sexta-feira, 22 de novembro de 2013

A Mulher Virtuosa

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 4º Trimestre de 2013 - Provérbios e Eclesiastes - Lição 8 | Jonas M. Olímpio

Uma das maiores características
de uma mulher virtuosa é a
prática do amor; pois sem essa
virtude não há como cuidar de
um lar e servir a Deus
verdadeiramente
TEXTO ÁUREO
Pr 31:10 - "Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis."

VERDADE PRÁTICA
    O comportamento e a sabedoria de uma mulher são os únicos critérios capazes de a definirem como virtuosa.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Provérbios 31:10-29

INTRODUÇÃO
  • Todas as mulheres têm o seu valor; porém, algumas tem virtudes especiais as quais as diferenciam mostrando a sua importância àqueles que estão próximos a ela.
  • A sociedade, levada por aquilo que chamam de cultura, encara a mulher apenas como um objeto sexual e uma "funcionária" não-remunerada dentro de casa; mas aquelas que servem a Deus e se valorizam conseguem provar que o seu valor é muito superior a isso.
  • As mulheres não mais carregam o rótulo de sexo inferior, pois estão cada vez mais presentes no mercado de trabalho e mais atuantes no sustento da família; no entanto, as que Deus honra são as que honram a sua Palavra sendo submissas e sinceras para com seus esposos.
  • Muitas mulheres são culpadas por sua própria desvalorização, exaltando e aproveitando-se de sua beleza transformando seu corpo num atrativo para suas conquistas; essas estão desmerecendo aquilo que Deus lhes deu por usarem a aparência em vez da inteligência (Pr 11:22).

I - A MULHER VIRTUOSA COMO ESPOSA
1. Tem a confiança e o respeito do marido
  • Uma das principais bases de um casamento seguro é a confiança; um homem só consegue ter tranquilidade e saber que seu esforço pela família está valendo apena se sua esposa não lhe der motivos para desconfiança.
  • Uma mulher que transmite confiança tem uma vida transparente para com seu marido e se comporta e se veste de maneira que imponha respeito.
  • O termo hebraico batach, que significa "confiar", também tem o sentido de "sentir-se seguro" ou "estar despreocupado"; isso quer dizer que o marido de uma mulher virtuosa tem nela não apenas confiança conjugal, mas sim uma vida tranquila pois sabe que tem uma fiel ajudadora ao seu lado.
  • Uma mulher de boas virtudes é para seu esposo um verdadeiro tesouro, o qual, além de lhe dar mais autoridade como homem respeitado na sociedade, também lhe faz ser vencedor em seus objetivos; enquanto que a mulher vil somente lhe proporciona vergonha e o enfraquece por não ajudá-lo como deveria em tudo o quanto faz (Pr 12:4).

2. Tem a admiração e o reconhecimento do marido
  • Uma mulher sábia consegue conquistar não só o desejo, mas o respeito do marido, o qual reconhece seu valor e a trata como ela merece.
  • Obviamente, não há como negar que muitos homens não dão às suas esposas o seu verdadeiro valor; porém, aquelas que estão verdadeiramente na presença de Deus alcançam graça e sabedoria para superar essa situação.
  • Como vemos em 1ª Pedro 3:7, o marido que não respeita sua mulher também não é ouvido por Deus; por isso, um homem deve estar consciente de que a preservação de seu casamento depende de amor, compreensão, carinho, perdão e oração dentro do lar.
  • Maltratar a esposa é desfazer de um presente de Deus, por isso há muitos homens que perdem sua família; devemos agradecer e honrar aquela que está ao nosso lado proporcionando-lhe o melhor daquilo que pudermos dar, pois ela é um grande favor imerecido que recebemos da parte do Senhor (Pr 18:22).

II - A MULHER VIRTUOSA COMO MÃE
1. É educadora

  • Uma mulher tem a maior parcela de responsabilidade na educação, pois ela é quem dedica mais tempo, desde a concepção até a formação dos filhos.
  • Uma boa mãe sabe conquistar seus filhos com seu amor, o que inclui carinho e repreensão, fazendo com que eles a respeitem e a admirem tendo-a como um exemplo necessário a ser seguido para se obter um bom e longo viver como a Bíblia ensina em Efésios 6:1-3.
  • O acompanhamento dos filhos é fundamental no processo educativo; e todas as mães prudentes sabem que isso serve não somente para vigiá-los, mas também para que eles sintam a sua presença durante toda a sua criação.
  • Independentemente da existência ou não da figura do pai, a mãe deve saber ensinar aos filhos, por meios teóricos e práticos, a importância dos valores morais em todos os meios de convívio, pois assim ela está lhes dando a oportunidade de terem um valoroso futuro (Pr 20:7).

