quarta-feira, 12 de outubro de 2016

“O Diabo Veio Para Roubar, Matar e Destruir”

Não há nenhum exagero em
afirmar que esse ladrão citado
por Jesus seja o Diabo agindo
através de seus instrumentos.
Uma das primeiras coisas que
se deve levar em consideração
ao interpretar a Bíblia é a
aplicação das figuras de
linguagem.
João 10:10 - “O ladrão não vem senão a roubar, a matar e a destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham com abundância.”
    A primeira coisa a se observar aí é que está escrito “ladrão” e não “Diabo”. Porém, não quero eu dar uma de “advogado do Diabo”, pois, embora alguns intérpretes discordem, era exatamente dele - ou do espírito dele - que Jesus estava falando. Para compreender melhor essa ilustração, analisemos o contexto dessa passagem bíblica - só para esclarecer: grafar Diabo com letra maiúscula não é por respeito ao dito cujo, mas sim por entender que se trata da expressão de um nome próprio -.
    Jesus estava alertando o povo sobre a existência dos falsos mestres e falsos profetas, os quais não entram pela porta do curral, ou seja, não pregam o mesmo Evangelho (Jo 10:1); somente Ele tem a Palavra da salvação, e a prova disso é que Ele caminha junto com as ovelhas (Jo 10:2-4); os verdadeiros crentes não se deixam enganar por falsos ensinamentos (Jo 10:5-7); os que pregam em seu nome - ou falam de Deus -, mas não agem como Ele, são ladrões (Jo 10:8); Ele não é uma porta, Ele é a porta - pois não existe outra - (Jo 10:9); ao contrário dos mercenários, Ele deu a vida pelas ovelhas (Jo 10:11); os quais, estando apenas interessados nos benefícios que elas oferecem, não as ajudam e nem protegem (Jo 10:12,13); apenas Ele as conhece e seu objetivo é salvá-las de todo mal (Jo 10:14-18). Obviamente, apesar de estar citando pregadores mal-intencionados, cuja intenção é pregar em benefício próprio, Ele se referia ao maligno que está neles (1ª Jo 4:1-3), pois quem mais teria o objetivo de matar almas espiritualmente, roubar o que a elas foi dado por Deus e destruir nelas tudo o que possa exaltar ao Criador (Gn 3:15; At 13:10; 1ª Jo 3:8-10; Jo 8:44)? É claro que realmente há sim ensinadores tão mal-intencionados que usam nesse versículo o termo “Diabo” em vez de “ladrão” sem explicar seu contexto para proteger líderes religiosos corruptos, atribuindo todo mal somente a Satanás; porém, tanto o homem quanto o capiroto estão enquadrados no conteúdo dessa mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.