domingo, 17 de janeiro de 2021

Como “Quebrar” Maldições?

         

Existe alguma receita pronta para quebrar maldição ou qualquer 
outro tipo de mal? Se você estiver pensando em rituais ou
amuletos de sorte como, por exemplo, objetos ungidos, a 
resposta é "não"! Mas se estiver disposto a mudar totalmente
seu modo de viver sendo obediente à Palavra de Deus, pode ter 
certeza de que não há mal que resista!
            De acordo com o “conhecimento bíblico” que tem sido propagado em muitas portas abertas nos dias atuais com nome de igreja, a resposta para essa pergunta é quase que automática: campanha de sete dias usando um tema bíblico fora do contexto, voto com oferta financeira, Bíblia aberta no Salmo 23 ou 91, uso de objetos ungidos pelo pastor, não falar contra o pecado porque Jesus é amor, cantar louvores para expulsar espíritos malignos e, entre outras coisas mais, “profetizar” palavras positivas para afastar o capeta. Se essa é sua visão espiritual, meu amigo, sinto muito em dizer, mas você é apenas um supersticioso disfarçado de cristão. Isso mesmo! Não são rituais que serão atendidos por Deus - se assim fosse, estaríamos sob a “letra da Lei[1]” até hoje -, mas a maravilhosa Graça[2] por meio do nosso arrependimento e transformação. Quer entender melhor? Então vamos para a Bíblia!

Em 2ª Coríntios 5:17 está escrito o seguinte: “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”; tal afirmação abrange todas as áreas na vida de um cristão, inclusive fatores relacionados à maldições, o que pode ser maldição lançada por alguém no passado contra a pessoa diretamente ou sobre sua família, fazendo com que alguns a sua volta, ou ele mesmo, esteja preso à problemas diversos ou específicos, consequências do ambiente em que vive ou da maneira que foi ensinado a agir, por não estar espiritualmente vivendo conforme a vontade de Deus.

“Estar em Cristo” é um fator condicional, mas o que significa isso? Isso nada mais é do que reconhecer que Jesus Cristo é o Salvador da tua alma, assim sendo, Ele é o teu Senhor, o teu Dono. Quem reconhece o senhorio - a autoridade­ - de alguém, se dispõe a obedecê-lo. A pessoa que está em Cristo procura agradá-lo em todas as suas atitudes e não apenas em momentos de adoração num ambiente de religiosidade; ela procura conhecer Sua Palavra porque é nela que estão contidos seus mandamentos e busca se manter espiritualmente ligada à Ele, entendendo que, apesar de viver nesse mundo, sua vida aqui é passageira e o mais importante é preservar a vida eterna (Fp 3:20,21). Não há maldição que resista a isso!

“Ser nova criatura” é um processo de transformação que começa interiormente e atinge todo o exterior da pessoa; não há como não perceber quando alguém muda totalmente suas atitudes buscando ser alguém melhor para si mesmo e também para o próximo. Você próprio sabe se é uma nova criatura quando não consegue mais dizer aquelas mentirinhas de costume, passa a ter vergonha de atitudes imorais, começa a repudiar atos de covardia e chega a sentir um certo medo de ações desonestas que antes pareciam normais; resumindo, você não aceita mais aquilo que você sabe que Deus não aceita. Sua mentalidade, sentimentos e atitudes simplesmente mudam (Rm 12:2). Não há maldição que resista a isso!

“As coisas velhas já terem passado” é um grande desafio para o cristão, pois isso implica em não ser mais dominado por sentimentos como ressentimentos do passado, porque existe um processo maligno que costuma abranger todo o período de vida de um indivíduo: quando a pessoa está espiritualmente vulnerável os traumas do passado ocupam uma grande parte de seus pensamentos a levando a viver com tristeza, ódio e medo; tais estados fazem com que sua vida no presente seja dominada por constantes situações de stress, as quais resultam em conflitos em seus ambientes de convivência; em decorrência desses desacertos várias conquistas são frustradas levando a mesma a um grande estado de ansiedade pelo futuro, geralmente, num misto de esperança de êxito e certeza de fracasso. Tudo isso são ingredientes da venenosa receita da indesejada, temerosa e perigosa depressão[3] - devo ressaltar que não estou afirmando que todos que se encontrem em depressão estejam sob ação maligna -. De fato, lidar com questões tão complexas que te causem dor não é tão simples assim, no entanto, saber não supervalorizar coisas negativas do passado pode sim tornar o presente mais fácil e o futuro melhor. Carregue o pensamento de que todo o sofrimento é momentâneo, mas, para quem não desistir, a vitória será eterna (2ª Co 4:17,18). Não há maldição que resista a isso!

