terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Moisés - sua Liderança e seus Auxiliares

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 8 | Jonas M. Olímpio

Uma das principais características
de um líder realmente orientado e
capacitado por Deus é a humildade;
pois uma pessoa que acha que pode
ter domínio sobre tudo e sobre  todos
simplesmente não tem domínio nem
sobre si própria e, consequentemente,
não serve para liderar
TEXTO ÁUREO
Êx 18:19a - "Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo."

VERDADE PRÁTICA
    Para cuidar da sua Obra, Deus chama a quem Ele quer, e pelo seu Espírito capacita essas pessoas para a sua santa missão.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êxodo 18:13-22
13 - E aconteceu que, no outro dia, Moisés assentou-se para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até à tarde.
14 - Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto, que tu fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até à tarde?
15 - Então disse Moisés a seu sogro: É porque este povo vem a mim, para consultar a Deus;
16 - Quando tem algum negócio vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
17 - O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 - Totalmente desfalecerás, assim tu como este povo que está contigo; porque este negócio é mui difícil para ti; tu só não o podes fazer.
19 - Ouve agora minha voz, eu te aconselharei, e Deus será contigo. Sê tu pelo povo diante de Deus, e leva tu as causas a Deus;
20 - E declara-lhes os estatutos e as leis, e faze-lhes saber o caminho em que devem andar, e a obra que devem fazer.
21 - E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinqüenta, e maiorais de dez;
22 - Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo.

COMENTÁRIO RESUMIDO
Moisés - SUA LIDERANÇA E SEUS AUXILIARES
Introdução
    Moisés era formado em várias áreas nas maiores escolas egípcias, porém, o conhecimento não lhe deu capacidade para trabalhar sozinho. Foram a humildade e o bom senso que lhe permitiram ter a sabedoria de ouvir seu sogro, um homem simples do campo, que lhe mostrou como ele precisava das pessoas a sua volta para exercer seu ministério.
    Um grande erro de muitos líderes é achar que obterão êxito fazendo determinados tipos de trabalhos sozinhos. Pois todos, por mais capacitados que sejam, têm um limite em sua estrutura, o qual fará que, em algum momento, eles não suportem carregar todo o peso sem ajuda.
Êx 18:13-22

I - O TRABALHO DO SENHOR E OS SEUS OBREIROS
1. Despenseiro e não dono
    O fato de Moisés se manter sozinho na liderança não significa que ele fosse soberbo ou que quisesse ter absoluto domínio sobre o povo de Deus; sua falha foi - por saber que Deus estava com Ele -, achar que não precisaria de ajuda e também provavelmente por pensar que ninguém ali tivesse capacidade para liderar.
    A falta de visão leva muitos homens de Deus a fracassarem na liderança ministerial. Muitos - independentemente de estarem agindo com maldade ou não -, abusam de sua autoridade e, em vez de zelosos, acabam por se tornar negligentes na Obra do Senhor, não só por serem ineficazes, mas também por impedirem que outros conduzam aquele trabalho da forma que deveria ser.
3ª Jo 1:9,10
2. Falta de percepção do líder
    Apesar da competência de Moisés, ele sozinho não conseguia perceber todas as necessidades a sua volta, e uma dessas necessidades era a dele próprio; porque trabalhando sem ajuda num ritmo tão acelerado, chegaria um momento em que não aguentaria, e as consequências atingiriam não só a ele, mas também ao povo.
    Diferentemente de Moisés, alguns líderes trabalham sozinho porque querem ter total domínio sobre o seu grupo. Porém, a Palavra de Deus nos ensina que devemos cuidar daqueles que estão sob nossa responsabilidade porque a Obra não pertence a nós.
1ª Pe 5:2,3
3. O líder necessita de ajudantes
    Observando a situação e o argumento de Jetro, podemos perceber que Moisés já estaria à beira de um esgotamento por excesso de trabalho. Seu zelo pelo povo era tão grande que ele havia esquecido de cuidar de si próprio.
    O cuidado excessivo com o trabalho sem saber fazer uso da capacidade daqueles que estão à sua volta é o que tem levado muitos líderes a serem abatidos pelo desânimo causado por decepções e também por doenças decorrentes do stress que o levam, muitas vezes, a ter que parar seu ministério para enfrentar tratamentos médicos; está cada vez maior o número de pastores que chegam até mesmo à morte vítimas de ataques cardíacos ou outras doenças fatais. Não importa qual seja a função do obreiro, mas todos precisam de ajuda.
Fp 4:14