2. É afetuosa
  • Não é regra geral, mas a falta de afeto costuma criar pessoas maldosas; o pior é que muitos pais, principalmente as mães, não perceberam isso ainda, e deformam o caráter de seus filhos criando-os sob as rígidas leis de gritos e espancamentos, o que pode levá-los à depressão ou à revolta.
  • A repreensão para correção dos atos errados dos filhos é necessária, e a própria Bíblia ensina isso; porém, se tais castigos forem aplicados sem amor, em vez de corrigir vão aumentar o problema.
  • Geralmente, por sua sensibilidade, as mães são mais ligadas aos filhos do que os pais; e mulheres realmente sensíveis sabem que elogiar os acertos e ajudar a corrigir os erros funciona mais do que berros e chineladas.
  • Uma mulher virtuosa tem a consciência de que agindo com carinho e compreensão evitará maiores problemas dentro do seu lar; pois não há maior prova de amor do que perdoar e superar as transgressões de seus familiares, sobretudo dos seus filhos (Pr 10:12).

III - A MULHER VIRTUOSA COMO TRABALHADORA
1. É dona de casa

  • As mulheres têm uma grande missão a cumprir dentro de sua casa; pois os filhos, a alimentação, a limpeza e os cuidados para com o marido estão sob sua responsabilidade.
  • Uma coisa importante a ser considerada é que a sua responsabilidade para com os serviços caseiros não a inferiorizam, pelo contrário, a enobrecem; pois ela sabe que não é uma escrava, mas sim a rainha do lar.
  • A mulher jamais deve ter mais poder do que o cabeça, que é o marido; mas deve exercer suas funções com autoridade, pois seu lar depende dela em quase tudo. E, no que se refere ao domínio da casa, deve haver acordo entre o casal para que ela não seja uma mera cumpridora de ordens.
  • Um homem deve saber que os bens que ele possuem podem vir de várias origens como, por exemplo, uma herança dos pais, a qual ele tem que administrar para progredir; mas uma boa esposa não se herda e nem se compra, ela é conquistada com prudência e oração, porque é dada por Deus (Pr 19:14).

2. É empreendedora
  • Muitas são as mulheres que trabalham fora - algumas por opção e outras por necessidade - acumulando suas responsabilidades por já serem esposas, mães e donas de casa; poucas são as que conseguem prevalecer nesses múltiplos propósitos, pois os mesmos exigem muita garra e fé em seus objetivos.
  • Mulheres que investem em si mesmas - começando pelos estudos - têm total consciência de que para alcançar sucesso não há tempo a perder com coisas fúteis como, por exemplo: tentar conquistar homens ricos por meio da beleza, se desperdiçar com aventureiros que só querem seu corpo, ficar horas na frente da TV ou jogando conversa fora em redes sociais ou na rua e nem desgastar sua moral envolvendo-se em baixarias ou frequentando lugares indecentes.
  • Mulheres empreendedoras que têm o temor de Deus são submissas, mas não dependentes de homens; pois elas os ajudam e sabem fazer os seus direitos diante deles.
  • Muitos são os lares que sofrem pelo fato de os maridos serem totalmente dependentes da mulher, mas o homem sábio não se deixa dominar pela preguiça chegando a esse ponto; pois assim, ele não somente está levando sua família à pobreza como também colocando seu casamento em risco (Pr 6:9-11).

IV - A MULHER VIRTUOSA COMO SERVA DE DEUS
1. Dá um bom testemunho

  • O bom testemunho de uma serva de Deus vai além de sua aparência e comportamento, pois inclui suas atitudes como esposa e mãe na maneira como administra seu lar.
  • A felicidade e a honra de um homem, como também dos filhos, dependem muito da reputação da mulher; porque através da moral que ela impõe a família é bem ou mal vista.
  • Ninguém pode se sentir honrado com uma esposa ou mãe encrenqueira, fofoqueira, imoral, relaxada e mal educada; por essa razão, uma das maiores preocupações de uma mulher deve ser em desenvolver virtudes não seguindo exemplos de "amigas" que não tenham compromisso com suas famílias.
  • A diferença entre a edificação e a destruição de um lar está nos procedimentos da mulher que domina sobre ele; pois se for sábia, além de boa mãe e esposa, ela será uma excelente conselheira e ajudadora que terá capacidade para agir até nas piores crises enfrentadas por suas família (Pr 14:1).

