sexta-feira, 14 de março de 2014

Deus Escolhe Arão e Seus Filhos Para o Sacerdócio

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 11 | Jonas M. Olímpio

O exercício do ministério sacerdotal
incluía várias atividades para as
quais os sacerdotes e os demais
levitas deveriam estar sempre
preparados. De que maneira você
está oferecendo seus sacrifícios ao
Senhor?
TEXTO ÁUREO
Apocalipse 5:10 - "E para o nosso Deus nos fizeste reis e sacerdotes; e reinaremos sobre a terra".

VERDADE PRÁTICA
    Cristo nos fez reis e sacerdotes, para anunciarmos as virtudes do seu Reino.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êx 28:1-11
1 - Depois tu farás chegar a ti teu irmão Arão, e seus filhos com ele, do meio dos filhos de Israel, para me administrarem o ofício sacerdotal; a saber: Arão, Nadabe, e Abiú, Eleazar e Itamar, os filhos de Arão.
2 - E farás vestes sagradas a Arão teu irmão, para glória e ornamento.
3 - Falarás também a todos os que são sábios de coração, a quem eu tenho enchido do espírito da sabedoria, que façam vestes a Arão para santificá-lo; para que me administre o ofício sacerdotal.
4 - Estas pois são as vestes que farão: um peitoral, e um éfode, e um manto, e uma túnica bordada, uma mitra, e um cinto; farão, pois, santas vestes para Arão, teu irmão, e para seus filhos, para me administrarem o ofício sacerdotal.
5 - E tomarão o ouro, e o azul, e a púrpura, e o carmesim, e o linho fino,
6 - E farão o éfode de ouro, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, de obra esmerada.
7 - Terá duas ombreiras, que se unam às suas duas pontas, e assim se unirá.
8 - E o cinto de obra esmerada do seu éfode, que estará sobre ele, será da sua mesma obra, igualmente, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
9 - E tomarás duas pedras de ônix, e gravarás nelas os nomes dos filhos de Israel,
10 - Seis dos seus nomes numa pedra, e os outros seis nomes na outra pedra, segundo as suas gerações;
11 - Conforme à obra do lapidário, como o lavor de selos lavrarás estas duas pedras, com os nomes dos filhos de Israel; engastadas ao redor em ouro as farás.

COMENTÁRIO RESUMIDO
    Slides em Power Point com os principais pontos da lição dessa semana, incluindo imagens explicativas sobre o significado das vestes sacerdotais e mapa com a divisão das tribos de Israel.


