos tempos também fazendo parte do
comando da criação (Jo 1:1-3[7]; Gn 1:26a; Cl 1:12-18[8] [9] [10]; Hb 1:8-10[11] [12]) e sua existência é eterna (Hb 13:8; Ap
1:8[13] [14]). O fato de Ele ser chamado de Filho de Deus apenas expõe a sua
situação naquele momento em que Ele se esvaziou da sua glória, de forma física,
ocupando um corpo humano temporariamente para habitar na terra e cumprir sua
missão de sacrifício em nome da salvação daqueles que o reconhecessem como o
Salvador (Jo 1:9-12,14; Fp 2:5-8[15]). Usar argumentos como os fatos
de que Moisés, os juízes e os anjos também foram chamados de deuses (Êx 7:1; Sl 82:1-7; 138:1) não tiram
sua real divindade, pois tais afirmações apenas consistem numa figura de
linguagem que os apresenta como representantes - ou embaixadores -, de Deus.
Assim sendo, podemos
afirmar que todas as refutações ao deísmo messiânico são apenas falhas de interpretação;
seja de forma intencional ou não, eles apenas estão considerando a condição
física da pessoa de Cristo como Messias na figura do homem encarnado. A maior
dificuldade em se entender a Trindade está na compreensão da separação pessoal
entre os três seres. Para clarear a mente em relação a isso, basta raciocinar
da seguinte forma: como pessoas eles são três distintos: um não é o outro; o
que os une é a divindade, a qual pertence a cada um dos três constituindo um só
Deus. Resumindo: são três pessoas distintas que participam da mesma deidade.
Cada um tem sua função, mas a divindade é a mesma. O Pai não é o Filho e nem o
Espírito Santo, o Filho não é o Pai e nem o Espírito Santo e o Espírito Santo não
é o Pai e nem o Filho; mas os três são o
mesmo Deus [não três deuses].
Analisemos, então, biblicamente essa questão e, para que
não pareça haver imparcialidade ou perseguição religiosa, usaremos, além da
versão Almeida Revista e Corrigida (ARC), a Tradução do Novo Mundo (TNM);
vejamos alguns dos versículos mais utilizados em relação a esse assunto:
Jo 1:1-3
(ARC) "No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era
Deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as coisas
foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. 4Nele,
estava a vida e a vida era a luz dos homens;"
(TNM)
"No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era
um deus. 2Ele estava no princípio com Deus. 3Todas as
coisas vieram a existir por meio dele, e sem ele nem mesmo uma só coisa veio a
existir.”
Jo 1:9-12,14
(ARC) "Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao
mundo, 10estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não
o conheceu. 11Veio para o que era seu, e os seus não o receberam. 12Mas
a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus:
aos que creem no seu nome, 14E o Verbo se fez carne e habitou entre
nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e
de verdade."
(TNM)
"Estava para vir ao mundo a verdadeira luz, que ilumina todo tipo de
pessoas. 10Ele estava no mundo, e o mundo veio a existir por meio
dele, mas o mundo não o conheceu. 11Ele veio ao seu próprio povo,
mas eles não o aceitaram. 12No entanto, a todos os que o receberam,
ele deu autoridade para se tornarem filhos de Deus, porque exerciam fé no seu
nome. 14De modo que a Palavra se tornou carne e residiu entre nós, e
nós vimos a sua glória, uma glória como a de um filho unigênito de um pai; ele
estava cheio de favor divino e de verdade.”
Jo 10:30
(ARC) "Eu e o Pai somos um."
(TNM)
"Eu e o Pai somos um.”
Fp 2:5-8
(ARC) "De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em
Cristo Jesus, 6que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação
ser igual a Deus. 7Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de
servo, fazendo-se semelhante aos homens; 8e, achado na forma de
homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte e morte de cruz."
(TNM)
"Mantenham a mesma atitude que Cristo Jesus teve: 6embora ele
existisse em forma de Deus, não pensou numa usurpação, isto é, em ser igual a
Deus. 7Pelo contrário, ele abriu mão de tudo que tinha, assumiu a
forma de escravo e se tornou humano. 8Mais do que isso, quando veio
como homem, ele se humilhou e se tornou obediente a ponto de enfrentar a morte,
sim, morte numa estaca.”
Fp 2:9-11
(ARC) "Pelo que também Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é
sobre todo o nome, 10para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho
dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, 11e toda
língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai."
(TNM)
"Por essa razão, Deus o enalteceu a uma posição superior e lhe deu
bondosamente o nome que está acima de todo outro nome, 10a fim de
que, diante do nome de Jesus, se dobre todo joelho - dos que estão no céu, na
terra e debaixo do chão - 11e toda língua reconheça abertamente que
Jesus Cristo é Senhor, para a glória de Deus, o Pai.”
Cl 1:12-18
(ARC) "dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança
dos santos na luz. 13Ele nos tirou da potestade das trevas e nos
transportou para o Reino do Filho do seu amor, 14em quem temos a
redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; 15o qual
é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; 16porque
nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e
invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam
potestades; tudo foi criado por ele e para ele. 17E ele é antes de
todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. 18E ele é a
cabeça do corpo da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para
que em tudo tenha a preeminência,"
(TNM)
"ao passo que agradecem ao Pai, que os habilitou para participar na
herança dos santos na luz. 13Ele nos livrou da autoridade da
escuridão e nos transferiu para o reino do seu Filho amado, 14por
meio de quem temos o nosso livramento por resgate, o perdão dos nossos pecados.
15Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;
16pois por meio dele foram criadas todas as outras coisas nos céus e
na terra, as coisas visíveis e as coisas invisíveis, quer sejam tronos, quer
domínios, quer governos, quer autoridades. Todas as outras coisas foram criadas
por meio dele e para ele. 17Também, ele já existia antes de todas as
outras coisas, e por meio dele todas as outras coisas vieram a existir. 18E
ele é a cabeça do corpo, que é a congregação. Ele é o princípio, o primogênito
dentre os mortos, para se tornar aquele que é o primeiro em todas as coisas;”
Hb 1:8-10
(ARC) "Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos
séculos, cetro de equidade é o cetro do teu reino. 9Amaste a justiça
e aborreceste a iniquidade; por isso, Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de
alegria, mais do que a teus companheiros. 10E: Tu, Senhor, no
princípio, fundaste a terra, e os céus são obra de tuas mãos;"
(TNM)
"Mas a respeito do Filho ele diz: “Deus é o seu trono para todo o sempre,
e o cetro do seu Reino é o cetro da retidão. 9O senhor amou a
justiça e odiou o que é contra a lei. É por isso que Deus, o seu Deus, o ungiu
com óleo de alegria mais do que aos seus companheiros.” 10E: “Ó
Senhor, no princípio lançaste os alicerces da terra, e os céus são obras das
tuas mãos.”
Hb 13:8
(ARC) "Jesus Cristo é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente."
(TNM)
"Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre.”
1ª Jo 5:7
(ARC) "Porque três são os que testificam no céu: o Pai, a Palavra e o
Espírito Santo; e estes três são um."
(TNM)
"Pois são três os que dão testemunho:”
Ap 1:8
(ARC) "Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e
que era, e que há de vir, o Todo-poderoso."
(TNM)
"“Eu sou o Alfa e o Ômega”, diz Jeová Deus, “aquele que é, que era e que
vem, o Todo-Poderoso”."
[1]Heresia: Doutrina, muitas vezes praticada de forma inconsciente, que se opõe aos
dogmas da Igreja. Absurdo, contrassenso, disparate. Ato ou palavra ofensiva à
Deus ou à religião.
[2]Seitas: Grupo religioso que se separa de um corpo maior ou primitivo. Grupo
de pessoas que seguem determinados princípios ou doutrinas diversas dos
geralmente aceitos no respectivo meio.
[3]Trindade: A união das três pessoas - Pai, Filho e Espírito Santo - formando um só
Deus. Deus é ao mesmo tempo uno e trino (Mt 3:13-17; 28:19; 2º Co 13:13).
[4]Atributo: Aquilo que é próprio de um ser; qualidade (Rm 1:20).
[5]Deidade: Divindade.
[6]Jeová: Significa "Senhor".
(Hebr.: YHVH, Javé.) Nome de Deus, cuja tradução mais provável é "o
Eterno" ou "o Deus Eterno". Javé é o Deus que existe por si
mesmo, que não tem princípio nem fim (Êx 3:14; 6:3). Seguindo o costume que
começou com a Septuaginta, a grande maioria das traduções modernas usa
"Senhor" como equivalente de YHVH (JAVÉ). A RA (Revista e Atualizada)
escreve "SENHOR". A forma JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A
forma Jeová (Jehovah), que só aparece a partir do ano 1518, não é recomendável
por ser híbrida, isto é, consta da mistura das consoantes de YHVH (o Eterno)
com as vogais de Adonai (Senhor).
[7]Verbo: Palavra (Jo 1:1-14). Jesus é o Logos (1ª Jo 1:1; Ap 19:13),
isto é, a Palavra, que é mais do que expressão falada: é Deus em ação,
criando (Gn 1:3), se revelando (Jo 10:30) e salvando (Sl
107:19-20; 1ª Jo 1:1-2).
[8]Principado: Dignidade de príncipe. Território cujo governo pertence a um príncipe
ou a uma princesa. Mencionado na Bíblia também em referência a espíritos, sejam
eles bons ou maus (1ª Co 15:24; Ef 1:21; 3:10; 6:12; Cl 1:16; 2:10,15).
[9]Potestade: Potência, força, poder. A divindade suprema, segundo a religião.
Potentado.
[10]Preeminência: Posição superior (Cl
1:18); (1ª Tm 3:13).
[11]Cetro: Bastão que designava autoridade real. Pequeno bastão, que tem na
extremidade superior uma esfera, uma flor ou outro ornamento e é usado pelos
soberanos europeus. Autoridade real; poder soberano. Preeminência,
superioridade.
[12]Equidade: Moderação. Imparcialidade. Justiça. Igualdade. Retidão.
[13]Alfa: A primeira letra do alfabeto grego. Quando mencionada em relação a
Jesus significa “princípio”.
[14]Ômega: A última letra do alfabeto grego. Quando mencionada em relação a Jesus
significa “o fim”.
[15]Usurpação: Ato de usurpar (apoderar-se de algo com fraude
ou violência). Apoderação em proveito próprio de uma dignidade pertencente a
outrem.
[16]Apóstata: O que pratica a apostasia (abandono ou desvio público e consciente de uma
religião, de uma doutrina, opinião ou da própria fé).
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