sábado, 24 de abril de 2010

A importância da Teologia

Teologia não é o conhecimento 
do homem, como muitos 
dizem, mas sim o 
conhecimento sobre Deus
    Alguns ignoram a importância do estudo da Bíblia e dizem que é só orar para Deus nos usar; Mas a própria Palavra de Deus diz que para não sermos vítimas de falsos ensinamentos, além de crescer na graça, devemos crescer também no conhecimento (2ª Pe 3:17,18). De fato, o Espírito Santo nos lembrará todas as coisas, mas como nos lembraremos daquilo que não conhecemos? Sei que os irmãos que não possuem muito estudo são bastante usados por Deus, mas, muitas vezes, eles se empolgam e pregam algumas heresias dizendo que estão na Bíblia e que Deus manda dizer. Quem ama ao seu Salvador e gosta de evangelizar, precisa se aprofundar mais no conhecimento das Sagradas Escrituras (1ª Tm 3:14-17).
O desprezo à Palavra de Deus
tem sido uma das principais
características dos cristãos
atuais
    Tenho notado com uma certa tristeza que a preocupação com o conteúdo da Palavra tem sido deixado de lado por muitos dos atuais obreiros, os quais têm se empenhado mais é em se auto-promoverem usando o
nome de Deus, conseguindo assim encher suas igrejas sem se importarem com os escândalos que estão trazendo para o Evangelho (Lc 17:1). E isso tem feito também com que muitos de nossos irmãos, sem muita sabedoria, venham a censurar o estudo da Palavra dizendo que esses maus obreiros se corromperam devido ao seu conhecimento teológico. Isso é uma terrível mentira do cão!!! O estudo e o conhecimento da Palavra não podem corromper o verdadeiro crente, pois a Bíblia nunca fez mal a ninguém, muito pelo contrário: Ela é a verdadeira fonte da vida, pois são as Sagradas Escrituras que nos aproximam de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo! A Teologia nada mais é do que um estudo organizado e detalhado sobre a Deus e o seu propósito com a humanidade, quem ignora isso está pecando e é isso que o Diabo quer: Que rejeitemos o conhecimento, nos tornando assim cada vez mais vulneráveis aos seus cruéis, covardes e malígnos ataques. Se alguns fazem mal uso de seu conhecimento teológico, um dia vão prestar contas disso diante de Deus (Mt 12:34-37)! Há ainda aqueles que não se preocupam com o profundo ensinamento da Palavra por julgarem isso desnecessário para a ação do Espírito Santo, e assim controlam grandes instituições ministeriais nas quais seus seguidores não sabem e nem praticam retamente os mandamentos divinos e pensam estar seguindo o caminho certo. Estes tais líderes religiosos não têm noção do mal que estão fazendo aos que seguem seus ensinamentos e até mesmo a eles próprios (Mt 23:13).
Como alguém pode
conseguir se apegar a
Jesus rejeitando o
conhecimento da
Palavra que leva a Ele?
    Muitos “crentes” ainda têm a pecaminosa arrogância de dizer que não precisam de ensinamento bíblico e tampouco de Escola Dominical... Porém, devemos entender que estudar a Bíblia não é pra qualquer um: Essa é uma virtude especial e particular daqueles que têm humildade suficiente para admitir que não sabem tudo e que precisam aprender cada vez mais para andarem no caminho certo (Sl 119:105).
O que você tem feito em defesa
do Evangelho mediante aos
ataques do inimigo contra a
Palavra de Deus?
    Como verdadeiros crentes devemos ser implacáveis defensores da Verdade e o nosso coração deve estar sempre aplicado em cumprir a vontade do Pai. E como a cumpriremos se não a conhecermos? Não há como cumprir uma lei governamental, se essa lei não for devidamente publicada e divulgada nos meios de comunicação do país. Assim é a Palavra de Deus: Se não a lermos meditando nela profundamente analisando os seus mais complexos detalhes, poderemos estar servindo a Deus em vão, não conhecendo os seus mais íntimos propósitos para a nossa vida (Fp 2:14-16).
Uma das maiores virtudes do
ser humano é a humildade; e
somente quem é humilde tem a
capacidade de admitir que
precisa aprender mais
    O crente não precisa ser um teólogo, mas deve ter um bom conhecimento bíblico. Pois aquilo que dizemos a um pecador ou a um novo convertido, ele recebe como absoluta verdade, e, em sua mente, essa será a imagem que ele terá da igreja e do próprio Deus. Portanto, nos apliquemos com mais dedicação em aprender a Palavra e tenhamos cuidado com o que falamos (Mt 22:29)!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.