1ª Tm 6:10a - “Porque o amor ao
dinheiro é a raiz de toda a espécie de males [...]”
Interpretação exige atenção e senso crítico: quem tem atenção
percebe que o texto diz que o problema não está no dinheiro, mas no amor a ele,
e o senso crítico serve para a pessoa não aceitar tudo o que ouve
costumeiramente sem verificar se realmente está escrito dessa forma. O equívoco
no entendimento em relação a esse versículo tem causado uma verdadeira
demonização da imagem do dinheiro; é como se ser bem-sucedido financeiramente fosse
pecado. Mas nem é preciso ser muito inteligente para perceber que o pecado está
no apego às coisas materiais.
Nessa carta, entre vários outros assuntos,
era tratada a questão da ganância e da preocupação com as coisas terrenas, questão
essa sobre a qual ele advertia que o maior lucro do questão é a prática
verdadeira da religião: a piedade, ou seja, a prática do amor (1ª Tm 6:6; Tg 1:26,27); as coisas dessa
vida são passageiras (1ª Tm 6:7; Sl 49:16,17); o Senhor provê o necessário para a nossa vida (1ª Tm 6:8; Mt 6:30-32); a cobiça leva à
perdição da alma (1ª Tm 6:9; Lc 12:16-21); e essa perdição inclui muito sofrimento também aqui na terra (1ª Tm 6:10; Pr
1:18,19); por isso os
crentes são orientados a manterem-se longe de desejos que os impeçam de
priorizar as coisas espirituais (1ª Tm 6:11; Mt 6:19-21); exercendo seu
chamado visando a vida eterna (1ª Tm 6:12; Mt 19:16-24). É também necessário esclarecer que as riquezas não são um mal por si
só, pois, sendo bem aplicadas tornam-se bênçãos tanto para os que as possuem
quanto para o seu próximo (Sl 37:25,26). Entretanto, aqueles que vivem apenas focados nelas tornam-se
avarentos, egoístas, orgulhosos e autoconfiantes a tal ponto de achar que não
devem confiar ou não precisam depender de Deus (Pr 30:8,9). Os males que temos
presenciado na sociedade atual - inclusive
na igreja - comprovam o que diz a Bíblia, pois, de uma forma ou de outra,
sua raiz está no amor existente pelo passageiro conforto causado pela conquista
do dinheiro (Mt 26:14,15; 27:3-5).
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