II - OS AUXILIARES DE MOISÉS NO MINISTÉRIO
1. Deus levanta auxiliares
    Moisés ainda não tinha se dado conta disso, mas estava rodeado de pessoas que tinham condições de ajudá-lo não somente em trabalhos secundários, mas diretamente nos trabalhos administrativo.
    Como podemos ver em Efésios 4:11, e também em outros textos do Novo Testamento, os trabalhos eclesiásticos precisam ser divididos e colocados em ordem de forma que respeitem a hierarquia. Mas, para que isso funcione da forma correta, o líder precisa ter visão espiritual para escolher pessoas realmente chamadas e capacitadas por Deus.
At 6:3
2. Os auxiliares de Moisés
    Pelo que se pode observar, para as principais funções da liderança, Moisés escolheu pessoas ligadas à ele, inclusive alguns da sua própria família. Os demais não foram citados, mas certamente eram pessoas de grande confiança e que sabiam a importância daquele tão grandioso trabalho..
    Além de procurar, na medida do possível, conhecer aqueles que escolhe para algum trabalho, o líder deve ser inspirado por Deus e saber ensinar aos seus auxiliares que a Obra não deve ser feita por interesses pessoais e que suas dificuldades serão superadas com a ajuda daquEle que os chamou.
Lc 18:28-30

III - QUALIDADES DE MOISÉS COMO LÍDER
1. Mansidão e humildade
    Moisés era tão privilegiado que Deus falava com ele face a face. No entanto, nem tudo o Senhor lhe disse ou ensinou nessas conversas, e ele precisou ter humildade para ouvir conselhos de alguém mais simples do que eles.
    O grande erro de muitos líderes é se acharem tão superiores a ponto de não precisarem ouvir a ninguém. Essa não somente é uma forma de subestimar a capacidade ou a inteligência de seu grupo, como também é um grande perigo: pois um líder nem sempre sabe ou percebe tudo; geralmente, os que estão envolvidos na situação são os que sabem da necessidade da equipe.
Lc 14:31,32
2. Piedoso e obediente
    Moisés tinha uma postura rígida e autoritária, mas era amoroso e dava atenção ao seu povo. Isso o ajudava a conquistar confiança e respeito, pois todos, até mesmo os murmuradores, o procuravam nas horas mais difíceis, sendo que poderiam simplesmente terem se rebelado contra ele.
    Uma coisa que muitos líderes parecem não saber é que a sua função é servir e não simplesmente serem servidos. Ignorando isso, oprimem o povo impondo um fardo tão pesado que muitos não aguentam e acabam por se afastar da Casa de Deus. A honra é para aqueles que sabem honrar os que dependem deles.
Mt 20:26-28
3. Fiel
    Moisés também tinha suas falhas como qualquer homem comum, mas uma virtude o mantinha no poder: a fidelidade. Como homem espiritual ele sabia que não tinha a quem recorrer além de Deus, e como líder ele ensinava seus auxiliares e seus liderados a dependerem dEle e não dele.
    Uma das mais importantes coisas que um líder deve saber é que acima dele está aquEle a quem ele deve prestar contas; ao seu lado existem outros com quem ele deve compartilhar o trabalho; e abaixo, as pessoas a quem ele deve respeito, pois se não fosse por elas não existiria essa posição que ele ocupa. Um líder que seja infiel para com qualquer uma dessas três partes nada mais é do que mais um entre tantos outros que não cumprem seu chamado assim como determina a Palavra de Deus.
2ª Co 2:17



