sábado, 22 de dezembro de 2018

União e Comunhão Com a Família de Cristo: Características de Um Eleito

O verdadeiro sentimento de
união e comunhão se traduz na
prática do amor: um sentimento
que não possui barreiras para
ser exercido. Um verdadeiro
eleito para o Reino de Deus
sabe que, em meio à qualquer
dificuldade, seu verdadeiro
inimigo é o pecado, o qual o
afasta de Deus e,
consequentemente, de sua
família espiritual.
2º João 1:13 - "Saúdam-te os filhos de tua irmã, a eleita. Amém!"

Contexto
- Essa epístola foi escrita pelo apóstolo João entre 85 e 90dC; possivelmente ele estava livre em Éfeso e não preso em Patmos. 
- Sua destinatária é identificada apenas como a "senhora eleita" no primeiro versículo. 
Há quem diga que esse termo se refira à Igreja, mas as evidências textuais indicam que se trate de uma pessoa que tenha cedido sua casa para que os cristãos se reunissem. No versículo 5 ele também a chama de senhora.
- O conteúdo básico da carta visa tratar de questões doutrinárias concernentes a ter cuidado com falsos obreiros e na prática do amor ao próximo.

Mensagem
- Mesmo distante, o apóstolo João não deixava de interagir com os irmãos dos lugares por onde havia passado. Isso nos ensina que o amor vai além das barreiras da distância e do tempo, superando a própria morte.
2ª Pe 1:15 - "Mas também eu procurarei, em toda a ocasião, que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas."

- A expressão "os filhos de tua irmã", embora possa estar se referindo à parentes carnais da destinatária de sua epístola, nos ensina que a Igreja é uma grande família e, como tal, apesar de inevitáveis desentendimentos, deve sempre permanecer unida.
1ª Co 9:10 - "Fiel é Deus, pelo qual fostes chamados para a comunhão de seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor. 10Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer."

- "A eleita" é uma expressão bíblica muito usada em relação àqueles que se converteram ao cristianismo, referindo-se à sua condição de salvos em Cristo; porém, tal afirmação não nos garante como salvos somente pelo fato de professarmos nossa fé no cristianismo, pois muitos filhos abandonam sua casa e abrem mão de sua herança.
1ª Co 10:12 - "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe que não caia."

- Ser eleito ou não-eleito não significa que Deus escolheu uns para a salvação e outros para a condenação, pois tal eleição se refere à Igreja generalizadamente como Corpo de Cristo, mas fazer parte dela ou não é uma opção individual por meio do livre-arbítrio. É importante lembrar que nem todos os eleitos para algo chegam a tomar posse da posição que lhes fora destinada.
Ap 3:20,21 - "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele, comigo. 21Ao que vencer, lhe concederei que se assente comigo no meu trono, assim como eu venci e me assentei com meu Pai no seu trono."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.