sexta-feira, 28 de março de 2014

O Legado de Moisés

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 13 | Jonas M. Olímpio

Deixar um legado vai além de
elaborar um projeto deixando-o
para que outros o cumpram; deixar
um legado consiste em deixar
uma imagem que marque na
lembrança das pessoas a memória
daquilo que lhes foi ensinado
por meio de exemplos
TEXTO ÁUREO
Deuteronômio 34:7 - "Era Moisés da idade de cento e vinte anos quando morreu; os seus olhos nunca se escureceram, nem perdeu o seu vigor."

VERDADE PRÁTICA
    Moisés foi usado por Deus para tirar Israel do Egito e entregar os Dez Mandamentos para a humanidade.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Deuteronômio 34:10-12; Hebreus 11:23-29

Deuteronômio 34:10-1
10 - E nunca mais se levantou em Israel profeta algum como Moisés, a quem o Senhor conhecera face a face;
11 - Nem semelhante em todos os sinais e maravilhas, que o Senhor o enviou para fazer na terra do Egito, a Faraó, e a todos os seus servos, e a toda a sua terra.
12 - E em toda a mão forte, e em todo o grande espanto, que praticou Moisés aos olhos de todo o Israel.

Hebreus 11:23-29
23 - Pela fé Moisés, já nascido, foi escondido três meses por seus pais, porque viram que era um menino formoso; e não temeram o mandamento do rei.
24 - Pela fé Moisés, sendo já grande, recusou ser chamado filho da filha de Faraó,
25 - Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus, do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado;
26 - Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa.
27 - Pela fé deixou o Egito, não temendo a ira do rei; porque ficou firme, como vendo o invisível.
28 - Pela fé celebrou a páscoa e a aspersão do sangue, para que o destruidor dos primogênitos lhes não tocasse.
29 - Pela fé passaram o Mar Vermelho, como por terra seca; o que intentando os egípcios, se afogaram.

COMENTÁRIO RESUMIDO
O LEGADO DE MOISÉS
Introdução
    Moisés recebeu um chamado especial e, durante sua trajetória, adquiriu grandes experiências, as quais servem de experiência para todos nós tanto na vida cristã quanto secular.
    Cada um de nós tem o seu legado, o que pode ser positivo ou negativo dependendo da nossa conduta diante de Deus e dos homens.
Dt 34:10-12
Hb 11:23-29

I - OS ÚLTIMOS DIAS DE MOISÉS
1. As palavras de despedida
    Perceber que estava se aproximando o final de sua vida sobre a terra não foi, para Moisés, motivo de desespero ou de tristeza, pois ele sabia que, apesar de suas falhas, isso representava não uma derrota, mas sim o fim de uma jornada com o dever cumprido.
    Quando percebeu que estava perto da morte, o apóstolo Paulo se comparou à uma libação: uma oferta líquida despejada sobre o altar como sacrifício a Deus, a qual tinha um cheiro agradável; em outras palavras, ele quis dizer que o Senhor havia recebido todo o seu sacrifício pela Obra. Você tem essa mesma sensação de dever cumprido ou, como muitos, tem medo da morte?
2ª Tm 4:6
2. Moisés incentiva o povo a meditar na Palavra
    O fato de saber que já estava acabando sua missão terrena não fez Moisés se acomodar contentando-se com sua própria salvação; ele continuou demonstrando preocupação com o povo exortando-o a cumprir a vontade de Deus, mostrando-lhes os benefícios da obediência à sua Palavra.
    Somente os que servem ao Senhor fielmente até o fim podem ter a certeza de sua eterna recompensa.
2ª Tm 4:8
3. Moisés vê a Terra Prometida e morre
    Sendo um ser humano, Moisés também não era absolutamente perfeito, e o grande erro que o fez perder a oportunidade de entrar em Canaã foi o fato de ele, num momento de ira pela rebeldia do povo, ter ferido a rocha em vez de em vez de simplesmente falar à ela que lhes desse água.
    As ansiedades da vida somadas aos estresses cotidianos nos levam, muitas vezes, à precipitação, a qual proporciona atitudes que nos custam muito caro.
Hb 10:36
4. Moisés nomeia seu sucessor
    Moisés dá mais uma grande prova do seu senso de responsabilidade através de sua atitude de preparar um sucessor antes de sua morte.
    Líderes competentes não pensam apenas em sua gestão, mas preparam sucessores, ensinando-lhes tudo o que precisam saber, provando assim ter uma real preocupação com os seus liderados.
2ª Tm 4:1,2

II - MOISÉS, PASTOR DE ISRAEL
1. Homem de Deus
    Moisés não se vangloriava e nem tirava proveito pelo fato de ser usado por Deus de uma forma especial, mas manteve a humildade sendo apenas um instrumento da forma como precisava ser.
    Uma das coisas que precisamos refletir a respeito de nosso ministério é se realmente estamos nos deixando ser usados por Deus conforme a sua vontade, ou se apenas o estamos usando para satisfazer nossas realizações pessoais.
1ª Co 9:16-18
2. Homem de oração
    Moisés não usava seus exaustivos compromissos como desculpa para não orar; muito pelo contrário, pois ele sabia que quanto mais trabalho, maior era a necessidade de buscar orientação e auxílio do alto.
    Um líder que não ora está condenando seus liderados e seus próprios projetos ao fracasso.
1ª Tm 2:1
3. Homem de fé
    A fé era o que fazia Moisés se aproximar cada vez mais de Deus, e era assim que ele ganhava cada vez mais ousadia e autoridade, as quais resultavam em grandes demonstrações de poder e milagres.
    A confiança em Deus é o que nos leva a ter condições de discernir e agir nos momentos necessários. Homens que depositam sua fé no Todo-Poderoso não são enganados e nem vencidos pelo inimigo.
At 16:16-18

