Texto Bíblico:
História:
Mensagem:
(Ezequiel 24:16)
"Filho do homem, eis que dum golpe tirarei de ti o desejo dos teus
olhos; todavia não te lamentarás, não chorarás, nem te correrão as
lágrimas."
Resistir a tentação é dizer ''sim'' quando o Diabo diz ''não'', e dizer ''não'' quando o Diabo diz ''sim''. |
Cativeiro da Babilônia. Ano 588aC. Profecia sobre a ruína de Jerusalém, tendo como sinal a morte da esposa do profeta Ezequiel. Há alguns anos antes, o povo de Israel havia sido levado como escravo para a Babilônia. Porém, nem todos foram escravizados, e os que ficaram se tornaram infiéis. Então Deus usou Ezequiel para dizer aos que estavam escravizados na Babilônia que em conseqüência da infidelidade dos que haviam ficado, Jerusalém seria destruída. Assim, Ele permitiu a morte da esposa do profeta, e pediu a ele que não se entristecesse, e dissesse a eles que da mesma forma que ele reagiu ao falecimento de sua mulher, assim eles deveriam reagir à destruição de Jerusalém: sem se deixarem dominar pela tristeza; pois a tragédia que aconteceria, seria o resultado dos pecados cometidos por aquele povo.
Mensagem:
Deus nos livra das tentações, transforma nossa mente, nos tira os desejos da carne e nos consola no sofrimento.
"... tirarei de ti o desejo dos teus olhos..." - Deus quer tirar de ti, tudo o que possa atrapalhar tua comunhão com Ele (Mt 5:29,30). E para ter comunhão com Ele é necessário nascer de novo (Jo 3:3); esquecer o passado (2ª Co 5:17); buscar a libertação do pecado (Rm 6:18,20); viver em santificação (Rm 6:19,21,22), se separar do mundo, porque o mundo está separado para a morte (Rm 6:23); e confiar nEle, tendo a plena convicção de que Ele sabe o que é melhor para você e só quer o teu bem (Is 55:8,9; Jr 29:11).
"... não te lamentarás..." - Não devemos lamentar pelas perdas (Lc 9:59-62). Devemos lutar pelas conquistas (2ª Tm 2:4,5).
"... nem chorarás..." - A tristeza não vem de Deus (Tg 1:13-16), pois ela se transforma em alegria na presença dEle (Jr 31:13).
"... nem te correrão as lágrimas..." - Não podemos deixar que a tristeza nos domine ao ponto de vivermos derramando lágrimas (Pr 24:10). É preciso buscarmos forças em Deus (Sl 121:2), para que Ele nos console (Ap 21:4).
A tentação pode se manifestar de várias formas na vida do homem: pode ser o desejo por algo proibido, estimulado por sua própria natureza carnal; uma ambição descontrolada por algo que não lhe pertence, influenciada pelo malígno espírito de Satanás, ou até mesmo o sofrimento pela falta de algo em sua vida, a perda de bens materiais ou a ausência de alguém... Sejam esses ou quaisquer outros problemas, não podemos esquecer que tudo o que acontece é permitido por Deus, porque nada tem poder sobre nós se Ele não deixar (Jó 1:12; 2:6; Jo 7:30;19:11); e tudo o que nos acontece serve para provar nossa fé, fortalecendo-a (Hb 5:13,14) e nos aperfeiçoando (Tg 1:3,4). Se queremos vencer, temos que deixar Deus nos moldar, fazendo a sua vontade em nossa vida para darmos bons frutos (Jo 15:2). Mesmo que esse processo seja dolorido, devemos confiar que Ele só quer o melhor pra nós (Rm 8:28). Por isso, não podemos murmurar (1ª Co 10:10), nos entristecer (Sl 30:5); e nem nos desanimar perante as dificuldades (2ª Co 4:8). Portanto, mesmo sendo difícil enfrentar sua natureza carnal (Rm 7:19); saiba que, em nome de Jesus, você é capaz de vencê-la (Lc 10:19); por isso, simplesmente, resista (Tg 4:7)! Você pode (Mc 9:23)!
Jonas Martins Olímpio
Paz PR. Jonas Martins, excelente estudo que o Deus de Israel continue ti abençoando..
ResponderExcluirMuito obrigado pelas palavras, meu querido. Que Deus continue abençoando a sua vida!
Excluir