segunda-feira, 5 de setembro de 2016

“O Nome de Deus é Já”

Por mais complicada que seja a
língua portuguesa ou a própria
interpretação da Bíblia,
devemos sempre estar atentos
aos mínimos detalhes para que,
mesmo inconscientemente, não
sejamos propagadores de
heresias. É claro que quando o
erro é decorrente de um
equívoco de tradução não há
como culpar os leitores, porém,
ainda assim, é necessário
examinar o contexto e
também várias versões
bíblicas para ver se existe
concordância entre os termos.
Salmos 68:4 - “Cantai a Deus, cantai louvores ao seu nome; louvai aquele que vai sobre os céus, pois o seu nome é Jeová; exultai diante dele.”
    Essa é uma das mais discrepantes distorções bíblicas. E o pior é que, equivocadamente, está na própria Bíblia devido a um erro de tradução contido em algumas versões. A tradução correta de “JÁ” é “JAH”, uma abreviação de JAHWEH, significando JEOVÁ, o nome de Deus: uma derivação do tetragrama hebraico YHWH; considerando que nessa língua não havia vogais, não existia uma pronúncia definida. Nas mais recentes traduções esse erro está corrigido: o “já” foi traduzido por Jeová ou Senhor. Mas a Bíblia não é divinamente inspirada? Sim! Porém, seus tradutores são sujeitos a erro!
    O maior problema gerado por esse equívoco é que - tendo esse texto por base, o qual fala de livramento -, muitos o aplicam em mensagens “motivacionais” levando os ouvintes a crerem que Deus sempre age rapidamente. A não compreensão do caráter de Jeová, o qual não cede à vontades humanas em seu modo e tempo de ação (Sl 145:14-17), leva muitos a pensarem que estão no comando, enquanto Ele está a sua disposição para atendê-los. Então será que isso significa que Ele não se apressa em socorrer seus servos? As Escrituras mostram que Ele tem seu tempo de agir, pois não se precipita, não tarda e nem falha (2ª Pe 3:8,9). Isso significa que o Senhor sabe o que é necessário para nossa vida (Lc 12:29-31), Ele está no controle de todas as situações e age de acordo com seus propósitos (1ª Pe 5:6,7). É claro que há situações em que nos vemos aflitos e necessitados de uma rápida resposta com uma imediata solução, e a espera parece ser uma terrível tortura; porém, se confiarmos nEle, independente do tempo que leve para termos o problema resolvido, é a fé nEle que nos mantém de pé durante esse difícil período. Então não esqueçamos que o nome de Deus não é “já”, mas sim “Senhor”, e Senhor significa “Dono”; e isso quer dizer que, sendo o dono, é Ele quem dá as ordens e determina o tempo para todas as coisas (Ec 3:1).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.