III - APRENDENDO COM MOISÉS
1. A cultivar comunhão com Deus
    Sem cultivar uma verdadeira intimidade com Jeová, Moisés não teria obtido uma vida tão vitoriosa conduzindo um povo tão rebelde num lugar tão improdutivo quanto o deserto.
    Alcançar uma vida vitoriosa não consiste em ter grandes habilidades humanas ou em aprender a dominar palavras de determinação, mas simplesmente em viver da maneira que Jesus Cristo nos ensinou.
1ª Co 11:1
2. A ter comunhão com outros crentes
    O amor ao próximo foi um dos fatores que levou Moisés a peregrinar pelo deserto juntamente com o povo. Pois ele não apenas agia como líder, mas demonstrava ter cuidado por aquelas pessoas de uma maneira muito especial.
    Quem realmente tem o sentimento de Cristo dentro de si não está apenas olhando para seus próprios desejos, interesses e necessidades, mas vive e trabalha também em favor de todos aqueles a quem ele possa ajudar.
Fp 2:3-5
3. A aceitar o ministério de líderes piedosos
    Pela história de Moisés aprendemos o quanto é importante a obedecer aqueles que receberam autoridade e foram colocados pelo Senhor no lugar em que ocupam; e, como líderes, aprendemos também o quanto é necessário respeitar o chamado e a capacidade de cada um dos que estão ao nosso lado para nos ajudar.
    O respeito e a cooperação mútua são o adubo essencial para o crescimento e a produção de bons frutos no campo que estamos cultivando.
1ª Co 3:6,7
4. A ter cuidado com os inimigos
    Desde a saída do Egito como por todo o tempo de sua peregrinação, os israelitas tiveram muitos confrontos com os mais variados tipos de inimigos. Se não fosse pelas divinas estratégias dadas à Moisés, nenhuma vitória teria sido concretizada.
    Atualmente, muitos líderes têm sido derrubados por coisas mínimas pelo simples fato de não buscarem a devida orientação de Deus para agirem com sabedoria em situações de tentação ou adversidade.
1ª Tm 3:7



Conclusão
    Moisés chegou ao final de seus dias de cabeça erguida, sabendo que mesmo tendo cometido falhas como ser humano, conseguiu cumprir o objetivo da missão que lhe foi confiada por Deus.
    Cumprir a vontade de Deus é chegar no final da etapa de um trabalho ou da própria vida com a consciência tranquila e a cabeça erguida, sabendo que, mesmo com dificuldades, a confiança que Deus depositou em você foi honrada.
2ª Tm 4:7
Edição e comentário: Jonas M. Olímpio

GLOSSÁRIO
Apolo: Significa "Destruidor". Judeu de Alexandria, muito eloquente, instruído na fé cristã por Áquila e Priscila. Tornou-se poderoso pregador do evangelho em Éfeso e em Corinto (At 18:24-28; 1ª Co 1:12-13; 3:4-6; 16:12; Tt 3:13).
Aspersão: Ato de aspergir (borrifar água).
Deprecação: Ação de deprecar. Rogativa, súplica.
Dispensação: Da parte de Deus, o plano de salvação da humanidade (Ef 1:10; 3:9). Da parte do ser humano, "dispensação" é trabalho ou missão que visa à aplicação do plano divino em favor da humanidade (1ª Co 9:17; Ef 3:2; Cl 1:25).
Instar: Insistir, pedir, rogar, implorar.
Legado: Missão; continuação de um trabalho. Disposição, a título gracioso, por via da qual uma pessoa confia a outra, em testamento, um determinado benefício, de natureza patrimonial; doação "causa-mortis". Parte da herança deixada pelo testador a quem não seja herdeiro por disposição testamentária nem fideicomissário.
Moabe: Neto de Ló, nascido do incesto com sua filha (Gn 19:30-38).  Povo descendente de Moabe e sua terra, localizada a leste do Jordão (Nm 26:3).
Monte Nebo: Um dos montes mais elevados da região montanhosa de Abarim, na terra de Moabe, de onde Moisés, antes de morrer, pôde ver a terra de Canaã (Dt 32:49; 34:1-6). Cidade de Moabe próxima do monte Nebo (Jr 48:1). Deus babilônico (Is 46:1). 
Redarguir: Repreender, replicar, responder.
Rogar: Pedir com insistência.
Vitupério: Ato de condenar ou repreender. Desprezo, ignomínia. Insulto, injúria, agravo, ofensa, ultraje. Ato vergonhoso, infame. Acusação infame. Grande humilhação.

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 13 | Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.