Conclusão
    Moisés poderia ter sido mais um líder vencido por problemas de saúde devido ao excesso de trabalho, mas não deixou o privilégio do “status" de homem de Deus” lhe subir à cabeça e teve a humildade de ouvir conselhos e aceitar dividir o trabalho com seus companheiros; essa atitude beneficiou não somente a ele próprio, como também aos demais que tiveram a oportunidade de trabalhar e o povo que teve suas necessidades melhor atendidas por terem mais fácil acesso a representantes da liderança.
    Imagine um pastor cuidando sozinho de todos os departamentos da igreja, em vez de apenas acompanha-los orientando e interferindo só no que fosse necessário: essa falta de visão ministerial não somente prejudicaria sua vida particular, como também atrapalharia o crescimento ministerial de seus obreiros e o desenvolvimento da Obra. Nem Jesus trabalhou sozinho, e assim nos ensinou o quanto é importante a organização e a distribuição das tarefas.
Mc 3:13-15
Edição e comentário: Jonas M. Olímpio

DICIONÁRIO
Arão: Significa "Iluminado". Filho de Anrão e Joquebede e irmão de Moisés (Nm 26:59). Foi auxiliar de Moisés na tarefa de tirar os israelitas do Egito (Êx 4:14-16; 7:1-2) e de levá-los a Canaã. Foi pai de quatro filhos: Nadabe, Abiú, Eleazar e Itamar (Êx 6:23). Arão teve seus momentos de fraqueza (Êx 32:1-29; Nm 12.1-15}. Ele e os seus filhos foram consagrados para servirem como sacerdotes (Êx 28:1). Sua morte está registrada em (Nm 20:22-29).
Atinente: Concernente, peculiar, pertinente, que diz respeito, relativo, tocante.
Diótrefes: Um cristão arrogante e orgulhoso mencionado em 3ª Jo 1:9. Provavelmente um líder ou um obreiro de uma das congregações da Igreja Primitiva por volta do ano 90dC. Foi duramente criticado pelo apóstolo João por sua atitude arrogante demonstrada através do fato de  buscar destaque entre os irmãos não querendo abrir espaço para que outros fizessem a Obra naquele local, impondo sua autoridade incitando seus membros contra eles.
Eclesiástico: Relativo ou pertencente à Igreja. Pastor, sacerdote, padre, clérigo. Um dos livros apócrifos do Antigo Testamento.
Hierarquia: Ordem, graduação, categoria existente numa corporação ou entidade qualquer.
Jetro: Significa "Superior". Foi um sacerdote em Midiã, sogro e conselheiro de Moisés (Êx 3:1; 18:1-27). É chamado também de Reuel (Êx 2:18} e de Hobabe (Nm 10:29; Jz 4:11).
Josué: Significa "Javé É Salvação". Auxiliar e, depois, sucessor de Moisés (Êx 17:8-13; Dt 31:1-8). Josué comandou a travessia do rio Jordão (Js cap. 3) e tomou Jericó (Js cap. 6). Conquistou a terra de Canaã e a dividiu entre as tribos de Israel (Js caps. 8-21). Após abençoar o povo e renovar a Aliança com Deus, Josué morreu com a idade de 110 anos (Js cap. 24). É o autor de um livro que leva o seu nome.
Miriã: Irmã mais velha do profeta Moisés e de Arão. Quando o faraó deu a ordem de que matassem todos os recém-nascidos hebreus, sua mãe Joquebede (Números 26:59), colocou seu irmão Moisés numa cesta e o colocou no Rio Nilo; então, sendo ele encontrado pela filha do faraó, ela indicou sua própria mãe para que fosse babá dele (Êx 2:7). Mais tarde, sofreu temporariamente de lepra alegadamente por sua rebeldia perante a autoridade de Moisés (Nm cap. 12). Miriã era também profetiza e tocava tamboril (Êx 15:20);ela morreu e foi sepultada em Cades (Nm 20:1).
Monopólio: Concentração do poder nas mãos de uma só pessoa ou instituição.
Primado: Primeiro lugar. Destaque.
Reputação: Fama. Ter boa ou má reputação significa ter boa ou má fama..

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 8 | Jonas M. Olímpio

2 comentários:

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.