2. É temente a Deus
  • Entre tantos afazeres, uma mulher virtuosa tem uma grande prioridade em sua vida: a comunhão com Deus; pois ela sabe que as bênçãos que existem sob seu lar se devem às suas orações e sua obediência à Palavra.
  • Uma mulher espiritual é reconhecida não só pelo uso dos seus dons dentro da igreja, mas pela harmonia em seu lar, o qual foi construído e mantido pela sua sabedoria e dedicação tanto à família quanto à Obra do Senhor.
  • Conciliar família, casa, trabalho e ministério não é uma tarefa nada simples; sua realização somente é possível para aquelas que não olham para as dificuldades, mas buscam forças em Deus par desempenhar com êxito para desempenhar o seu papel.
  • Uma serva de Deus virtuosa sabe que temer a Deus significa proteger seu lar contra as influências malignas desse mundo, não abrindo brechas para que o inimigo venha a agir dentro de sua casa (Pr 8:13).

CONCLUSÃO
  • O mundo atual valoriza a mulher por sua aparência e sensualidade, mas a que tem o temor de Deus não se entrega, pois valoriza aquilo que o Senhor lhe deu e zela para não perder sua salvação.
  • Cuidar do esposo e educar os filhos são missões que uma mulher decente tem como honra e não como obrigação; o prazer de alguém que teme a Deus é constituir e cuidar de sua família.
  • Doenças, dificuldades financeiras, problemas pessoais ou desentendimentos familiares não são motivos capazes de fazer uma mulher valorosa desistir de sua família ou de seus objetivos.
  • A mulher virtuosa entende a necessidade de se cuidar, mas não confunde cuidado com vaidade, porque sabe que a aparência é passageira (1ª Pe 1:24,25).

DICIONÁRIO
Benevolência: Boa vontade para com alguém (Et 2:17; Pr 18:22).
Coroa: Ornamento circular usado na cabeça em sinal de autoridade ou de vitória (2º Cr 23:11). Os atletas vencedores recebiam coroas feitas de ramos e flores (1ª  Co 9:25). 
Fazenda: Riquezas e bens.
Fuso: Peça roliça sobre a qual se enrola o fio que vai ser tecido (Pr 31:19). As mulheres fiavam lã, pelos de cabra e linho e teciam em casa os panos com os quais preparavam roupas para a família (Êx 35:25-26).
Roca: Bastão de madeira no qual se enrola a rama da lã, do linho, etc., para fiar.
Vil: Que tem pouco valor; barato. Mesquinho, miserável. Desprezível, repugnante, abjeto.

AUXÍLIO COMPLEMENTAR
Algumas características de uma mulher virtuosa

  • É diferente da maioria.
  • Demonstra o seu valor.
  • Transmite confiança ao marido.
  • É merecedora do sustento dado pelo seu esposo.
  • Faz seu marido se sentir bem.
  • É trabalhadora.
  • Age com boa vontade.
  • Se esforça em tudo o que faz.
  • Não mede esforços para cuidar de sua família.
  • É prudente.
  • Busca forças para conquistar seus objetivos.
  • Age com cuidado em seus negócios.
  • É caridosa.
  • Não se entrega à preguiça.
  • Sabe se cuidar.
  • Honra o seus esposo com suas atitudes.
  • Demonstra sabedoria em suas ações.
  • É cuidadosa em relação ao futuro.
  • Conhece e pratica os mandamentos bíblicos.
  • Nunca descuida do seu lar.
  • Seus filhos a respeitam e admiram.
  • Seu esposo a ama e a elogia.
  • Não se prende à vaidade da aparência.
  • Merece ser exaltada pelas suas virtudes.


Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD | 4º Trimestre de 2013 - Provérbios e Eclesiastes - Lição 8 | Jonas M. Olímpio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, seja ele crítico, elogioso, complementar ou simplesmente direcionado à esclarecer alguma dúvida.
Todos serão respondidos desde que estejam de acordo com o regulamento abaixo:
Não serão publicados comentários que contenham palavrões, ofensas, anúncios não autorizados, e/ou usuários anônimos.
Muito obrigado pela sua participação!

Obs.: Apenas respondemos quando percebemos que a pessoa realmente quer uma resposta, pois quando notamos que ela apenas quer arrumar confusão, simplesmente ignoramos.