quinta-feira, 25 de outubro de 2018

Nosso Maior Chamado é Para a Transformação

Criou-se o costume de dizer "fui
chamado para isso, fui
chamado para aquilo
", mas a
maioria se esquece do maior de
todos os chamados: a
transformação; a partir dela 
é 
que os demais chamados se 
desenvolvem, pois obediência
consiste em transformação e
quem é transformado honra seu
compromisso com o chamado
para a Obra.
1ª Pedro 1:14 - "como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância;"

Contexto
- Essa epístola foi escrita por volta do ano 60dC., pelo próprio apóstolo Pedro; 
- Seu nome, em hebraico, pode ser traduzido como Fragmento de Rocha (a grande rocha é Cristo, nós somos apenas fragmentos).
- Seus destinatários eram os cristãos que viviam nas províncias romanas da Ásia menor. 
- Conforme está escrito em 1ª pedro 5:13, quando escreveu, ele estava num lugar chamado Babilônia (a Bíblia não revela que Babilônia seria essa e nem a situação do apóstolo).
- Seu principal conteúdo fala sobre esperança da salvação, santificação, a Pedra de Esquina, conduta conjugal, humildade, vigilância e resistência ao Diabo.

Mensagem
- Nos versículos anteriores, pode-se notar uma preocupação do apóstolo em relação à conduta dos novos crentes no que se refere ao zelo pela salvação.
1ª Pe 1:3-5,10,11 - "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, 4para uma herança incorruptível, incontaminável e que se não pode murchar, guardada nos céus para vós 5que, mediante a fé, estais guardados na virtude de Deus, para a salvação já prestes para se revelar no último tempo, 10Da qual salvação inquiriram e trataram diligentemente os profetas que profetizaram da graça que vos foi dada, 11indagando que tempo ou que ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava, anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e a glória que se lhes havia de seguir."

- Numa época em que muitos enfatizam seu chamado, poucos atentam para o mais importante de todos os chamados, a obediência; ela deve ser o foco de quem se dispõe a servir a Deus. 
Mt 26:39,42 - "E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice; todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres. 42E, indo segunda vez, orou, dizendo: Meu Pai, se este cálice não pode passar de mim sem eu o beber, faça-se a tua vontade."

- Pessoas verdadeiramente transformadas pelo Evangelho não se conformam com a situação desse mundo. 
Rm 12:1,2 - "Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus."

- Transformação é a marca registrada de quem realmente tem o Senhor reinando em seu coração. 
2ª Co 5:17 - "Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo."

- Ser santo - separado - não é uma opção, mas sim uma obrigação para quem se julga cristão.
1ª Pe 1:15,16 - "mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver, 16porquanto escrito está: Sede santos, porque eu sou santo."

- Santificação não é um estado periódico, mas sim uma ação permanente na vida do crente nessa terra. Você foi chamado pra isso.
1ª Pe 1:17 - "E, se invocais por Pai aquele que, sem acepção de pessoas, julga segundo a obra de cada um, andai em temor, durante o tempo da vossa peregrinação,"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.