GLOSSÁRIO
Abiú: Sacerdote, filho de Arão. Ele e o seu irmão Nadabe foram mortos por causa de desobediência (Êx 28:1; Lv 10:1,2).
Arão: Significa "Iluminado". Filho de Anrão e Joquebede e irmão de Moisés (Nm 26:59). Foi auxiliar de Moisés na tarefa de tirar os israelitas do Egito (Êx 4:14-16; 7:1-2) e de levá-los a Canaã. Foi pai de quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Êx 6:23). Arão teve seus momentos de fraqueza (Êx 32:1-29; Nm 12.1-15}. Ele e os seus filhos foram consagrados para servirem como sacerdotes (Êx 28:1). Sua morte está registrada em (Nm 20:22-29).
Bispo: Dirigente da igreja cristã. Os bispos se dedicavam ao ensino da doutrina e à pregação do evangelho. Nos tempos apostólicos, o bispo cuidava de uma igreja local e era também chamado de presbítero (At 20:17-28; 1ª Tm 3:1-7; Tt 1:5-9); ancião. Só mais tarde os bispos se tornaram responsáveis por um grupo de igrejas de determinada região.
Dom: Domínio sobre algum tipo de atividade. Talento, prenda, aptidão, capacidade, habilidade especial, Bem espiritual proporcionado por Deus: graça. Dádiva ou presente oferecido a alguém.
Éfode: Estola sacerdotal. Espécie de manto usado pelo sumo sacerdote. Era feito de linho fino, enfeitado com ouro e bordado e preso por um cinto (Êx 28:6-14; 39:2-7).
Eleazar: Significa "Deus Ajuda". Terceiro filho de Arão (Êx 6:23). Foi sumo sacerdote (Nm 3:32) e ajudou Moisés e depois Josué (Js 14:1; 19:51).
Engastar: Fixar pedra preciosa em metal precioso (Êx 28:11).
Episcopado: A função de bispo (1ª Tm 3:1). supervisão. Ministério de supervisão, ofício, cargo, ofício de um ancião. Supervisores ou dirigentes de uma igreja cristã.
Esmerado: Feito com esmero (cuidado). Caprichado.
Indumentária: Conjunto do vestuário de determinada época, região, religião ou povo. Roupa, traje.
Itamar: Filho mais novo de Arão com Eliseba (Êx 6:23; Lv 10:6-20).
Lapidário: Lapidador (Êx 28:11). Aquele que faz o polimento de pedras preciosas.
Lavor: Gravação em relevo (Êx 28:11). Lavrar; esculpir.
Manto: : Peça de roupa que reis, autoridades civis e religiosas e pessoas ricas vestiam por cima das outras roupas (1º Sm 24:4; Lc 23:11). Capa (Js 7:21; Mt 5:40).
Mitra: Faixa para a cabeça, diadema, cinta. Nome dado ao turbante usado pelo sumo sacerdote (Êx 28:4).
Nadabe: Significa "Disposto". A Bíblia relata a existência de dois homens com esse nome: 1) Filho de Arão. Ele se tornou sacerdote, mas foi morto junto com seu irmão Abiú quando ambos ofereciam culto estranho a Deus (Êx 6:23; 28:1; Lv 10:1-7). 2) Segundo rei de Israel, que reinou 2 anos, em 910 e 909aC., depois de Jeroboão I, seu pai (1º Rs 14:20; 15:25-31).
Ombreira: Batente vertical de portas e janelas (Êx 12:7). A parte da vestimenta que fica no ombro (Êx 28:25).
Ônix: Pedra preciosa. Variedade de calcedônia ou de ágata, semitransparente em forma de quartzo com camadas paralelas de diferentes tons.
Peitoral: Peça de roupa usada pelo sumo sacerdote quando paramentado. Bolsa sagrada do sumo sacerdote designada a guardar o Urim e o Tumim. Tinha esse nome por ficar a altura do peito (Êx 28:15-30).
Redarguir: Repreender, replicar, responder.
Sacerdote: Do hebraico “kahan” que significa mediador em “atos religiosos”. No judaísmo, o sacerdócio é hereditário através da ascendência paterna. Estas famílias são da tribo dos Leviim (Levitas), e são tradicionalmente aceitos como os descendentes de Aarão. Em Êxodo 30:22-25 Deus ordena a Moisés que fizesse uma unção de óleo santo para consagrar os sacerdotes de todas as gerações que virão. Durante os tempos dos dois Templos judeus em Jerusalém, os levitas foram responsáveis por diários e especiais feriados judaicos, bem como oferendas e sacrifícios no templo conhecido como o Korban. O sacerdócio original termina com a morte e ressurreição de Jesus, especialmente com o rasgar do véu quando de Sua expiração na Cruz. O sacerdócio continua, analogamente, na pessoa de todos os crentes, que têm contato diretamente com Deus, mas não há mais necessidade da realização de sacrifícios de sangue.
Torpe: Desonesto, impudico. Indecoroso, infame, vergonhoso. Indecente, obsceno. Ignóbil, sórdido. Asqueroso, nojento, repugnante. Maculado, manchado, sujo.
Túnica: Peça de roupa, parecida com uma camisola, que os judeus usavam por cima da pele e por baixo da capa (Jo 19:23).
Urim e Tumim: Significa "Luz e Perfeição". Dois pequenos objetos usados pelos sacerdotes israelitas para consultarem a Deus a fim de se saber qual a sua vontade sobre algum assunto (Êx 28:30; Nm 27:21; 1º Sm 28:6).

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 11 | Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.