“Tudo se fazer novo” se refere aos efeitos das mudanças na vida de quem verdadeiramente se entregou a Cristo. Embora muitos problemas continuem acontecendo em sua vida, a grande diferença é que você não se encontra mais dominado por eles; você não está mais acuado num canto entregue ao desânimo ou ao desespero, pois aprendeu a lidar com as adversidades e transformá-las em degraus para chegar aos seus objetivos, ou seja, o que antes era derrota, agora é experiência, e com experiência não existem impossibilidades que abalem sua fé, pois até mesmo a morte é encarada como uma grande vitória (Fp 1:21). Não há maldição que resista a isso!

Sabe o que mantém muitos escravizados se julgando vítimas de maldição? É o fato de não se disporem a aprender Bíblia porque dizem que Teologia é conhecimento do homem, mas, por outro lado, qualquer homem que inventa alguma heresia eles obedecem cegamente acreditando que aquilo seja a sua verdadeira salvação. Colocam sobre os obreiros da igreja a responsabilidade de orarem pela vida deles, mas não se dispõem a buscar ao Senhor de forma devida aceitando que precisam de uma grande transformação em sua vida. Quer “quebrar” maldição? Comece quebrando o pecado, o qual se manifesta no menores detalhes dentro do seu coração: aquilo que “não tem problema não porque Jesus conhece meu coração” é o que pode estar me afundando cada vez mais. Vigilância e oração são o princípio básico que muitas vezes não te ensinam na “campanha da vitória”, porque se ensinarem isso terão que ensinar também que não é correto usar a fraqueza da carne como desculpa - Ops! Eu quis dizer “justificativa” - para o pecado (Mt 26:41).

Finalizando sobre essa questão, o Senhor Jesus Cristo é nossa única defesa contra qualquer tipo de maldição (Rm 8:1), porque nossa carne sempre seguirá a tendência de nos manter presos àquilo que disseram que sempre seria o atraso de sua vida (Rm 8:2,3). É de extrema importância também guardar em nosso coração que, mesmo que alguém nos tenha feito mal por meio de palavras ou mesmo atitudes, jamais devemos reagir no mesmo espírito de maldade porque o pecado que cometeram contra nós não nos dá o direito de também pecarmos. A justiça está nas mãos do Senhor de forma individual; cada um dá o que tem e isso define o seu final (Mt 12:35-37). O homem pode ter te desejado ou proporcionado uma herança maligna, mas se você não se sujeitar a aceitá-la, sendo obediente às Escrituras Sagradas, herdará em abundância as bênçãos do Senhor (Rm 8:14,28,31,35,37). Apesar de terem inventado muitas coisas no moderno mundo Gospel, a oração, o jejum e a obediência à Palavra continuam sendo a receita infalível para quebrar qualquer coisa maligna, inclusive maldição. Que Deus abençoe sua vida poderosamente!

Pesquisas, Texto e Edição: Pb. Jonas M. Olímpio



[1]Lei: É um termo usado com frequência na Bíblia para definir um código de leis formado por mandamentos, ordens e proibições. Segundo as Escrituras hebraicas, a Lei foi dada por Deus através do profeta Moisés, tendo sido os Dez Mandamentos escritos em tábuas de pedra pelo próprio dedo de Deus no monte Sinai, a tábua dos dez mandamentos. Pode ser resumida nos Dez Mandamentos, que em língua hebraica são chamados simplesmente de "As Dez Palavras" ou "Os Dez Ditos". Os Dez Mandamentos regulamentam a relação do ser humano com Deus e com seu próximo. Para fins didáticos, o Código Mosaico pode ser dividido em Leis Morais, Leis Civis e Leis Religiosas (Leis Cerimoniais).

[2]Graça: Favor imerecido ou não merecido. O vocábulo Graça provém do latim gratia, que deriva de gratus (grato, agradecido) e que em sua primeira acepção designa a qualidade ou conjunto de qualidades que fazem agradável a pessoa que as têm. Teologicamente, refere-se ao período que se iniciou com a morte de Cristo na cruz, o qual pôs fim às rígidas imposições da Lei mosaica, colocando em vigor o Novo Testamento.

[3]Depressão: Existem dois tipos de depressão: a depressão mental e a depressão nervosa. A depressão mental é uma perturbação que atinge e mente e é caracterizada pela ansiedade e pela melancolia; e a depressão nervosa é um estado patológico de sofrimento psíquico assinalada pelo abatimento do sentimento de valor pessoal, por pessimismo e por desinteresse em relação à vida. Ambos os tipos também se caracterizam pela irritação e, geralmente, são causados pelo stress, podendo causar problemas cardíacos que podem levar até mesmo à morte. A depressão provoca as seguintes reações no corpo humano: diminuição do calibre dos vasos sanguíneos, elevando a pressão arterial; maior produção de fatores coagulantes, permitindo a formação de coágulos que entopem as artérias; desequilíbrio nas atividades do endotélio estreitando os vasos e produzindo compostos inflamatórios; emissão de sinais que elevam a frequência cardíaca; redução no sistema de defesa, deixando o corpo vulnerável à várias doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.