sábado, 24 de novembro de 2018

Preservando a Fé em Meio à Habitação de Satanás

Muitas falsas doutrinas têm sido
introduzidas na igreja atual, e
aqueles que não se rendem a elas
acabam sendo apontados como
preconceituosos; porém, nunca
se esqueça que Deus somente
justificará aqueles que não se
renderem às armadilhas do
"evangelho" fácil e continuarem
pregando e vivendo a verdade a
todo custo.
Apocalipse 2:13 - "Eu sei as tuas obras, e onde habitas, que é onde está o trono de Satanás; e reténs o meu nome e não negaste a minha fé, ainda nos dias de Antipas, minha fiel testemunha, o qual foi morto entre vós, onde Satanás habita."

Contexto
- Apocalipse - do grego αποκάλυψις, apokálypsis -, significa "revelação"; formada por "apo", tirado de, e "kalumna", véu; numa tradução livre significa "tirar o véu". Esse livro foi escrito pelo apóstolo João, o qual, enquanto se encontrava preso na Ilha de Patmos, entre 79 e 95dC., recebeu do Senhor revelações concernentes aos acontecimentos nos últimos dias da humanidade na terra.
- O versículo em questão se refere à mensagem enviada à Igreja em Pérgamo, uma igreja que enfrentava grandes problemas com falsos mestres e falsos profetas, nesse texto identificados como os que seguem a doutrina de Balaão e a doutrina dos nicolaítas.
- Balaão, conforme relatado dos capítulos 22 a 25 de Números, foi um profeta da cidade de Petor, na Mesopotâmia, que abençoou o povo de Israel, mas depois o levou ao pecado. 
- Os nicolaítas supostamente seriam discípulos de Nicolau de Antioquia. Nicolau pregava a libertinagem cristã e ignorava o corpo físico como o templo do Espírito, promovendo, assim, a prática de imoralidade sexual entre os cristãos. Defendiam a poligamia e comiam coisas sacrificadas à ídolos.

Mensagem
- O silêncio diante de práticas hereges, torna os crentes coniventes ao pecado dentro da igreja.
Ap 2:14,15 - "Mas umas poucas coisas tenho contra ti, porque tens lá os que seguem a doutrina de Balaão, o qual ensinava Balaque a lançar tropeços diante dos filhos de Israel para que comessem dos sacrifícios da idolatria e se prostituíssem. 15Assim, tens também os que seguem a doutrina dos nicolaítas, o que eu aborreço."


- A conivência consciente em relação aos erros alheios também consiste em pecado.
Ap 2:16 - "Arrepende-te, pois; quando não, em breve virei a ti e contra eles batalharei com a espada da minha boca."


- As bênçãos materiais e espirituais, sobretudo a salvação, embora não sejam por mérito nosso, não deixam de ser uma resposta do Senhor sobre nossa fidelidade a Ele.
Ap 2:17 - "Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às igrejas: Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."


- Vivemos num mundo que jaz no maligno, completamente contaminado pelo pecado, mas não fazemos parte dele; por essa razão, nosso modo de vida como cristãos deve servir de exemplo até mesmo para aqueles que censuram o Evangelho.
1ª Pe 2:15-17 - "Porque assim é a vontade de Deus, que, fazendo o bem, tapeis a boca à ignorância dos homens loucos; 16como livres e não tendo a liberdade por cobertura da malícia, mas como servos de Deus. 17Honrai a todos. Amai a fraternidade. Temei a Deus. Honrai o rei."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.