terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Um Lugar de Adoração a Deus no Deserto

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 9 | Jonas M. Olímpio

O tabernáculo, como todos os
seus utensílios, apontam para
Cristo e a sua Igreja
TEXTO ÁUREO
Êx 25:8 - "E me farão um santuário, e habitarei no meio deles."

VERDADE PRÁTICA
    Deus deseja habitar entre nós, para que Ele seja o nosso Deus e para que nós sejamos o seu povo.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Êx 25:1-9
1 - Então falou o Senhor a Moisés, dizendo:
2 - Fala aos filhos de Israel, que me tragam uma oferta alçada; de todo o homem cujo coração se mover voluntariamente, dele tomareis a minha oferta alçada.
3 - E esta é a oferta alçada que recebereis deles: ouro, e prata, e cobre,
4 - E azul, e púrpura, e carmesim, e linho fino, e pêlos de cabras,
5 - E peles de carneiros tintas de vermelho, e peles de texugos, e madeira de acácia,
6 - Azeite para a luz, especiarias para o óleo da unção, e especiarias para o incenso,
7 - Pedras de ônix, e pedras de engaste para o éfode e para o peitoral.
8 - E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.
9 - Conforme a tudo o que eu te mostrar para modelo do tabernáculo, e para modelo de todos os seus pertences, assim mesmo o fareis.

- Para a lição dessa semana vou disponibilizar para download uma antiga apostila minha que tem como título "O Tabernáculo".



DICIONÁRIO
Alçada: O termo oferta alçada vem do hebraico teruma, que quer dizer "pesadas, altas, elevadas, produtivas, etc. A oferta alçada tem objetivo específico (Ex 35:21-22; Lv 7:14).
Calvário: Significa Caveira devido à sua semelhança à um crânio. Monte, situado fora da cidade de Jerusalém, também chamado de Gólgota, onde Jesus foi crucificado (Jo 19:17).
Carmesim: Escarlate ou escarlata. Vermelho vivo e brilhante.
Cetim: Acácia. Madeira forte e durável usada em construção e na fabricação de móveis (Êx 25:5).
Éfode: Estola sacerdotal. Espécie de MANTO usado pelo sumo sacerdote. Era feito de linho fino, enfeitado com ouro e bordado e preso por um cinto (Êx 28:6-14; 39:2-7).
Engaste: Aro ou peça em que se fixa uma pedra preciosa (Êx 28:13).
Especiaria: Qualquer coisa de cheiro agradável, especialmente planta, usada para dar mais sabor aos alimentos ou bebidas. O cravo, a canela, a pimenta são especiarias (Is 39:2; Ap 18:13).
Holocausto: Significa “queimado”. Sacrifício em que a vítima era consumida pelo fogo.
Incenso: Resina aromática de certas árvores que, misturada com especiarias (Êx 30:34-38), era queimada nas cerimônias de adoração a Deus (Lv 16:13), de manhã e à tarde (Êx 30:1-10). O incenso era símbolo das orações que subiam para Deus (Sl 141:2; Ap 8:3-5).
Peitoral: Peça de roupa usada pelo sumo sacerdote quando paramentado (Êx 28:15-30).
Prefigura: Representação antecipada (Rm 5:14). Tipo.
Púrpura: O termo púrpura (ou roxo) atribui-se a um leque de tons entre o vermelho e o azul. Obtém-se misturando as cores primárias; vermelho e azul. Não há consenso em relação aos tons que podem ser considerados púrpura, preferindo algumas pessoas referirem-se a magenta ou heliotropo.
Santuário: Lugar de adoração (Êx 25:8; Hb 9:1). O Santo Lugar (Êx 26:33). O Santíssimo Lugar (Hb 9:25).
Sardônica: Pedra semipreciosa alaranjada ou vermelha (Ap 4:3); em algumas versões bíblicas é chamada de sardônio (Ap 21:20).
Tabernáculo: Do latim tabernaculum, "tenda", "cabana" ou "barraca" e designa o santuário portátil onde durante o Êxodo até os tempos do Rei Davi os israelitas guardavam e transportavam a arca da Aliança, a menorá e demais objetos sagrados. Em hebraico se chamava mishkan, משכן, "moradia", (local da Divina morada). Também se denominava mow'ed, מוֹעֵד, "Tenda da Reunião". Era composto de três partes: Átrio Exterior, Santo Lugar e Santo dos Santos. Deus ordenou a sua construção (Êx 25:9).
Texugo: Animal marinho (Ez 16:10).
Unção: Ato de ungir; A unção era feita pelos sacerdotes passando azeite sobre a cabeça de pessoas separadas para o serviço sagrado ou para um reinado. Também usada no Novo Testamento, e também nos dias atuais, por obreiros durante a oração por enfermos. Em nossa linguagem evangélica popular representa a capacidade espiritual de uma pessoa no uso de seus dons. Dizer que uma pessoa tem unção é o mesmo que dizer que ela é ungida por Deus, ou seja: que foi especialmente separada e capacitada por Ele para o desempenho de algo.
Voluntariamente: De forma voluntária (sem coação nem imposição de ninguém).

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 1º Trimestre de 2014 - Uma Jornada de Fé - Lição 9 | Jonas M. Olímpio

4 comentários:

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.