sábado, 27 de julho de 2013

Jesus, o Modelo Ideal de Humildade

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 4 |  Jonas M. Olímpio

O Senhor dos senhores privou-se da sua
glória, fazendo-se homem e vinda à terra
para dar exemplos práticos de que estamos
aqui para servir e não simplesmente para
sermos servidos
Leitura Bíblica em Classe - Fp 2:5-11

Texto Áureo - “De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus (Fp 2:5),

Verdade Prática - Jesus Cristo é o nosso modelo ideal de submissão, humildade e serviço.

ESBOÇO DO COMENTÁRIO RESUMIDO

INTRODUÇÃO
- Jesus, mesmo com todo o seu poder, foi quem nos deu os maiores exemplos práticos de humildade.
- Jesus ensina que a humildade, além de ser uma obrigação, é símbolo de união, sendo também uma condição para se ter parte com Ele (Jo 13:4-9).

I - O FILHO DIVINO: O ESTADO ETERNO DA PRÉ-ENCARNAÇÃO
1 - Ele deu o maior exemplo de humildade

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Modelo "evangélica" vai posar nua para a Playboy

Aline Franzoi, uma modelo que
se diz evangélica, agora se
prepara para posar nua para a
revista Playboy
    Será essa mais uma piada de mau gosto do fantástico mundo desencantado da Gospelândia? Pior que não! A famosa modelo Aline Franzoi, que se diz evangélica, afirmou que vai realmente aceitar o convite de posar nua para a revista masculina Playboy em sua edição do mês de setembro. Recentemente, Aline fez ensaios sensuais para a novela Guerra dos Sexos e também uma exibição como ring girl no Ultimate Fighting Championship (UFC). Em suas páginas nas redes sociais, entre suas fotos, ela costuma postar mensagens de fé, assim expressando sua opção religiosa. Tempos atrás ela havia dito que jamais posaria nua, mas parece que algo a fez mudar de ideia. Em respostas às críticas, a modelo simplesmente respondeu o seguinte: “Sou evangélica e uso meu Facebook para dizer o quanto Deus foi e é poderoso em minha vida. E, afinal, o que tem de errado? É muito relativo o que é certo e errado, concilio não só essa nova carreira, como a carreira de modelo também, pois, na minha concepção, Deus olha o nosso

quarta-feira, 17 de julho de 2013

O Comportamento dos Salvos em Cristo

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 3 |  Jonas M. Olímpio

O mundo está de olho em nós;
em vez de nos escondermos,
devemos mostrar o melhor
que temos
Leitura Bíblica em Classe - Fp 1:27-30; 2:1-4

Texto Áureo - “Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho (Fp 1:27).

Verdade Prática - O Evangelho de Cristo produz em cada crente um comportamento digno e santo diante de Deus e do mundo.

ESBOÇO DO COMENTÁRIO RESUMIDO

INTRODUÇÃO
- Nossa conduta é observada tanto dentro quanto fora da igreja; por isso, devemos agir exemplarmente em todos os momentos.

sábado, 13 de julho de 2013

Confiança para Lutar


    Um dos nossos maiores inimigos vive exatamente dentro de nós: é o sentimento do medo, a falta de confiança para lutar. Mas como podemos ver em Tiago 4:7, um dos maiores segredos para se alcançar a vitória é a sujeição a Deus seguida da resistência ao Diabo. A palavra "sujeitar", conforme é aplicada aqui, tem o significado de "se deixar dominar", o que consiste em se humilhar e fazer a vontade do Senhor. Isso quer dizer que o primeiro passo é permitirmos que Deus nos domine. E como bem sabemos, uma pessoa dominada por Deus é bem orientada, guardada, consolada e honrada. Sendo assim, nos deixando levar seguros pelas mãos do Senhor e agindo com prudência quanto às ciladas de Satanás, não há como sermos dominados pelo medo. 
    Muitas vezes somos derrotados porque em vez de enfrentarmos os problemas de frente, nos acovardamos, escondendo-nos da situação. Ao passo que nos retraímos, as mãos do Senhor não nos acompanham porque Ele não recua; Ele simplesmente espera que voltemos a caminhar para continuar nos levando; pois Deus não arrasta ninguém, Ele simplesmente dá suporte para quem quer caminhar. Você quer realmente superar as adversidades? Então procure o foco do problema para cortá-lo em sua raiz assim como um bombeiro procura o foco do incêndio para não perder tempo e desperdiçar água atoa, sabendo que se recuar, o fogo aumentará. Pois aquEle que nos chamou para o combate, nos deu o espírito de coragem e não de temor. 
    A resistência ao inimigo não é uma briga física - pois não estamos lutando contra a carne e nem contra o sangue -, mas sim uma sequência constante de batalhas que requerem de nós vigilância, fé, autoridade e muita busca espiritual. Jamais devemos nos esquecer que não há como vencer essa guerra sem a armadura e a capacitação dadas por Deus, pois o inimigo não tem medo de nossa estatura, de nossos gritos, de nosso conhecimento, de nossa posição ministerial e nem de nosso dinheiro, o que ele teme realmente é a autoridade contida na vida daqueles que caminham guiados, guardados, sujeitos e fortalecidos pelo poder de Deus! E é ainda muito importante termos sempre em mente que fracasso não significa derrota e queda não significa morte, pois ainda que sofrendo - se for sob a graça de Jesus Cristo -, vale a pena enfrentar, porque Ele nos dá força para suportarmos mesmo que seja para vivermos em meio à provações. Portanto, erga a cabeça e, pelo nome daquEle que te salvou e libertou da escravidão, enfrente aquele que te ataca! Como está a sua confiança para lutar? 

Jonas M. Olímpio

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Esperança em Meio à Adversidade

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 2 |  Jonas M. Olímpio

As prisões, tanto humanas como espirituais, 
nunca conseguiram impedir os verdadeiros 
cristãos de cumprirem sua missão
Leitura Bíblica em Classe - Filipenses 1:12-21
Texto Áureo - “Porque para mim o viver é Cristo e o morrer é ganho (Fp 1:21).

Verdade Prática - Nenhuma adversidade poderá reter a graça e o poder do Evangelho.

ESBOÇO DO COMENTÁRIO RESUMIDO
INTRODUÇÃO
a)      A vida de Paulo é uma grande lição de que as adversidades contribuem em favor do bem daqueles que servem a Deus.


quarta-feira, 3 de julho de 2013

Paulo e a Igreja em Filipos

Estudo Bíblico Baseado na Escola Bíblica Dominical da CPAD   |  3º Trimestre de 2013 - Filipenses - Lição 1 |  Jonas M. Olímpio

Um dos maiores centros militares
do Império Romano acabou se
tornando em ruínas
Texto Áureo
“E peço isto: que o vosso amor cresça mais e mais em ciência e em todo o conhecimento,”
(Fp 1:9)

Leitura Bíblica em Classe - Filipenses 1:1-11

Verdade Prática
Paulo tinha uma grande afeição pelos irmãos de Filipos; por isso suas orações e ações de graças por essa igreja eram constantes.

ESBOÇO DO COMENTÁRIO RESUMIDO

INTRODUÇÃO