“Então o Senhor Deus disse à serpente: Porquanto fizeste isto, maldita serás mais que toda a fera, e mais que todos os animais do campo; sobre o teu ventre andarás, e pó comerás todos os dias da tua vida”. Essa declaração vinda do próprio Senhor Jeová[1] em Gênesis 3:14 é a primeira referência à maldição existente na Bíblia Sagrada. Lendo o texto podemos entender que Ele fez tal declaração punitiva à serpente (Satanás) em consequência de ela (ele) ter induzido Eva[2] ao pecado. O termo maldita aqui aplicado indica que esse ser seria não apenas condenado por sua atitude, mas também muito mal visto e mal falado pelos seres humanos. Para chegar a tal conclusão, necessário é entender etimologicamente o significado da palavra maldição.
Uma das perguntas mais
recorrentes entre os cristãos é em relação à existência ou não de algo que
alguns teólogos denominaram como “maldição hereditária” - receber maldição como
herança de outra pessoa que foi amaldiçoada -, mas para chegarmos à essa
resposta, devemos antes compreender o significado da palavra maldição e o que
ela representa cada vez que é mencionada na Bíblia. A melhor forma de se
entender qualquer assunto bíblico é procurar, além dos textos em questão nas
Escrituras Sagradas, o significado das palavras referentes a ele na língua
portuguesa. O conhecimento linguístico, mesmo que seja básico, se faz
necessário para que não haja distorção na interpretação bíblica; por essa
razão, é indispensável que se haja grande dedicação em pesquisas também em
dicionários e fontes seculares confiáveis para se entender a origem de uma
palavra e o seu contexto histórico, o que muitas vezes nos enriquece
acrescentando também informações científicas, geográficas, culturais e até
políticas sobre o que estamos estudando. Assim sendo, vamos lá então:
Maldição
é um dos termos mais conhecidos no meio cristão devido à sua relevância em
nossa vida cotidiana. E, numa análise linguística de seu significado,
descobrimos que sua origem está no latim maledicere (male significa mal;
dicere significa dizer), que se traduz como maldizer. Originalmente,
essa expressão se referia simplesmente ao ato de falar mal de alguém ou de
algo, porém, com o passar do tempo, seu uso pelos cristãos passou a expressar
um sentido mais forte e ofensivo, referindo-se principalmente à pessoas
espiritualmente afastadas ou rejeitadas por Deus.
Tal
conceito nos mostra a possível influência sobrenatural do poder das palavras.
Assim sendo, podemos considerar que maldição é o contrário de bênção, que vem
do latim benedictio (bene significa bem; dictio é derivado de dicere e
também significa dizer), nos levando a entender que, espiritualmente, abençoar
é bendizer ou desejar determinando que algo de bom aconteça. Esses
significados, automaticamente, nos levam a pensar na famosa e controvérsia
Teologia da Confissão Positiva, mas esse é um assunto que trataremos melhor
posteriormente. O objetivo do presente estudo, nesse texto, é tratar do
significado linguístico e bíblico da palavra maldição.
Como
já foi aqui exposto, dentro do cristianismo, a palavra maldição expressa um
sentido negativo que vai além de simplesmente se falar mal de alguém ou de
algo, pois quando se fala, por exemplo, que alguém está sob maldição, afirma-se
que tal pessoa está numa situação negativa, seja em decorrência de castigo por
pecado ou a infelicidade de ter sido alvo de alguma obra maligna. Tratando-se
de problemas decorrentes de atos pecaminosos, podemos entender naturalmente que
se trata da justiça e a correção de Deus; porém, quando se trata de obras
malignas – ações demoníacas, tendo ela participação humana ou não -, principalmente
contra inocentes, há vários fatores que se deve considerar antes de concluir se
é de fato uma maldição, uma fatalidade ou uma permissão divina por algum
propósito.
Na
Bíblia, a palavra maldição é mencionada 52 vezes e outras citações referentes a
ela constam em pelo menos 121 ocorrências. Começando pela aqui já citada
maldição de Deus contra Satanás que, encarnado numa serpente, enganou a Eva, a
qual, por sua vez, convenceu Adão[3] a desobedecer ao Senhor, assim
fazendo com que o pecado entrasse no mundo, estão registrados vários outros
episódios onde até mesmo o próprio homem se põe a amaldiçoar e a autoridade
contida em suas palavras surtem efeito em seu objetivo como, por exemplo, fez
Noé[4]
ao ser visto por seu filho Cão[5] quando o mesmo o presenciou nu
sob efeito de vinho (Gn 9:20-27[6] [7] [8]).
Além
dessas, há outras passagens bíblicas que, direta ou indiretamente, tratam esse
assunto: um profeta chamado Balaão[9]
foi “contratado” por Balaque[10],
rei dos moabitas[11], para amaldiçoar o povo de Israel
(Nm
22:5,6[12] [13]);
Por desagradar a Deus, caiu sobre Davi a maldição de que sobre sua casa nunca
se apartaria a espada (2º Sm 12:9-11[14] [15] [16]);
Os próprios sacerdotes, como também o povo de Israel, por desobediência, viviam
sob constante “ameaça” de maldição pelo próprio Deus (Ml 2:1-3; 3:8,9);
Jesus amaldiçoou uma figueira porque a mesma não produziu fruto (Mc 11:11-14[17]);
Ananias[18] e Safira caíram mortos após o apóstolo Pedro
dizer que isso aconteceria por eles terem mentido, seria isso uma maldição ou
simplesmente uma revelação (At 5:1-10)? O apóstolo Paulo “entregou” um
membro adúltero da igreja de Corinto[19]
à Satanás, não seria esse um ato de maldição (1ª Co 5:1-5)?
O apóstolo Tiago alerta para o mal uso do poder das palavras que proferimos, o
que indicaria, de fato, que elas surtem efeito (Tg 3:8-10[20]);
E, por fim, as Escrituras Sagradas terminam por narrar o fim de toda a maldição
no momento em que a Igreja do Senhor é recebida no céu (Ap 22:3).
[1]Jeová: : Significa Senhor. (Hebr.: YHVH, Javé.)
Nome de Deus, cuja tradução mais provável é "o Eterno" ou "o
Deus Eterno". Javé é o Deus que existe por si mesmo, que não tem princípio
nem fim (Êx 3:14; 6:3). Seguindo o costume que começou com a Septuaginta, a
grande maioria das traduções modernas usa "Senhor" como equivalente
de YHVH (JAVÉ). A RA (Revista e Atualizada) escreve "SENHOR". A forma
JAVÉ é a mais aceita entre os eruditos. A forma Jeová (Jehovah), que só aparece
a partir do ano 1518, não é recomendável por ser híbrida, isto é, consta da
mistura das consoantes de YHVH (o Eterno) com as vogais de Adonai (Senhor).
[2]Eva: Significa Vida.
A primeira mulher, esposa de Adão e mãe da humanidade (Gn 3:20). Junto com Adão
foi enganada por Satanás, começando assim o pecado no mundo (Gn cap. 3). Adão e
Eva tiveram filhos e filhas (Gn 5:4), mas na Bíblia são mencionados apenas os
nomes de três: Caim, Abel e Sete (Gn 4:1,2).
[3]Adão: Significa Terra,
Solo. O primeiro homem criado por Deus (Gn 1:27-5:5). É uma figura de Cristo,
que é o segundo Adão (Rm 5:14-19; 1ª Co 15:22). Nome genérico do ser humano,
incluindo o homem e a mulher (Gn 5:1,2).
[4]Noé: Significa Descanso. Filho de Lameque da descendência de Sete (Gn
5:28-32). Noé era um homem justo. Quando Deus decidiu destruir o mundo através
de um dilúvio, ele escolheu Noé e sua família para escaparem da destruição.
Durante o dilúvio, Noé e sua esposa, seus três filhos e suas esposas e muitos
animais permaneceram dentro de uma arca que havia sido construída por Noé.
Depois que as águas secaram, Noé e sua família saíram da arca e receberam de
Deus a ordem e a bênção para povoarem de novo a terra. Noé viveu 950 anos (Gn
caps. 6-9).
[5]Cão: Também descrito em português como Cam ou Cã. Significa Quente ou Queimado. O segundo
entre os filhos de Noé; pai de Canaã. Sua história está relatada no capítulo 9 do
livro de Gênesis.
[6]Canaã: : Antigo nome da região em que hoje estão
situados o Estado de Israel, a Cisjordânia, a Jordânia Ocidental, o sul da
Síria e o Sul do Líbano; Biblicamente é a Terra Prometida por Deus ao seu povo
através de Abraão. O nome Canaã é alusivo ao filho de Cão
(Cam), neto de Noé, ao qual se atribui a origem dos cananeus,
conforme relato do capítulo 10 de Gênesis.
[7]Sem: Significa Fama.
Filho mais velho de Noé (Gn 5:32). Sua história está relatada no
capítulo 9 do livro de Gênesis.
[8]Jafé: Terceiro filho de Noé. Possível fundador da cidade de Jafa.
Sua história está relatada no capítulo 9 do livro de Gênesis.
[9]Balaão: Foi o
profeta a quem Balaque deu instrução para amaldiçoar o povo de Israel. Contudo
por revelação divina, Deus lhe aparecia e determinava que o povo de Israel
fosse abençoado por ele, profetizando a grandeza daquele povo, o que irritou
Balaque. Balaão não amaldiçoou o povo, mas foi seduzido pelas ofertas
financeiras do rei a ponto de novamente ir no caminho para por tropeço ao povo
de Israel pelos seus serviços sacerdotais. No meio do caminho, pela boca de uma
jumenta, Balaão tem mais uma revelação de Deus contra os propósitos de seu
coração, obedecer Balaque. Balaão não chegou a amaldiçoar o povo de Israel,
pois por divina revelação Deus não o permitiu, contudo Balaão ensinou aos
inimigos de Israel como fazê-los cair e perder a proteção do Altíssimo. As
mulheres de fora de Israel eram formosas e fariam o povo de Israel cair em
prostituição. E por intermédios dessas mesmas mulheres haveria a promiscuidade
com ídolos. Essa passagem está registrada no livro de Números, do capítulo 22
ao 24.
[10]Balaque: Foi rei
dos moabitas por volta de 1200 a.C. Teria mandado o profeta Balaão amaldiçoar
os judeus, porque sabia que por onde eles passavam, venciam os inimigos e
conquistavam suas terras. Como Balaão recusou seu pedido, Balaque lhe fez uma
proposta lucrativa, a qual o profeta não resistiu. Essa passagem está
registrada no livro de Números, do capítulo 22 ao 24.
[11]Moabita: Habitante ou descendente de
Moabe (terra, localizada a leste do
Jordão (Nm 26:3)).
[12]Beor: Significa Queimar. Pai de Belá,
o primeiro rei de Edom (Gn 36:32). Também era o nome do pai do profeta Balaão
(Nm 22:5).
[13]Petor: Significa Interpretação dos
Sonhos. Um lugar na Mesopotâmia, próximo ao Rio Eufrates, onde vivia o profeta
Balaão (Nm 22:5).
[14]Urias: Significa Javé é Luz. A Bíblia relata
a existência de 3 homens com esse nome: 1) Militar heteu, marido de Bate-Seba,
com quem Davi adulterou e por isso planejou sua morte (2º Sm cap. 11-12). 2)
Sumo sacerdote (2º Rs 16:10-16). 3) Profeta assassinado por ordem de Jeoaquim
(Jr 26:20-24).
[15]Heteu: Povo que vivia num distrito situado na região no norte do Egito, a
leste do baixo Nilo, onde os filhos de Israel viveram desde o tempo de José até
a época de Moisés.
[16] Amom: A Bíblia relata quatro homens com esse nome: 1) Filho de Ló e pai dos
amonitas, também chamado de Ben-Ami (Gn 19:38). 2) Décimo quinto rei de Judá,
que reinou 2 anos (642 a 640 aC.), depois de Manassés, seu pai (2º Rs
21:18-26). 3) Prefeito de Samaria (1º Rs 22:15-28). 4) Deus de Nô (Jr 46:25).
[17]Betânia: Significa A Casa das Tâmaras.
Cidade situada numa encosta, ao sudeste do Monte das Oliveiras, há 3
quilômetros de Jerusalém, perto da entrada de Jericó.
[18]Ananias e
Safira: Os primeiros cristãos não consideravam suas
posses como sendo suas, mas eles tinham tudo em comum para usar o que tinham em
benefício daqueles que precisavam. Barnabé, um levita de Chipre, vendeu um
terreno e doou o lucro para os apóstolos. Então, Ananias e Safira também
venderam suas terras, mas retiveram uma parte das vendas, tendo decidido que
não iriam dar tudo para à congregação. Ananias apresentou a sua doação para
Pedro dizendo que era o valor total. Pedro respondeu: "Por que é que Satanás
encheu seu coração a ponto de você mentir ao Espírito Santo?". Pedro
salientou que Ananias estava no controle do dinheiro e poderia dar ou usá-lo
como bem entendesse, mas que ele tinha retido de Pedro e mentiu sobre isso, e
afirmou que Ananias não só mentiu para Pedro, mas também para Deus. Ananias
morreu no mesmo instante, e como resultado, todos os que ouviram o conto
ficaram com medo. Três horas mais tarde, sua esposa disse a mesma mentira e
sofreu o mesmo destino.
[19]Corinto: Antigo município da Grécia, situado na Coríntia,
na periferias do Peloponeso. é citada no Novo
Testamento da Bíblia como uma das cidades visitadas
pelo apóstolo Paulo em suas viagens missionárias. De acordo com o
livro de Atos, Paulo quando esteve nessa cidade em sua segunda viagem
missionária (At. 18:1-18). Estabeleceu nela uma igreja e, mais tarde, escreveu
provavelmente quatro cartas, das quais apenas duas estão no cânon: a segunda
(1ª Coríntios) e a quarta (2ª Coríntios).
[20]Peçonha: Substância
tóxica produzida e inoculada por um ser vivo em outro animal. Veneno (Tg 3:8)
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